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Forum Autoracing
Juan Montoya

Dicas para Pilotos Iniciantes

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rookie-driver-car-magnet.jpg

 

Pilotos Iniciantes sejam bem vindos a LBN.

 

Nosso objetivo nesse tópico e prestar toda e qualquer ajuda que vocês precisarem ao decorrer do campeonato Autoracing Rookie Series.

 

Com esse intuito, estamos aqui para explicar e esclarecer as principais regras e procedimentos da liga. É claro que nem tudo vai estar aqui, mas conformem forem surgindo dúvidas, podem e devem usar esse tópico para esclarecê-las.

 

1 – Início da Corrida

 

Em todas as etapas, todos os carros irão estar dentro do pit e iremos dar uma volta completa atrás do pace car. A velocidade do carro madrinha é 70mph constante.

Procurem manter essa velocidade e manter uma distância de 0.2 a 0.3 segundos do piloto que vai a frente (você consegue saber isso, pressionando a tecla F2 + Espaço).

Com isso, evita-se engavetamentos antes da corrida.

 

2 – Largada

 

Esteja atento com quem está a sua frente, dos lados e atrás. Se ao aproximar da curva 1, você perceber que tem muitos carros a sua frente disputando posições, freie antes do ponto que você está acostumado, pois todos estão de pneus frios e a possibilidade de acontecer um acidente e você ser envolvido é grande.

Então tenham prudência e respeitem uns aos outros para que a corrida não seja iniciada sob bandeira amarela.

 

3 – Bandeiras Amarelas

 

Ela geralmente é acionada, quando acontece algum acidente ou algum piloto roda sozinho na pista. Quando o jogo informar que estamos sob bandeira amarela, passe a linha de chegada em sua velocidade normal, porém não desacelere bruscamente, vá desacelerando aos poucos, para evitar que quem vem atrás de você seja surpreendido e bata em sua traseira, arruinando suas chances nas corridas.

 

4 – Lucky Dog

 

Quando estivermos em bandeira amarela, os pilotos que estiverem com uma ou mais voltas de atraso com relação ao líder, recebe o famoso “Lucky Dog”, ou seja, o piloto melhor colocado que está com uma ou mais voltas de atraso recebe do gerente do jogo a “promoção” de voltar a volta do líder, mas para que isso ocorra, o piloto deve seguir esses procedimentos:

 

- Assim que ocorrer a bandeira amarela, informar ao gerente da corrida, digitando a sigla LD (Lucky Dog), pois assim o gerente sabe que você é o piloto que voltará a volta do líder. Usem o bom senso, ou seja, se estiverem envolvidos no acidente que gerou a YF você não tem direito de ser o LD.

 

- Após isso, o gerente irá lhe informar que você deve entrar no pit acima da velocidade (por exemplo em pistas Super Speedways a velocidade é 55mph, pistas de 1,5 milha e 1 milha é 45mph e short tracks 35mph).

Sendo assim, entre no pit acima da velocidade e aproveite para fazer seu pit-stop normalmente. Assim que você deixar o pit, o jogo irá lhe informar que você recebeu “EOLL” (End of Longest Line, Ficar no fim do pelotão, Fim da fila).

Deixe todos os carros que estiver atrás de você passar (você consegue saber se tem alguém atrás de você pressionando a tecla F2+Espaço). Após isso se posicione atrás do último piloto que te passar e quando a bandeira verde for acenada, o gerente da corrida automaticamente lhe dará uma volta de crédito.

 

 

Dicas para se tornar um bom piloto virtual em ligas

 

 

Para o pessoal que está iniciando nas ligas do Nascar Racing 2003, vou dar algumas dicas que, julgo de extrema importância para se pegar rapidamente o espírito da coisa e ir evoluindo a cada treino e corrida.

 

 

1 – Constância

 

Vá para a pista (se não conhece nenhuma ainda, sugiro que comece por pistas mais simples, por exemplo, Atlanta, Texas, Califórnia, Michigan) e faça um total de 20 voltas. Vá percebendo o tempo que você vira em cada volta e tente se manter o mais próximo de sua melhor volta para ganhar constância.

Além disso, com o passar das voltas, os pneus irão se desgastar, continue mesmo assim. É importante aprender a entender como o carro reage com pneus gastos (de pneus novos tudo é muito fácil).

