Jump to content
Forum Autoracing
Neilton Galvao

Kubica, o novo barrichello da BMW

Recommended Posts

Vejam só o que Niki Lauda falou durante uma entrevista para o jornal polonês Fakt antes do GP de Monza:

"BMW is young team, inexperienced and they have to learn a lot of things. That`s why strategy is simple, one driver has to drive without madness, and on the second they experiment. That`s the situation, which is with Heidfeld and Kubica. German has to gain points, and Pole is treated a bit like a guinea pig"

"I know, it displease your fans, but if it was a polish team, Kubica would be nr 1, and on Heidfeld they would experiment. It`s comprehensible. So don`t be suprised, that Heidfeld is favoured. In Germany everyone expect succes in F1, and he is the best at the moment.

What is interesting too, Kubica has new enginner in this season (it`s his (engineer`s) first season in BMW Sauber) and Heidfeld has... Kubica`s last season engineer. I think you know engineer is largely responsible for car set up, and generally car`s preparation. Well... car`s preparation is main Kubica`s problem in this season. And second thing-on tracks, where BMWs are really fast and really can fight with Ferrari or Mclaren, more agressive strategy has of course Heidfeld. That`s reasons why Kubica has not been in top 3 in this year so far. Monaco-stupid strategy, Nurburgring- well... no comments, Hungaroring- engineer wrong tightened screw (!!!) in gearbox in Kubica`s car before quali. The same will be at Monza and Spa- or strategy, or problems with car. I know it can be ridiculous for most of you what I say, but that`s only facts."

Nao vou traduzir por falta de paciência mas Lauda diz que Heidfeld, por ser alemão, possui preferência no time. Cita que o engenheiro de Kubica é novo na equipe e o engenheiro de Heidfeld era o de Kubica em 2006. Em Monaco e Nurburgring fizerem caca na estratégia do polonês, em Hungaroring parafusaram errada sua caixa de marcha e diz que em Monza e Spa será o mesmo.

Depois do que vi na lambança descarada no pitstop do garoto em Monza me pergunto se não estaria surgindo um novo capachão digno de nosso ex-futuro-campeão barrichello :mongol: ...

Mas o Kubica num fica chorando na imprensa o que já eh uma grande diferença. Eu acredito sim q o Kubica eh muito mais piloto que o Heidfeld, mas ta com uma zica danada... ele tem q passar na Bahia (segundo Sandritus) antes de vir pro GP Brasil :risada1:

Mas que isso é curioso, ah é.

No ano passado, desde a estréia o Kubica já estava andando tanto e às vezes mais que o Heidfeld. Aí este ano, até o acidente em Montreal, ele nunca teve o carro devidamente adequado pra conseguir mostrar o que podia fazer... Quando não teve problemas, correu com estratégia diferente, o que dificultou comparações...

Praticamente durante todo o ano o Kubica não conseguiu fazer um GP completo livre de problemas.

Eu estou convencido de que ele é muito mais piloto que o Heidfeld, porque anda no mínimo o mesmo sem ter toda uma bagagem de quase 10 anos, como tem o alemão. É difícil sustentar essa tese quando os resultados não indicam isso, mas se for ver com cuidado o que esteve por trás deles, fica claro qeu o Kubica teve muito azar. Ou "azar". :whistling:

Kubica não, Kubitza, pq na Polônia o C tem som de TZ

Esse cara ainda vai ser campeão do mundo, tem sangue de campeão, tem andado muito desde a estréia e não vou dizer que nunca errou, mas errou bem pouco a ponto de eu não me lembrar com precisão, uma que lembro foi uma corrida que ele estava muito bem ano passado, e se não me engano choveu e parou, ou ameaçou chover não lembro , e em uma troca de pneus ousada ele jogou toda uma corrida fora, mas poderia ter sido diferente.

Já o Massa me lembro de vários erros por querer andar mais que o carro, ainda bem que esse ano ele mostrou uma evolução tremenda.