Jump to content
Forum Autoracing

Recommended Posts

Ferrari promete proteger Massa

Escrito por LS Seg, 26 de Março de 2012 09:13

A Ferrari precisa se reunir ao redor de Felipe Massa a fim de melhorar suas performances nos próximos GPs, de acordo com o chefe da equipe, Stefano Domenicali.

"Temos de ficar próximos de Felipe neste momento", disse ele. "É uma fase difícil e precisamos encontrar uma maneira de ele ganhar confiança em seu carro".

"Vimos, por exemplo, um passo na direção certa na classificação, porque houve uma melhoria em relação ao último fim de semana. Agora, temos de entender o que aconteceu ontem em termos do seu ritmo de corrida".

"Na minha opinião, o problema é que o carro é bastante difícil de pilotar. Pode ser muito bom e também arisco. Nós mostramos ontem que, em certas condições, você precisa ter um certo estilo de pilotagem e pode andar muito bem, mas em outras condições, pode destruir os pneus".

"Para mim, a prioridade e o que temos de garantir é que Felipe tenha ao seu redor a proteção da equipe que tenta trabalhar duro com ele. E do nosso lado, precisamos assegurar que ele tenha confiança para pilotar o carro no limite sem passar dele, onde a situação pode ser tão ruim a ponto de não conseguir chegar ao limite".

Torço muito para o Massa se recuperar (apesar de já não ter esperança). E nunca vi uma equipe apoiar tanto um piloto (que está andando abaixo do esperado há um bom tempo) como a Ferrari tem feito com o Massa. Falta de apoio é a última coisa que está faltando ao Felipe. Pra mim fica claro que o carro desse ano é ruim, mas é pior ainda para o estilo de pilotagem do Massa. Ele não sabe acertar esse carro.

É isso que dá uma confusão tremenda . O que a Ferrari pode fazer para ajudar Felipe ? Se podia fazer antes por que não fez? E o que ela sabe que nós não sabemos?

É isso que dá uma confusão tremenda . O que a Ferrari pode fazer para ajudar Felipe ? Se podia fazer antes por que não fez? E o que ela sabe que nós não sabemos?

O mais curioso, interessante, é que nessa puuuuuuuuuuuuuuuuta fase do Massa o Santander Brasil dá uma força prá ele... Fica difícil entender, reconheço. :mongol:

Não sei se sou o único que pensa assim, mas o Smedley (é assim que se escreve?), prá mim, tá o maior "seca-pimenteira": reclama, faz careta, balança a cabeça... Véio, com um engenheiro desse não precisa de inimigo!

Ou ele acha que as imagens não são mostradas para o mundo (e para o Massa)?

Sei não, pode ser teoria da conspiração, mas a Ferrari vem com essa conversa de "proteger, ajudar" que é prá no final do ano dizer: "Tá vendo? A gente fez de tudo, ele é que não serve!". Quem conhece bem a Ferrari sabe que lá não é nenhuma instituição beneficente, e não vai ser pelos lindos olhos azuis e mechas douradas dos cabelos do Massa que eles vão fazer isso. Quando o Alonso não servir mais aos propósitos de Maranello, vão fritá-lo também. Ferrari é assim desde sempre.

e quem nao eh assim? qual empresa n funciona desse jeito? o cara eh funcionario da ferrari como eu sou funcionario de uma empresa. se eu comecar a parar d render o q esperam de mim sera q vao ficar dando todo esse apoio? com vcs tb vai ser assim?

Torço muito para o Massa se recuperar (apesar de já não ter esperança). E nunca vi uma equipe apoiar tanto um piloto (que está andando abaixo do esperado há um bom tempo) como a Ferrari tem feito com o Massa. Falta de apoio é a última coisa que está faltando ao Felipe. Pra mim fica claro que o carro desse ano é ruim, mas é pior ainda para o estilo de pilotagem do Massa. Ele não sabe acertar esse carro.

