Jump to content
Forum Autoracing
Sign in to follow this  
Torquato

Misturando mods

Recommended Posts

Pessoal, estávamos trocando idéias sobre o mod dos V8SC, num outro tópico, quando eu falei que gostava de "misturar" mods, com corridas longas e grids grandes :banana: Alguns foristas pediram que eu passasse a eles os passos para "converter" carros de um mod para outro. Não sou o maior expert no assunto, tenho certeza que aqui no fórum tem gente que conhece bem mais que eu, mas me propus a dar uma força, iniciando um post que tentasse detalhar todos os passos. Vai ficar meio extenso, mas vamos lá (quem quiser contribuir por favor fique à vontade :positivo: ).

Vou começar com um exemplo (fica mais fácil prá entender): vou "converter" o BMW da equipe Schnitzer (SCC, ALMS_2001) para o mod DTM. A BMW deveria correr no DTM, assim a gente corrije um erro da fábrica e bota os caras prá encarar a Mercedes e a Audi... 8)

1. Fazer uma cópia da pasta "Schnitzer", categoria GT, temporada ALMS_2001. Nela podemos encontrar dois arquivos ".veh", referentes aos dois carros da equipe. Vamos abrir um destes arquivos (com o bloco de notas, por exemplo) e encontrar a seguinte linha:

Classes="GT3, ALMS, SCC2001"

Abrindo qualquer arquivo ".veh" do DTM vamos encontrar para a mesma linha:

Classes="FormulaOne, OpenWheel, DTM02"

Precisamos então alterar o arquivo original ".veh" do BMW para que o mod DTM reconheça o carro... (até aqui tá fácil) :positivo: ;

2. no mesmo arquivo ".veh" do BMW encontramos a seguinte linha:

Graphics=BMWGTR.gen

Os arquivos ".gen" podem ser encontrados na pasta "SCVEHICLES". Copiar este arquivo. Abrindo o arquivo (com o bloco de notas) encontramos as seguintes linhas:

SearchPath=<VEHDIR>

MASFile=HLA.mas

MASFile=cdb.mas

MASFile=cmaps.mas

MASFile=drivers.mas

MASFile=backfire.mas

MASFile=Lights.mas

Estes arquivos ".mas" estão todos na pasta "SCVEHICLES", também. Sugiro fazer uma cópia destes arquivos num outro diretório e renomeá-los para algum nome que os relacione com o mod de origem, algo como:

SearchPath=<VEHDIR>

MASFile=HLAscc.mas

MASFile=cdbscc.mas

MASFile=cmapsscc.mas

MASFile=driversscc.mas

MASFile=backfirescc.mas

MASFile=Lightsscc.mas

Alterar também o arquivo ".gen" original, para os nomes escolhidos. Em seguida, copiar todos os arquivos ".mas" originais do SCC, renomeados, para a pasta "VEHICLES" do DTM. Precisa renomear porque o mod DTM, na sua pasta "VEHICLES" original já possui arquivos (alguns deles) com estes mesmos nomes, apesar de serem arquivos diferentes. Ou seja, prá não sobrescrever os arquivos originais ".mas" do DTM foi preciso renomear os do SCC...

3. Em seguida vem a decisão "mais difícil": vamos querer manter a física original ou vamos querer que as BMW se comportem como os demais carros do DTM? Eu normalmente prefiro a segunda opção, que pode ser mais complicada, mas é uma questão de gosto pessoal, cada um sabe o que é melhor prá si... Prá ninguém ficar triste, vamos fazer as duas opções:

3.1. física alterada para DTM: a esta altura imagino que dentro da pasta "VEHICLES" do mod DTM existe a pasta "Schnitzer" do SCC, com o arquivo ".veh" alterado em seu interior. Ainda dentro da pasta "VEHICLES" devem estar o arquivo "BMWGTR.gen" alterado e todos os arquivos ".mas" originais do SCC renomeados (nunca sobrescrever nada, senão mela tudo...). Beleza, dentro da pasta "Schnitzer" tem um arquivo com extensão ".hdv", que associa o carro à uma física. Sugiro copiar o arquivo ".hdv" de uma Mercedes "CLK02.hdv" (fica melhor que o Audi e o Opel, mais tarde eu explico) para a pasta "Schnitzer". Abrir novamente o arquivo ".veh" do BMW e encontrar as linhas:

HDVehicle=01Schitzer.hdv

Sounds=BMWGTR.sfx

Alterar para:

HDVehicle=CLK02.HDV

Sounds=CLK02.sfx

E gravar...

