Jump to content
Forum Autoracing
Ruy

Saddam Hussein é enforcado no Iraque.

Recommended Posts

Imagem do IPB

 

30/12/2006 - 01h21

 

O ex-ditador iraquiano Saddam Hussein foi enforcado no início deste sábado (30) em Bagdá, segundo a TV árabe Al Arabiya. Ele havia sido condenado à morte pelo assassinato de 148 xiitas em 1982, quando governava o país com mão-de-ferro.

 

A execução de Saddam foi precedida por muitas especulações, iniciadas na terça-feira, quando uma corte iraquiana de apelações confirmou a sentença de morte e decidiu que ela deveria ser cumprida em um prazo máximo de 30 dias.

 

Saddam Hussein morreu após uma trajetória política que inclui atividades revolucionárias, três temporadas na prisão, duas derrotas militares para os Estados Unidos e uma guerra de dez anos contra o vizinho Irã, além de acusações de assassinatos e violação de direitos humanos cometidos nos 24 anos nos quais governou o país.

 

Aliado do Ocidente e da então União Soviética durante a guerra Irã-Iraque nos anos 1980, ele acabou transformado em vilão nos governos republicanos de George Bush e de George W. Bush nas décadas seguintes - e seu regime acabaria sendo derrubado em 2003 pela coalizão militar liderada pelos EUA.

 

O ex-ditador iraquiano foi condenado à forca em 5 de novembro de 2006 sob a acusação de ter ordenado a execução de 148 iraquianos xiitas em Dujail, em 1982, depois de ter sido alvo de um atentado fracassado. O júri foi marcado pelo assassinato de três advogados de defesa, pela troca do juiz-chefe, pelo comportamento rebelde do réu e por sucessivos adiamentos e interrupções.

 

Organizações de defesa dos direitos humanos, como a Anistia Internacional, condenaram o julgamento, afirmando que ele teve erros, por ter sido realizado em um país dominado por conflitos sectários.

 

Saddam também foi julgado por genocídio contra curdos iraquianos, cometido em 1980, com mais seis outros réus. Esse julgamento deve continuar mesmo após a morte do ex-presidente.

 

Histórico

 

Saddam Hussein nasceu em 28 de abril de 1937 na aldeia de Al-Awja, perto da cidade pobre e violenta de Tikrit, a 150 quilômetros ao norte de Bagdá. Ingressou em 1956 no Partido Socialista Ba'ah, árabe, e dois anos depois foi preso por conta de suas atividades revolucionárias. Em 1959, fugiu para o Egito após uma tentativa frustrada de assassinar Abdul Karim Qasim, premiê iraquiano à época.

 

Ausente do país, foi condenado à morte, mas acabou sendo perdoado e voltando a Bagdá após a revolução liderada pelo partido Ba'ath em 1963; no ano seguinte, voltou à prisão, que só deixaria três anos depois.

 

Conhecido por admirar o ex-ditador soviético Josef Stalin, Saddam nunca foi um ideólogo, mas apelou muitas vezes ao nacionalismo árabe, ao Islã e ao patriotismo iraquiano para cimentar sua liderança.

 

Em 1968, ele tomou parte em golpe de estado. O presidente Al-Bakr, que era seu parente, indicou-o como vice. Em 1979, assumiu a Presidência do Iraque e fez novos expurgos no partido.

 

Em 1980, contando com apoio do Ocidente e da ex-URSS, declarou guerra ao vizinho Irã. Os combates duraram até 1988, tiveram um alto custo financeiro para o Iraque e provocaram cerca de um milhão de mortes.

 

Em 1990, invadiu o Kuwait, proclamando a '19ª província' iraquiana. Mas, sete meses depois, foi derrotado na Guerra do Golfo pela coalizão liderada pelo então presidente dos EUA George Bush.

 

Durante os anos 1990, a ONU exigiu a eliminação das supostas armas de destruição de massa, que o Iraque sempre negou ter. A população do país foi castigada pelas duras sanções econômicas impostas pelas Nações Unidas. Em 1998, EUA e Reino Unido bombardearam o Iraque, tentando forçar o regime de Saddam a colaborar com as inspeções da ONU.

 

Em 2001, como uma resposta aos ataques terroristas do 11 de setembro, o presidente dos EUA, George W. Bush, incluiu o Iraque no chamado "eixo do mal", o que abria caminho para a nova campanha militar norte-americana contra o país. Dois anos depois, uma coalizão liderada pelos EUA invadiu o país.

 

O ataque norte-americano tinha o objetivo de matar Saddam, mas ele conseguiu desaparecer depois que as forças da coalizão invadiram Bagdá, em 9 de abril. Escondido, continuou tentando motivar as tropas, que se mostraram mais frágeis do que se imaginava e não resistiram ao poderio militar dos EUA - nem tampouco usaram as supostas armas químicas que motivaram o ataque.

 

Saddam foi forçado a esconder-se, até ser encontrado pelas tropas dos EUA em um esconderijo próximo a Tikrit, sua região natal. Em 2005, o ex-ditador foi levado a julgamento por conta do massacre dos xiitas. Em 5 de novembro de 2006, após um julgamento conturbado, um tribunal iraquiano condenou Saddam à morte por crimes contra a humanidade.

 

fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/internac...lt1859u102.jhtm

 

_________________________________________________________________________________________

 

 

Esse já vai tarde. :whistling:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Rapaz ñ concordo com pena de morte, mas no caso dele eu abro uma exceção.

Share this post


Link to post
Share on other sites

não abro exceção no caso de ninguém. pena de morte é um assassinato legalizado, portanto digno do que há de pior na raça humana.

sou a favor de prisão perpétua, mas isso não.

 

o cara é um monstro, mas matá-lo só deixa os responsáveis por isso no mesmo patamar. (como se já não estivessem)...

 

não dá pra ser, seja quem for.

Share this post


Link to post
Share on other sites

eu tbm sou contra, ainda mais no caso dele que nem merecia isso :down:

 

um canallha desse não merece morrer assim, tinha que ser torturado na prisão até que esta se tornasse consequencia do sofrimento e dor :yes:

Share this post


Link to post
Share on other sites

ahuheuhauhauahueuhuahuahuaha :risada1:

 

só num entendi o pq do pano ali, sendo que ele ia morrer mesmo não precisa de se preocupar com dor no pescoço depois :banana:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...

×
×
  • Create New...