Esse declaração tem um duplo sentido. Tão falando que vão proteger bla bla isso se vc ver a declaração de forma supercial.

Mas se parar para pensar no que foi dito, tá claro que estão entregando a cabeça dele. Falando que o Massa tem uma deficiência e que eles não poder fazer nada. Falando que dependendo da forma que é guiado o carro não é tão ruim como foi falado. Mas o Massa não consegue guiar ele dessa forma. A festa de despedia já tá programada, só falta mandarem os convites para sabermos a data.

Eu acho que estão usando o Massa para se sacrificar durante os treinos para efetuar uma série de testes para desenvolver o carro, e nessas ele não consegue deixar o seu carro pronto para a corrida.

Também acho que nas corridas ele faz o mesmo, parando antes para a equipe verificar pneus, a fim de analisar melhor e traçar a melhor etratégia pro Alonso.

Pode estar aí o sacrifício que a gente não vê e que é reconhecido pela equipe.

Bom, creio que todo contrato de pilotos deve ter uma clausula de desempenho, e baseado nisso acho que a Ferrari pode até mandar o Massa embora sem ter que pagar multa.

Então, pensando conspiratoriamente. Eles não tem acertado o carro do Massa direito para mandarem embora sem pagar multa! :risada:

(só pra deixar claro que não acredito nisso, rsrsrs).

Bom, eu como torcedor do Massa (Zieg sabe mto bem que torço pra ele) realmente tenho alguns pensamentos sobre o problema que o mesmo vem enfrentando, desde 2010.

Longe de teorias Doxianas ou algo do tipo, não vejo nada de conspiração.

Talvez o acidente de 2009 tenha afetado algo no Massa, talvez não, é muito difícil avaliar.

O que eu sempre vi, desde 2007 quando o Kimi chegou, foi sempre um Massa forte nos treinos, mas que perdia terreno para o Finlandês na corrida. Raras foram as vezes que Felipe largou na frente ou atrás do Kimi e conseguiu imprimir um ritmo tão forte quando ou "se impor".

Isso fica evidenciado principalmente em 2008 quando era extremamente difícil de se ultrapassar, na grande maioria das corridas em que Massa terminou a frente de Kimi, sempre tinha alguém entre eles. Mas na maioria das vezes em que os dois encontravam pista livre o Finlandês sempre era 0.2/3 mais rápido por volta, as vezes menos, mas era. Isso não justifica o pau que Kimi tomou, nem tira o mérito do Massa, mas era uma coisa que acontecia sim, isso fica bem evidente em corridas como Spa, China, Fuji, França e Malásia e a situação sempre piorava pro Massa quando ambos estavam de tanque cheio, era sempre onde Kimi levava mais vantagem, claro que em algumas corridas, o Massa foi melhor, mas no geral eu sempre vi este panorama. A vantagem era que Massa sempre estava por ali, no menor erro de Kimi, ou falta de velocidade em treino, massa se sobressaia.

Vejo a situação de 2007/2008 do Massa como algo parecido com Button x Hamilton hoje, Hamilton tem mais velocidade, mas o Button tá sempre por ali, no menor erro do Hamilton ele se sobressai.

Em 2009 com algumas mudanças de regulamento no começo o Felipe sentiu um pouco mais que o Kimi, mas a situação continuou bem parecida, até o acidente.

Aí chegou 2010...justamente com os carros começando com o tanque cheio, sem reabastecimento, eu já "sentia" que a coisa ia ficar ruim pro Massa. Na primeira corrida, criei uma esperança, ele andou sempre colado no Alonso, coisa de 1s a 3s de diferença, hora subia, hora descia, até precisar economizar o motor. Porém a sorte tava do lado do Massa nas primeiras corridas e o Alonso mesmo mais rápido em corrida, ficou para trás no campeonato. Mas assim que o espanhol engatou uma sequência de bons resultados a coisa fedeu. O Espanhol desde o começo do ano já vinha mais rápido nos qualys, coisa de 0.3 a 0.6, ae quando o bicho engatou uma sequencia de boas corridas, deixou o massa comendo poeira e muita, disputando o título mesmo com um carro bem pior em treino do que a RBR.