Pronto, abre o DTM o mais rápido possível e vai curtir teu BMW DTM. Vai andar como uma Mercedes... É interessante também, se o carro for AI, alterar o nome do piloto no arquivo ".veh" para um presente no DTM (por exemplo "Driver="Bernd Schneider"), senão o carro vai andar mal por "falta de piloto" na pasta "DRIVERS".

3.2. física original: como no caso anterior, todos os arquivos citados até agora já devem ter sido copiados para a pasta "VEHICLES" do DTM. Na pasta "SCVEHICLES" selecionar e copiar para a pasta "VEHICLES" do DTM os seguintes arquivos:

. BMWGTR.sfx

. BMWM3GTR_eng

. BMWM3GTR_ratios

. GT_michelin.tbc

Em seguida abrir o arquivo (com bloco de notas) "BMWGTR.sfx" e procurar pelos sons do BMW (isso demora, se esquecer um único arquivo não vai funcionar...). Na pasta "AUDIO/VEHICLE/SCC" estão estes arquivos, que precisam ser copiados para a pasta "AUDIO/VEHICLE/DTM". Difícil? Não, mas precisa ter paciência... Com todos estes arquivos o BMW deve estar pronto prá rodar no DTM, com física do SCC.

Pessoal, espero sinceramente que eu não tenha esquecido de nada. Se esqueci vocês provavelmente vão me xingar :risada: e vão me dizer onde eu errei. Nem sempre funciona na primeira: precisa fuçar e ter vontade de aprender. Depois que pega a manha fica ridículo de tão fácil... Espero que tenha ficado bem explicado. São 1:30h da manhã, tô com preguiça de ler tudo isso de novo... :ironico: Boa sorte! :brindando: :positivo:

Guest txoncallguy

TORQUATO...vc eh Dez

Mas te garanto uma coisa...Eu num vou nem tentar hauhauhauhauhauha...

Mas os loucos de plantao como vc, estarao tentando eh claro...Vai que eles disponibilizem a pasta do carro, ai fica Show, pra todo mundo.

Abracos

TORQUATO...vc eh Dez

Mas os loucos de plantao como vc' date=' estarao tentando eh claro...Vai que eles disponibilizem a pasta do carro, ai fica Show, pra todo mundo.

Abracos[/quote']

Concordo plenamente. Preguiça comanda. :brindando:

Guest txoncallguy

TORQUATO...vc eh Dez

Mas os loucos de plantao como vc' date=' estarao tentando eh claro...Vai que eles disponibilizem a pasta do carro, ai fica Show, pra todo mundo.

Abracos[/quote']

Concordo plenamente. Preguiça comanda. :brindando:

No seu caso eh preguica...No meu, eh falta de capacidade mesmo...uaiuaiuaiuaiai :082:

Como posso trazer alguns sons de outros mods para o ETCC 2003?

O som é o grande pecado desse mod, queria puxar sons mais graves, mesmo sabendo que nos outros mods os carros são V8 e não V6, qualquer coisa é melhor que aquele assobio no motor. Tem um Honda que baixei que tem um som ótimo, mas não sei como colocar os outros carros com o som dele.

Valeu,

mudei um par de coisas, instalei o F1C em dois diretórios pra pdoer mecher sem ferrar com as minhas configurações.

Seguindo os passo aí, eu estou comum "mod" em que se corre dois F1s, três protótipos, dois porches (carrera cup), dois turismo do scc, dois audis do dtm e um carro do mod da CART.

Fica muito comédia. Lána frente fica os protótipos e os F1s, no fundão ficam os porsches. :082:

Tudo bom amigo.

Estou iniciando no forum pois gostei muito das materias e dicas.

Gosto de jogar gp4 e mods.

Gosto também de F1CH - DTM e SPORTS CAR GT.

Gostaria de saber se vc. jog sports car gt e se essas dicas abaixo servem para o sports car gt.