Conforme for pegando mais intimidade com a pista e as reações do carro, vá aumentando gradativamente o número de 20 em 20 voltas. Após isso, coloque alguns oponentes controlados pelo computador, para você aprender a andar junto com outros carros, ver como eles se comportam e o mais importante, aprender usar o vácuo a seu favor.

Lembre-se: De nada adianta fazer uma volta super rápida se você não conseguir repetir isso constantemente.

 

2 – Ambiente

 

É exatamente saber o que está acontecendo ao seu redor. Isso é muito importante em uma corrida, pois pode salvar você de se envolver de bobeira em um acidente que poderia ser evitado.

No começo é normal a maioria não olhar para os retrovisores e ignorar o que está acontecendo ao seu lado e principalmente atrás. Os retrovisores não estão ali de enfeite, abuse do uso deles, aprenda a ter visão panorâmica, ou seja, quanto mais você souber o que está acontecendo a sua volta, melhor você vai saber agir quando situações inesperadas acontecerem.

Outro detalhe muito importante é saber antecipar os acontecimentos. Vamos imaginar que você está tranqüilo na quinta posição de uma corrida a 0.5 segundos do quarto colocado que está pressionando o terceiro colocado. Chega a curva e o piloto que está na quarta colocação inicia a manobra de ultrapassagem sob o terceiro colocado. Você pode querer se beneficiar e passar os dois que estão a sua frente e subir para a terceira colocação correto?

Errado, espere um pouco. Oras, você vê dois carros a sua frente disputando com a “faca entre os dentes” e vai querer se colocar num 3-wide junto com eles?

Espere para ver o que vai acontecer, você precisa antever as situações, pois nessa pode ocorrer um acidente e você se envolver por afobação. É mais correto guardar seu equipamento e deixar para passar numa ocasião melhor.

Com o tempo você vai ganhar experiência e saber como se beneficiar de uma disputa a sua frente e lucrar com ela, seja esperto.

 

3 – Agressividade e Prudência

 

Não se coloque em riscos desnecessários. Isso é uma coisa que acontece muito com pilotos novatos. No início de cada corrida não precisa sair feito um míssel e querer decidir tudo na primeira curva, pois as corridas são longas. Imagina, na primeira curva você por afobação acaba com sua corrida e pior, acaba com a corrida de outros pilotos que não tem nada haver com sua falta de prudência.

Use a agressividade e a prudência a seu favor, ou seja, não precisa forçar ultrapassagens em locais e momentos ruins. As vezes isso pode parecer bonito para você, mas é arriscado, porque você ainda não possui muita experiência e pior ainda se você e seu adversário não tiverem a técnica necessária para sustentar uma manobra de alto risco.

 

4 – Conheça seus adversários

 

Nos treinos coletivos que fazemos, é importante vocês novatos estarem participando e se puderem, quanto mais melhor, pois é nesses treinos que vocês vão ter a oportunidade de analisarem como seus adversários se portam na pista em diversas situações.

É válido salientar também que, se você já conhecer algum piloto experiente da liga, perca um tempo e veja no recurso de replay do jogo, qual a maneira que ele faz as curvas, onde ele freia e onde acelera e etc.

Claro que cada piloto tem o seu estilo próprio, mas pelo menos, você irá notar se está entrando na curva de modo correto ou não. Na pista, no decorrer dos treinos, você ficará sabendo com qual adversário você poderá dividir uma curva sem maiores problemas e com qual adversário é melhor não entrar numa disputa de curva, pois tem pilotos que não dão espaço e tem outros que dão espaço, permitindo que você dispute com ele de maneira limpa e correta.

Se você não participar dos treinos, é como entrar no meio de um tiroteio com os olhos vendados, pois entrar numa disputa de curva com um desconhecido é pedir para ter problemas a frente, pois você não sabe como ele vai reagir e seu adversário muito menos sabe como você irá reagir na manobra.

 

5 – Nível de pilotagem

 

É exatamente ter consciência do que você pode e não pode fazer em uma corrida oficial. Não adianta nada querer fazer mais do que você consegue. É correto afirmar que devemos sempre buscar superar nossos próprios limites, mas a hora correta de se fazer isso é nos treinos e não em uma corrida oficial.