Chegou 2011 e a situação piorou, o espanhol continuou mantendo a mesma diferença em treino, salvo algumas exceções e em corrida a coisa foi piorando, o que já era ruim, principalmente quando o desgaste dos pneus chegavam (era quando Alonso sumia), em algumas corridas ficava evidente que após 10/20 voltas Massa começava a perder muito rendimento em comparação com o Espanhol. Em agumas provas os dois entravam no pit, e logo na volta de saida e na 2a volta o espanhol já saia metendo melhor setor e fazendo sua PB, enquanto Massa demorava de 5v para mais pra começar a realmente fazer voltas competitivas...

Em 2012 com o carro bem diferente dos outros anos, Massa ficou completamente perdido, o psicológico conta muito também, e está completamente abalado, fico imaginando nos treinos, o bicho começa a ver os tempos do espanhol e o desespero deve bater e ae a situação só piora, fora que o grid está bem mais próximo, 0.3/4 agora fazem uma grande diferença.

Se a situação fosse algo parecido com Button/Hamilton, eu já estaria feliz, mas tomar 1s por volta é demais

Continuo torcendo, mas admito que a esperança já foi.

• Like 2

Alguém falou ai que a Ferrari pode estar usando o Felipe para fazer experiências para serem implementadas (dando certo) nos dois carros...

Se não está dando certo então evidente que ai fica tudo estourando no Felipe... verdadeiro boi de piranha rapaaaaaaaaazzzzz!!!! Explica-se ai então essa paciência HISTÓRICA da Ferrari com um piloto?

Será???????????? unsure.gif

E ele ia deixar "ser queimado" assim na Ferrari usando ele como "testador" sem falar nada?

Teorias conspirativas tem várias, mas a verdade é uma só a um bom tempo já. Se estivesse acontecendo "do nada" tudo bem, mas a situação já vem mal desde 2010...

Bom, eu como torcedor do Massa (Zieg sabe mto bem que torço pra ele) realmente tenho alguns pensamentos sobre o problema que o mesmo vem enfrentando, desde 2010.

Talvez o acidente de 2009 tenha afetado algo no Massa, talvez não, é muito difícil avaliar.

O que eu sempre vi, desde 2007 quando o Kimi chegou, foi sempre um Massa forte nos treinos, mas que perdia terreno para o Finlandês na corrida. Raras foram as vezes que Felipe largou na frente ou atrás do Kimi e conseguiu imprimir um ritmo tão forte quando ou "se impor".

Isso fica evidenciado principalmente em 2008 quando era extremamente difícil de se ultrapassar, na grande maioria das corridas em que Massa terminou a frente de Kimi, sempre tinha alguém entre eles. Mas na maioria das vezes em que os dois encontravam pista livre o Finlandês sempre era 0.2/3 mais rápido por volta, as vezes menos, mas era. Isso não justifica o pau que Kimi tomou, nem tira o mérito do Massa, mas era uma coisa que acontecia sim, isso fica bem evidente em corridas como Spa, China, Fuji, França e Malásia e a situação sempre piorava pro Massa quando ambos estavam de tanque cheio, era sempre onde Kimi levava mais vantagem, claro que em algumas corridas, o Massa foi melhor, mas no geral eu sempre vi este panorama. A vantagem era que Massa sempre estava por ali, no menor erro de Kimi, ou falta de velocidade em treino, massa se sobressaia.

Vejo a situação de 2007/2008 do Massa como algo parecido com Button x Hamilton hoje, Hamilton tem mais velocidade, mas o Button tá sempre por ali, no menor erro do Hamilton ele se sobressai.

Em 2009 com algumas mudanças de regulamento no começo o Felipe sentiu um pouco mais que o Kimi, mas a situação continuou bem parecida, até o acidente.