Peguei varios carros e pistas para ele mas não sei inclui-las. :confuso:

Vc. poderia me ajudar ou também pode ser outro(s) amigo(s).

:positivo:

Por enquanto é isso ai, fico agradecido da atenção dispensada e aguardo dicas, link, etc.

[ ]s.

JORGE SANTOS.

Pessoal' date=' estávamos trocando idéias sobre o mod dos V8SC, num outro tópico, quando eu falei que gostava de "misturar" mods, com corridas longas e grids grandes :banana: Alguns foristas pediram que eu passasse a eles os passos para "converter" carros de um mod para outro. Não sou o maior expert no assunto, tenho certeza que aqui no fórum tem gente que conhece bem mais que eu, mas me propus a dar uma força, iniciando um post que tentasse detalhar todos os passos. Vai ficar meio extenso, mas vamos lá (quem quiser contribuir por favor fique à vontade :positivo: ).

Vou começar com um exemplo (fica mais fácil prá entender): vou "converter" o BMW da equipe Schnitzer (SCC, ALMS_2001) para o mod DTM. A BMW deveria correr no DTM, assim a gente corrije um erro da fábrica e bota os caras prá encarar a Mercedes e a Audi... 8)

1. Fazer uma cópia da pasta "Schnitzer", categoria GT, temporada ALMS_2001. Nela podemos encontrar dois arquivos ".veh", referentes aos dois carros da equipe. Vamos abrir um destes arquivos (com o bloco de notas, por exemplo) e encontrar a seguinte linha:

Classes="GT3, ALMS, SCC2001"

Abrindo qualquer arquivo ".veh" do DTM vamos encontrar para a mesma linha:

Classes="FormulaOne, OpenWheel, DTM02"

Precisamos então alterar o arquivo original ".veh" do BMW para que o mod DTM reconheça o carro... (até aqui tá fácil) :positivo: ;

2. no mesmo arquivo ".veh" do BMW encontramos a seguinte linha:

Graphics=BMWGTR.gen

Os arquivos ".gen" podem ser encontrados na pasta "SCVEHICLES". Copiar este arquivo. Abrindo o arquivo (com o bloco de notas) encontramos as seguintes linhas:

SearchPath=<VEHDIR>

MASFile=HLA.mas

MASFile=cdb.mas

MASFile=cmaps.mas

MASFile=drivers.mas

MASFile=backfire.mas

MASFile=Lights.mas

Estes arquivos ".mas" estão todos na pasta "SCVEHICLES", também. Sugiro fazer uma cópia destes arquivos num outro diretório e renomeá-los para algum nome que os relacione com o mod de origem, algo como:

SearchPath=<VEHDIR>

MASFile=HLAscc.mas

MASFile=cdbscc.mas

MASFile=cmapsscc.mas

MASFile=driversscc.mas

MASFile=backfirescc.mas

MASFile=Lightsscc.mas

Alterar também o arquivo ".gen" original, para os nomes escolhidos. Em seguida, copiar todos os arquivos ".mas" originais do SCC, renomeados, para a pasta "VEHICLES" do DTM. Precisa renomear porque o mod DTM, na sua pasta "VEHICLES" original já possui arquivos (alguns deles) com estes mesmos nomes, apesar de serem arquivos diferentes. Ou seja, prá não sobrescrever os arquivos originais ".mas" do DTM foi preciso renomear os do SCC...

3. Em seguida vem a decisão "mais difícil": vamos querer manter a física original ou vamos querer que as BMW se comportem como os demais carros do DTM? Eu normalmente prefiro a segunda opção, que pode ser mais complicada, mas é uma questão de gosto pessoal, cada um sabe o que é melhor prá si... Prá ninguém ficar triste, vamos fazer as duas opções:

3.1. física alterada para DTM: a esta altura imagino que dentro da pasta "VEHICLES" do mod DTM existe a pasta "Schnitzer" do SCC, com o arquivo ".veh" alterado em seu interior. Ainda dentro da pasta "VEHICLES" devem estar o arquivo "BMWGTR.gen" alterado e todos os arquivos ".mas" originais do SCC renomeados (nunca sobrescrever nada, senão mela tudo...). Beleza, dentro da pasta "Schnitzer" tem um arquivo com extensão ".hdv", que associa o carro à uma física. Sugiro copiar o arquivo ".hdv" de uma Mercedes "CLK02.hdv" (fica melhor que o Audi e o Opel, mais tarde eu explico) para a pasta "Schnitzer". Abrir novamente o arquivo ".veh" do BMW e encontrar as linhas:

HDVehicle=01Schitzer.hdv

Sounds=BMWGTR.sfx

Alterar para:

HDVehicle=CLK02.HDV

Sounds=CLK02.sfx

E gravar...