Na corrida, geralmente devemos fazer aquilo que sabemos e não o que gostaríamos de fazer. Um exemplo disso, é tentar frear o mais dentro possível de uma curva e sair com mais aceleração na reta. Se você treinou isso, sabe até que limite pode deixar pra frear mais dentro, mas se não praticou isso nos treinos, não tente fazer na corrida, pois o resultado com certeza não será satisfatório e sim decepcionante.

 

6 – Considerações Finais

 

Na maioria das corridas, temos grande números de bandeiras amarelas, porque muitos pilotos ainda não sabem como se portar corretamente em uma corrida oficial. Isso de maneira alguma desmerece esses pilotos, tudo pode ser convertido se eles começarem a treinar mais e se dedicarem mais. Anotem sempre quais são seus pontos fracos e analisem como eles podem ser melhorados.

Se estão tendo dificuldades, não deixem para pedir ajuda na véspera da corrida, façam isso antes. Aqui na LBN, temos vários pilotos que podem ajudar você a melhorar sempre.

Um erro clássico que se percebe em corridas é mergulhar inside e ignorar o piloto que está outside mandando o mesmo para o muro, ocasionando acidentes e gerando bandeiras amarelas.

Aprenda a fazer diferente, ou seja, não entre colado nas curvas. Entre com mais espaço e acelere mais cedo para sair com mais velocidade no início das retas. Fazendo isso, você ultrapassa seu adversário nas retas e não precisa arriscar disputando freadas.

 

 

Importante:

Seja humilde e reconheça suas limitações.

 

Não se ganha uma corrida na primeira curva mas se perde na primeira curva.

 

Respeite seu adversário.

 

De nada adianta ser rápido e causar acidentes. Primeiro tente ser constante e finalizar as corridas.

 

A confiança e velocidade virá gradualmente após cada corrida.

 

Seja humilde e reconheça suas derrotas/limitações.

 

:zamigos:

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1 – Constância

 

Vá para a pista (se não conhece nenhuma ainda, sugiro que comece por pistas mais simples, por exemplo, Atlanta, Texas, Califórnia, Michigan) e faça um total de 20 voltas. Vá percebendo o tempo que você vira em cada volta e tente se manter o mais próximo de sua melhor volta para ganhar constância.

Além disso, com o passar das voltas, os pneus irão se desgastar, continue mesmo assim. É importante aprender a entender como o carro reage com pneus gastos (de pneus novos tudo é muito fácil).

Conforme for pegando mais intimidade com a pista e as reações do carro, vá aumentando gradativamente o número de 20 em 20 voltas. Após isso, coloque alguns oponentes controlados pelo computador, para você aprender a andar junto com outros carros, ver como eles se comportam e o mais importante, aprender usar o vácuo a seu favor.

Lembre-se: De nada adianta fazer uma volta super rápida se você não conseguir repetir isso constantemente.

 

Não li todo seu texto, escolhi esse da constância meio que aleatoriamente.

A sua afirmação de que o piloto deve sempre tentar se manter próxima à sua melhor volta é equivocada, por vários motivos. Mas sou escolher somente um para explicar o porquê:

No NR2003, os pneus são o seu bem mais importante. O cuidado que se deve ter com eles em corrida é o máximo possível.

Eu poderia escrever várias laudas sobre isso aqui, mas de início, prefiro deixar somente a seguinte observação: não cometa o crime de desacelerar muito próximo das entradas de curva (não vale para algumas pistas mais curtas, como Phoenix), porque com isso você sacrifica pneus e saída de curva e consequentemente a velocidade final da próxima reta.

Estou disposto até a participar de uma entrevista ou de disponibilizar um replay, se alguém se interessar.

Não posto isso por arrogância, mas de pneu eu entendo.

Obrigado.

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Não li todo seu texto, escolhi esse da constância meio que aleatoriamente.

A sua afirmação de que o piloto deve sempre tentar se manter próxima à sua melhor volta é equivocada, por vários motivos. Mas sou escolher somente um para explicar o porquê:

No NR2003, os pneus são o seu bem mais importante. O cuidado que se deve ter com eles em corrida é o máximo possível.

Eu poderia escrever várias laudas sobre isso aqui, mas de início, prefiro deixar somente a seguinte observação: não cometa o crime de desacelerar muito próximo das entradas de curva (não vale para algumas pistas mais curtas, como Phoenix), porque com isso você sacrifica pneus e saída de curva e consequentemente a velocidade final da próxima reta.