Aí chegou 2010...justamente com os carros começando com o tanque cheio, sem reabastecimento, eu já "sentia" que a coisa ia ficar ruim pro Massa. Na primeira corrida, criei uma esperança, ele andou sempre colado no Alonso, coisa de 1s a 3s de diferença, hora subia, hora descia, até precisar economizar o motor. Porém a sorte tava do lado do Massa nas primeiras corridas e o Alonso mesmo mais rápido em corrida, ficou para trás no campeonato. Mas assim que o espanhol engatou uma sequência de bons resultados a coisa fedeu. O Espanhol desde o começo do ano já vinha mais rápido nos qualys, coisa de 0.3 a 0.6, ae quando o bicho engatou uma sequencia de boas corridas, deixou o massa comendo poeira e muita, disputando o título mesmo com um carro bem pior em treino do que a RBR.

Chegou 2011 e a situação piorou, o espanhol continuou mantendo a mesma diferença em treino, salvo algumas exceções e em corrida a coisa foi piorando, o que já era ruim, principalmente quando o desgaste dos pneus chegavam (era quando Alonso sumia), em algumas corridas ficava evidente que após 10/20 voltas Massa começava a perder muito rendimento em comparação com o Espanhol. Em agumas provas os dois entravam no pit, e logo na volta de saida e na 2a volta o espanhol já saia metendo melhor setor e fazendo sua PB, enquanto Massa demorava de 5v para mais pra começar a realmente fazer voltas competitivas...

Em 2012 com o carro bem diferente dos outros anos, Massa ficou completamente perdido, o psicológico conta muito também, e está completamente abalado, fico imaginando nos treinos, o bicho começa a ver os tempos do espanhol e o desespero deve bater e ae a situação só piora, fora que o grid está bem mais próximo, 0.3/4 agora fazem uma grande diferença.

Se a situação fosse algo parecido com Button/Hamilton, eu já estaria feliz, mas tomar 1s por volta é demais

Isso sim! Não precisa superproteger pra torcer pro cara. :positivo1:

Concordo com tudo que você disse , mas acho que Alonso, já não influi tanto como já chegou a influir, por que a diferença entre os dois no treino voltou a se estabilizar em 0,3 s.Mas o que me causa inquietação e a inconstância de Massa. Mesmo em algumas pistas ele sendo mais lento que KImi, isto não ficou tão a vista como estamos vendo hoje , nem em 2009.de 2010para cá a cada ano ele cai mais um pouco .Em 2010 teve alguns pódios e quase venceu uma.Em 2011 não houve pódios,e até agora não há nem pontos

Ele geralmente em 2012 larga e ganha alguma posições, com o passar do tempo geralmente depois do pit ao gráfico começa a despencar, aí ele parece se arrastar na pista,e o que é pior o seu pessoal de Pit wall não faz nada alem de dizer o obvio"Você esta lento precisa melhorar", ai junta tudo,por algum motivo ele se desconcentra e parece se arrastar na pista.

É certo que ele tem algo, o carro de 2009 não era tão bom mas isso não o prejudicava como vemos hoje.Eu acho que Smedley deveria matar a cobra e mostrar o pau, se acha que o problema é Felipe devia chegar e dizer onde ele esta perdendo tempo e ousar por que no momento os dois não tem muito a perder.

Se é reflexo do acidente, não dá para se fazer de cego e ficar dizendo que não tem sequelas até em beneficio do ser humano chamado Felipe Massa que precisa voltar a sorrir, pilotando um F1 ou correndo de patinete.

Continuo torcendo para Felipe e também para que pelo menos a verdade apareça.Ir junto com estas crises de existência da Ferrari ninguém merece.

Ontem revi o VT da corrida e escolhi uma curva para analisar a pilotagem do Alonso com a do Massa.

Pilotagem do Massa:

Massa freia mais dentro da curva no limite, desequilibra um pouco o carro, desperdiça a potência do motor, e desgasta mais os pneus. Ele ganha tempo na entrada, mas perde tempo na saída.

