edermetal 547 Report post Posted April 27, 2015 O jeito foi apelar para a espionagem Parabéns! Achei que você não iria conseguir piorar, mas conseguiu! Vai dizer agora que o McLata 2007 nasceu bem nascido por causa do dossiê do Nigel Stepney!? 2008 o carro estava disputando os ponteiros, e não se sabe até que ponto eles usaram o dossiê. Quote Share this post Link to post Share on other sites
Piloto P 643 Report post Posted April 28, 2015 Sim ... claro ... o cara ajusta o carro e nem quer saber se o piloto gostou ou não. Não quer saber se naquela entrada de curva a coisa melhorou, ou se tá dando prá frear mais dentro. O pessoal só fala com o computador, né? Tudo isso na categoria Top do automobilismo, onde é preciso caçar milésimos de segundo de onde puder. Você não entendeu... Piloto ainda acerta o carro. Acertar o carro quer dizer fazer uma série de escolhas dentre as que o engenheiro propõe para ele para melhorar a performance do carro para aquela pista. Rubinho era baita acertador, Alonso e Vettel também são bons acertadores. CONCORDO!! Mas na F1 de hoje não existe mais DESENVOLVEDOR DE CARROS... por que justamente com a quantidade de informações e dados que existe hoje, o piloto tem muito menos palavra que o engenheiro para saber qual a parte do carro deve ser melhorada, qual o caminho que deve seguir. Hoje o trabalho do piloto, se consiste em pilotar o mais rápido possível sem detonar os pneus e saber mexer nos botões do volante. PP Quote Share this post Link to post Share on other sites
Realista007 88 Report post Posted April 28, 2015 Mas na F1 de hoje não existe mais DESENVOLVEDOR DE CARROS... por que justamente com a quantidade de informações e dados que existe hoje, o piloto tem muito menos palavra que o engenheiro para saber qual a parte do carro deve ser melhorada, qual o caminho que deve seguir. PP "...O piloto tem muito menos palavra que o engenheiro para saber qual a parte do carro deve ser melhorada, qual o caminho que deve seguir". Ter "muito menos palavra que o engenheiro", não significa que o piloto não possa ajudar. Quote Share this post Link to post Share on other sites
Paul Watson 129 Report post Posted April 28, 2015 Você não entendeu... Piloto ainda acerta o carro. Acertar o carro quer dizer fazer uma série de escolhas dentre as que o engenheiro propõe para ele para melhorar a performance do carro para aquela pista. Rubinho era baita acertador, Alonso e Vettel também são bons acertadores. CONCORDO!! Mas na F1 de hoje não existe mais DESENVOLVEDOR DE CARROS... por que justamente com a quantidade de informações e dados que existe hoje, o piloto tem muito menos palavra que o engenheiro para saber qual a parte do carro deve ser melhorada, qual o caminho que deve seguir. Hoje o trabalho do piloto, se consiste em pilotar o mais rápido possível sem detonar os pneus e saber mexer nos botões do volante. PP perfeito Quote Share this post Link to post Share on other sites
Dox 450 Report post Posted April 28, 2015 Você não entendeu... Piloto ainda acerta o carro. Acertar o carro quer dizer fazer uma série de escolhas dentre as que o engenheiro propõe para ele para melhorar a performance do carro para aquela pista. Rubinho era baita acertador, Alonso e Vettel também são bons acertadores. CONCORDO!! Mas na F1 de hoje não existe mais DESENVOLVEDOR DE CARROS... por que justamente com a quantidade de informações e dados que existe hoje, o piloto tem muito menos palavra que o engenheiro para saber qual a parte do carro deve ser melhorada, qual o caminho que deve seguir. Hoje o trabalho do piloto, se consiste em pilotar o mais rápido possível sem detonar os pneus e saber mexer nos botões do volante. PP Ufa ... até que enfim. Eu não falei em nenhum momento sobre desenvolvimento. Eu dizia que era Vermelho, e vocês discordavam, dizendo que não era Azul, não O acerto é para o carro se adaptar à dirgibilidade do piloto. Li outro dia (ou ouvi em algum programa) sobre piloto escolher o curso da direção, encurtando o batente ... acho que foi até sobre o Alonso. Mas o que importa mesmo é a escolha de rendimento, tipo mais reta e menos miolo, ou o contrário. Quando o acerto chega no limite e não atinge a intenção do piloto, aí há a necessidade de alteração de alguma peça ou sistema. Não existe essa de "senta aí e se vira, pois o carro é esse". Quote Share this post Link to post Share on other sites
Mauro McLaren 23 Report post Posted April 28, 2015 Achei legal o Montoya domingo, o engenheiro perguntou que pneu ele queria e ele respondeu: coloca o que vc quiser, eu não me importo. Quote Share this post Link to post Share on other sites
