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Ivo Sznelwar

Endurance e Mil Milhas: Protótipos, GT e Turismo para todos

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Muito interessante o carro, realmente o Ivo está de parabéns (não sei como ele copiou tão direitinho :082: :082: ). E o melhor de tudo é que além de ser bonito vai ter um roncão. O Ivo só tem que fazer o favor de não colocar abafadores no escape ( o regulamento manda, mas usa uns removíveis, é o que o pessoal daqui faz), que daí o ronco vai ficar tri legal... :[52]: :[273]: :[273]: :[491]: :[491]:

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Por falar em protótipos então, aqui vão fotos de 3 protótipos nacionais que devem começar a andar este ano.

 

PROTÓTIPO ALFRAN 450A

 

Projetado e construído por João Alfran, para o piloto-industrial Urubatan Helou que corre sob as cores da Brasspress, o protótipo inicialmente teria o nome de Protótipo Braspress 450A. Com o falecimento de Alfran, ocorrido no início do ano, o carro recebeu o nome de Alfran 450A, numa justa homenagem ao excelente preparador de carros de corrida que estava na equipe a mais de cinco anos.

 

O protótipo encontra-se na fase de acabamento e deverá ir para as pistas na prova de inauguração do Campeonato Brasileiro de Endurance, a tradicional prova Mil Quilômetros de Brasília que deverá ser disputada no próximo dia 17 de abril.

 

Com um chassi tubular em molibidênio, o carro se assemelha ao Protótipo ZF que vem alcançando grande destaque nas provas de longa duração brasileiras. Seu motor será um Chevrolet de 5.700 cc, bloco de alumínio e cerca de 600 hp. Suas linhas aeronâmicas “limpas” impressionam, assim como o seu acabamento muito bem feito, bem ao estilo Alfran.

 

Será um dos fortes concorrentes ao título do Campeonato Brasileiro de Endurance, nas mãos da dupla Urubatan Helou e Urubatan Helou Jr., dupla que vinha participando com protótipo Aldee Spyder, carro com o qual obtiveram um excelente segundo lugar nos 500 Quilômetros de Interlagos de 2001.

 

Características Técnicas:

 

Projeto: João Alfran

Chassi: Tubular em molibidênio

Motor: Chevrolet 5.700 cc em bloco de alumínio

Transmissão: Hewland de 6 marchas

Suspensão: independente nas quatro rodas com braços triangulares

Freios: Brembo a disco nas quatro rodas

Amortecedores: reguláveis

Carroceria: Em fibra tipo barchetta.

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UM CARRO PARA BATER OS IMPORTADOS

 

Adilson Ayres, mais conhecido como ASA, preparador de carros de corrida que participou do projeto Fittipaldi Coopersucar da F-1 e que há muito tempo trabalha com Nelson Piquet, está preparando um carro para disputar as provas de Endurance brasileiras com condições de bater os importados que vêm dominando esse tipo de corrida.

 

O projeto é realmente revolucionário, construído a partir de um chassi monocoque confeccionado em alclaide dural de aviação.

 

Esse será o protótipo Ayres 001, que além do dural de avião emprega muita fibra de carbono e titânio, materiais amplamente utilizado nos carros que disputam a categoria Le Mans e na Fórmula 1 e que deverá ficar pronto até meados do ano para poder participar das Mil Milhas do próximo ano.

 

Colocando em prática tudo o que aprendeu nas suas temporadas no exterior, Adilson acha que o seu carro não ficará em nada devendo a esses carros importados e que poderá registrar tempos abaixo de 1m30 no circuito de Interlagos. Ele aposta sobretudo na carroceria aerodinâmica em fibra de carbono e kevlar que equipará o carro, sobre a qual faz mistério afirmando que propiciará ao carro um excelente desempenho.

 

Características Técnicas:

 

Pojeto: Adilson Ayres (ASA)

Chassi: monocoque em alclaide dural de aviação.

Motor: Nissan V-6 biturbo.

Suspensão: independente nas quatro rodas com sistema de push-road, com barra estabilizadora regulável, de dentro do carro, na frente e atrás.

Amortecedores: Penske Regulace de três vias.

Tanque de combustível em borracha ioul

Pedaleira confeccionada em fibra de carbono.