Pilotagem do Alonso:

Alonso freia um pouco antes do limite, faz boa parte da curva com velocidade constante, e acelera realmente despejando potência no chão de forma mais EFICAZ. perde tempo na entrada mas ganha na saída. A grande vantagem do tipo de pilotagem do Alonso é que ele preserva os pneus.

A pilotagem está sendo decisiva no trato dos pneus na F1 atual. Carros como da Williams e da Sauber (mesmo sem ser os mais rápidos) talvez sejam os melhores em termos de desgate dos pneus, por isso que tiveram ótimas performances na corrida de ontem.

Hamilton está tendo problemas... Schumacher está tendo problemas... e até o Button, que é um cara que poupa os pneus, ontem teve problemas com isso quando perdeu o bico, parou nos box e começou a manda a BOTA... ficou sem pneus cedo.

PP

Quer ver um cara que não era o mais rápido mas sempre tava "ali"?

Sempre classificava bem, raramente saia muito atrás, fazia corridas sólidas, sabia ultrapassar e escalar o grid, como poucos. Sempre pintava entre o Top5 e várias vezes no Top3.

Gil de Ferran, ganhou "somente" 7 corridas na CART e foi bi-campeão.

Dúvidas?Acesse aqui http://en.wikipedia.org/wiki/Gil_de_Ferran

Não precisa ser o mais rápido sempre pra se dar bem, exemplos tem de sobra, Button, Gil, Franchitti, Kimi.

Agora sobre o acidente do Massa. Muitos falam que tudo isso por ser culpa do acidente.

Mas se olhar logo após o acidente ele era mais competitivo que hj, ele tá tendo uma queda constante nesse tempo. Se acidente fosse o responsável ou o principal responsável deveria acontercer o contrário ele lá no começo no nível que está hj por exemplo e ir crescendo melhorando.

Quando ele teve o acidente, no tempo que ele ficou fora tiveram vários boatos. Noticía que ele jamais poderia voltar a pilotar, que perderia parte da visão,...

Se eu sou ele e escuto isso teria me preparado para temporada seguinte em um nível de esforço e exigência muito maior do que o normal, do que se nada tivesse acontecido, teria ido ao limite. Justamente para provar, não deixar dúvidas que aquilo não tinha me afetado daquela forma. Acho que a maioria das pessoas pensariam assim. E acho que ele como outros atletas que por algum problema tiveram seu futuro esportivo colocado em dúvida, acho que ele se superou na preparação e chegou ao seu limite de preparo para voltar.

Toda essa preparação mais intensa e o fato do Alonso ser novo na equipe, acho que foram o motivo da diferença não ser tão grande, evidente na começo. Mas mesmo lá o Alonso já estava na frente e a medida que foi ficando mais confortável com o carro com a equipe a diferença foi aumentando, sendo mais constante. Por outro lado o Massa que na cabeça dele nunca tinha se preparado tanto vendo que ainda assim perdia do Alonso e cada vez mais, foi perdendo a confiança e esperança de vencer esse duelo.

No GP da Alemanha acho ele jogou a toalha de vez. Acho que preferia 1000x ter escutado "Deixe o Alonso passar pelo campeonato" do que "Alonso é mais rápido que vc", pq talvez naquele dia ele achou que realmente estivesse mais rápido, que tinha batido sem dúvidas o Alonso. E então toma esse balde de água fria.

Naquele dia acho que perdeu a esperança de vez de vencer o Alonso e o pior passou a medir seu limite com 0.Xs do Alonso. O Alonso fez o Masaa ver a sua limitação. E uma vez que o competidor faz isso vira bola de neve, esse 0.Xs só vai aumentar. E dá nisso ai que vemos hj.

Isso eu acredito que fica visível, quando os jornalista que estão lá fazendo entrevistas com os brasileiros falarem que o texto confiante de melhora, de evolução da fala do Massa não bate com a expressão dele.