Juan Montoya 12 Report post Posted April 29, 2015 Achei legal o Montoya domingo, o engenheiro perguntou que pneu ele queria e ele respondeu: coloca o que vc quiser, eu não me importo. O final de semana dele foi horrível. Em nenhum momento foi fator, por conta disso deve ter soltado essa no rádio. Quote Share this post Link to post Share on other sites
Piloto P 643 Report post Posted April 29, 2015 O acerto é para o carro se adaptar à dirgibilidade do piloto. Acertar o carro é buscar um ajuste que o faça andar mais rápido em determinada pista.Temos o exemplo de Monza que alguns pilotos (Rubinho e Button) utilizaram mais asa sacrificando velocidade em reta, para privilegiar as freadas e as curvas. Rubinho venceu em 2009 com a Brawn e Button quase venceu em 2010 de McLaren. Li outro dia (ou ouvi em algum programa) sobre piloto escolher o curso da direção, encurtando o batente ... acho que foi até sobre o Alonso. Mas isso não é acertar o carro!!! Isso é buscar uma variação numa característica do carro (sem mudar sua performance) para que ele fique mais no estilo de um piloto. PP Quote Share this post Link to post Share on other sites
Dox 450 Report post Posted April 29, 2015 Acertar o carro é buscar um ajuste que o faça andar mais rápido em determinada pista.Temos o exemplo de Monza que alguns pilotos (Rubinho e Button) utilizaram mais asa sacrificando velocidade em reta, para privilegiar as freadas e as curvas. Rubinho venceu em 2009 com a Brawn e Button quase venceu em 2010 de McLaren. Mas isso não é acertar o carro!!! Isso é buscar uma variação numa característica do carro (sem mudar sua performance) para que ele fique mais no estilo de um piloto. PP Foi só um exemplo da interferência do piloto. O volante do Nico tem mais botões que o do Lewis, e por aí vai. O setup base da pista é da equipe mas o ajuste fino é do piloto, que acerta durante os TLs. Muitas alterações de barra e balanço de freio é na mão ... Xuxu foi o maior mestre nisso. Quote Share this post Link to post Share on other sites
Jim Clark 401 Report post Posted April 29, 2015 Ter "muito menos palavra que o engenheiro", não significa que o piloto não possa ajudar. Não conserta que é tarde... Vc repetiu umas 50 vezes que o Vettel quem melhorou o carro. 1 Quote Share this post Link to post Share on other sites
Realista007 88 Report post Posted April 29, 2015 Não conserta que é tarde... Vc repetiu umas 50 vezes que o Vettel quem melhorou o carro. Repito mil vezes que o Vettel AJUDA no desenvolvimento do carro. O desenvolvimento do carro é um processo, e Vettel PARTICIPA desse processo. Quote Share this post Link to post Share on other sites
alexandre dela plata 154 Report post Posted April 29, 2015 Repito mil vezes que o Vettel AJUDA no desenvolvimento do carro. O desenvolvimento do carro é um processo, e Vettel PARTICIPA desse processo. Seguindo essa linha você acha que o Hamilton ajudou no desenvolvimento da Mercedes ? Porque quando ele foi para lá eu achei que ele tinha enterrado a carreira , e dois anos depois passou a ter o melhor carro do grid. 1 Quote Share this post Link to post Share on other sites
Jim Clark 401 Report post Posted April 29, 2015 Repito mil vezes que o Vettel AJUDA no desenvolvimento do carro. O desenvolvimento do carro é um processo, e Vettel PARTICIPA desse processo. Ajudou no comecinho de 2015, e nada no ano passado. Claro, claro... Quote Share this post Link to post Share on other sites
Realista007 88 Report post Posted April 29, 2015 Seguindo essa linha você acha que o Hamilton ajudou no desenvolvimento da Mercedes ? Porque quando ele foi para lá eu achei que ele tinha enterrado a carreira , e dois anos depois passou a ter o melhor carro do grid. Ajudou um pouquinho. Mas sem dúvida, o Rosberg é melhor do que ele neste aspecto. Mas o grande salto da Mercedes foi por causa da mudança radical no regulamento e por terem feito o melhor motor disparado em 2014 (e ainda houve o tal do congelamento). Agora, a Ferrari está tentando tirar a diferença em 2015. Quote Share this post Link to post Share on other sites
Jim Clark 401 Report post Posted April 29, 2015 Seguindo essa linha você acha que o Hamilton ajudou no desenvolvimento da Mercedes ? Porque quando ele foi para lá eu achei que ele tinha enterrado a carreira , e dois anos depois passou a ter o melhor carro do grid. Pra ele não vale. Alega que o "desenvolvedor" é o Rosberg (que está a mais tempo). Mas na Ferrari não cola, aí a lógica muda, e o desenvolvedor tem que ser o Vettel (recém-chegado), e não o Kimi (que está a mais tempo). Dois pesos, duas medidas. 1 Quote Share this post Link to post Share on other sites