Estou disposto até a participar de uma entrevista ou de disponibilizar um replay, se alguém se interessar.

Não posto isso por arrogância, mas de pneu eu entendo.

Obrigado.

 

Rondeico, boa noite.

 

Como vai tudo em ordem?

 

Como disse na abertura do post não sou um conhecedor minucioso de tudo.

 

A idéia é essa que você postou, ou seja, se alguém com mais experiência e conhecimento quiser contribuir aqui é altamente válido.

 

Agradeço você não só por ler e querer contribuir aqui. :thumbsup:

 

Se puder disponibilizar um replay fique a vontade.

 

Abraço.

 

Alexandre Costa.

 

:zamigos:

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Aqui está um replay das antigas: Extreme S2-2006 Michigan

 

Tinha que ser essa que eu me fudi? :risada:

Coloca aquelas de Kansas, Chicago :banana:

 

 

O que o Rondeico quis dizer é que não adianta brigar com o carro para andar rápido. Há situações e situações. Uma delas é que numa possibilidade de stint longo, você tem que saber andar rápido pensando na quantidade de voltas a serem dadas, seja rodar com o tanque todo e ter pneu pra isso. Para isso quanto mais gradual e constante você for, melhor para você. Quanto mais você briga com o carro, traçado, mais o adversário some de vista. Uma outra situação é por exemplo faltando 20 voltas pro fim, você saber andar em ritmo de quali com setup de race. Vamos supor, que meu melhor tempo de corrida seja 28.5 por exemplo. Em quantas voltas eu consigo manter esse ritmo? Não muitas. No final do stint, quantas voltas eu fico devendo de pneu? Agora se eu começar mais lento, 28.7 ( que é um ritmo forte) eu consigo ir até o fim do tanque. O que é mais vantajoso?

 

Por isso sempre falamos: aprendam seus limites. A volta voadora numa corrida não tem a menor importância. E durante todo o evento, ela só tem importância durante 2min, enquanto a média das voltas tem importância durante toda a corrida. Capitche? Não adianta você ser um bom piloto de qualify e um péssimo de corrida.

 

Diante disso, você tem que perder seu tempinho precioso na frente do jogo e andar. Andar, analisar, andar e estudar o que você faz.

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Em 2006, houve um evento chamado JOL CONTEST. Foi realizado no modo GNS, um mod teoricamente mais fácil que CUP mas que ninguém tinha muito contato, exceto os novatos. Resultado que foi uma diversão pura, uma aula de disputa ríspida, dura em ritmo alucinante até a última volta. A disputa era tão insana, que nem no pit em green aliviavam.

 

O replay e o carset está aqui, para quem quiser: www.nascarbrasil.com/gcunha/BUSCH_CONTEST_2006_FONTANA.rar

 

#79 era um ótimo piloto

#660 era jol. Depois se tornou #26.

#15 ainda era jol

 

e outros que muitos nunca viram.

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Essa corrida foi muito boa mesmo.

Recomendo.

amigos.gif

 

ps.: posta o link do mod GNS aí, Cunha.

 

Corrida foi r0x né, Bom Amigo? Smit viadinho aproveitou-se da nossa rivalidade :banana:

 

Você tomou cartão vermelho pela entrada criminosa!

 

GNS tem no site pra download..

 

 

 

 

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Não li todo seu texto, escolhi esse da constância meio que aleatoriamente.

A sua afirmação de que o piloto deve sempre tentar se manter próxima à sua melhor volta é equivocada, por vários motivos. Mas sou escolher somente um para explicar o porquê:

No NR2003, os pneus são o seu bem mais importante. O cuidado que se deve ter com eles em corrida é o máximo possível.

Eu poderia escrever várias laudas sobre isso aqui, mas de início, prefiro deixar somente a seguinte observação: não cometa o crime de desacelerar muito próximo das entradas de curva (não vale para algumas pistas mais curtas, como Phoenix), porque com isso você sacrifica pneus e saída de curva e consequentemente a velocidade final da próxima reta.

Estou disposto até a participar de uma entrevista ou de disponibilizar um replay, se alguém se interessar.

Não posto isso por arrogância, mas de pneu eu entendo.

Obrigado.

 

com certeza nao eh vantajoso, mas que eh mt divertido isso eh :piloto::piloto:

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