Arco de proteção (santantônio) em molibidênio e titânio.

Arrefecimento por dois radiadores de água laterais e 4 litros cada com intercooler e dois radiadores de óleo.

Rodas de 9,5 polegadas na dianteira e de 12 polegadas na traseira.

Câmbio Hewland DG300 de 5 marchas.

Freio a disco Brembo em carbono nas 4 rodas.

Carroceria em Kevlar e carbono.

Parafusos em titânio.

Semi-eixo em titânio vazado.

Peso aproximado: 560 kg.

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MINELLI ALFA ROMEO

 

Outro carro que está sendo desenvolvido para participar do Campeonato Brasileiro de Endurance é o Minelli Alfa Romeo que o respeitado preparador paulistano está construindo para os brasilienses Vicente de Paula e Aluísio Albuquerque.

 

Vicente é um entusiasta por carros de corrida e recentemente aperfeiçoou um Fúria, carro construído por Toni Bianco no início dos anos 70, tendo equipado o protótipo com um motor Alfa Romeo V6 e disputado os Mil Km de Brasília juntamente com Aluísio Albuquerque.

 

Aluísio por sua vez, foi um dos pioneiros da categoria Espron disputada em Brasília de 1997 a 2001, chegando inclusive a vencer os Mil Km de Brasília nessa categoria no ano de 200 em dupla com Fernando Ramos.

 

Cansados de participarem das provas de longa duração com poucas chances de terminarem bem colocados, os dois pilotos resolveram partir para a construção de um protótipo que lhes permitisse alcançar esse sonho.

 

Nesse sentido procuraram o renomado José Minelli para a construção do protótipo utilizando-se de componentes que já lhes eram disponíveis, como o motor Alfa Romeo V6, amortecedores de competição, câmbio Hewland, freios Brembo, etc.

 

O carro será uma Barchetta (ou Spyder), em carroceria de fibra de vidro, com a característica suspensão dianteira desenvolvida pelo Minelli com molas e amortecedores colocados na posição horizontal e que pretendem estrear nos Mil Km de Brasília, prova que irá iniciar o campeonato de endurance deste ano.

 

Características Técnicas:

 

Projeto: José Minelli

Chassi: Tubular em molibidênio

Motor: Alfa Romeo V-6 da Alfa Romeo 164 modificado, com aproximadamente 280 hp.

Suspensão: independente nas quatro rodas com amortecedores e molas dianteiras posicionadas horizontalmente.

Freios: A disco nas quatro rodas da marca AP com 4 pistões por pinça.

Câmbio: Hewland FT-200.

Carroceria: Tipo barchetta em fibra de vidro.

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Texto do meu grande amigo e grande conhecedor do automobilismo Napoleão Ribeiro

 

Abracos

 

Marcos Ferreira

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Nenhum destes carros utiliza motores do Stock V8, pois estes são exclusivos e lacrados pela ZF.

Os motores em questão são V8 similares. O motor do carro do Boni é maior e mais potente que os da Stock Car.

Acontece que os motores V8 americanos de 2 válvulas por cilindro são os mais baratos pela potência oferecida, mesmo que carreguem um excesso de cilindrada! Quem conhece os EUA sabe que para estes motores encontra-se peças e preparação nas esquinas, como aqui temos para os VW.

Estes motores freqüentam a Mil Milhas Brasileiras faz muito tempo, só que em carros que nunca conseguiram destaque.

 

Comparando com o o Audi TT, que é muito mais moderno com 4 válvulas por cilindro, o Audi tem mais potência por cilindrada, e funciona em giros mais altos. Só que é um motor caríssimo e não disponível para qualquer mortal.

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Guest txoncallguy

 

 

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Provavelmente, o autor do site ainda não fez a publicação das páginas nos nossos servidores.

Tente novamente outra hora.

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Aqui, eu so copiei o endereço da imagem em outra janela e apareceu.

 

O link do terra num funciona direto para que vc não use o servidor dele para uso comercial, como por exemplo, hospedar arquivos de uma pagina...

 

Vo coloca as fotos num outro lugar pra todo mundo possa ver...

 

Marcos, daonde vc tirou essas materias???

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