Pronto, abre o DTM o mais rápido possível e vai curtir teu BMW DTM. Vai andar como uma Mercedes... É interessante também, se o carro for AI, alterar o nome do piloto no arquivo ".veh" para um presente no DTM (por exemplo "Driver="Bernd Schneider"), senão o carro vai andar mal por "falta de piloto" na pasta "DRIVERS".

3.2. física original: como no caso anterior, todos os arquivos citados até agora já devem ter sido copiados para a pasta "VEHICLES" do DTM. Na pasta "SCVEHICLES" selecionar e copiar para a pasta "VEHICLES" do DTM os seguintes arquivos:

. BMWGTR.sfx

. BMWM3GTR_eng

. BMWM3GTR_ratios

. GT_michelin.tbc

Em seguida abrir o arquivo (com bloco de notas) "BMWGTR.sfx" e procurar pelos sons do BMW (isso demora, se esquecer um único arquivo não vai funcionar...). Na pasta "AUDIO/VEHICLE/SCC" estão estes arquivos, que precisam ser copiados para a pasta "AUDIO/VEHICLE/DTM". Difícil? Não, mas precisa ter paciência... Com todos estes arquivos o BMW deve estar pronto prá rodar no DTM, com física do SCC.

Pessoal, espero sinceramente que eu não tenha esquecido de nada. Se esqueci vocês provavelmente vão me xingar :risada: e vão me dizer onde eu errei. Nem sempre funciona na primeira: precisa fuçar e ter vontade de aprender. Depois que pega a manha fica ridículo de tão fácil... Espero que tenha ficado bem explicado. São 1:30h da manhã, tô com preguiça de ler tudo isso de novo... :ironico: Boa sorte! :brindando: :positivo:[/quote']

Amigo jorauto: SCGT rocks! :piloto::banana: Joguei muito até 2002, depois foi diminuindo até que... parei :sad: Pricipal motivo prá eu ter parado: grids pequenos, máximo de 24 carros, quando se consegue... Uma pena! Mas o jogo é 10! Tenho ainda 2 CDs gravados com carros, pistas, utilitários... Vou guardar de lembrança :positivo: Quanto à modificar o SCGT, ou inserir pistas, é muito mais fácil do que no F1C: precisa instalar um patch (acho que é o 1551), um novo "mas scene" e o no-cd. Acho que é só isso, não lembro direito. Depois é só "pegar a lógica" em algum "read me" de alguma pista ou carro ou "mod"... Tem um "monte" de tutoriais para o SCGT, dá uma olhada no "www.rbp-painting.com" ou no fórum do "www.racesimcentral.com" que tu deves achar algum. Nada do que eu escrevi acima se aplica ao SCGT. No F1C é tudo "mais complicado" (mas não é "tanto" assim). No rFactor, que é produzido pela mesma empresa, espero que as coisas voltem a ser simples, como já foram no SCGT, e com qualidade ainda melhor que no F1C...

Torquato, passa aê como faço pra mudar o som do ETCC. Dei uma olhada nos arquivos pelo que voce escreveu e não vi como. To com medo de fazer caca. Não aguento o som do ETCC Evolution. Se der pra ajudar agradeço. :positivo: :brindando:

Valeu,

Carlos

CJLP, prá não errar: entra na pasta "Audio", depois na "Vehicle" e dá uma olhada nos diretórios que estão lá dentro. Se tiveres o PCC (nome estranho em português :082: ) instalado vai haver uma pasta chamada "Carrera". Copia tudo para a pasta ETCC, no mesmo diretório ("Audio"). Em seguida abrir o arquivo .veh do carro que queres modificar o som e alterar a linha "Sounds" com o arquivo do PCC ("Carrera.sfx"). Finalmente copiar o arquivo "Carrera.sfx" que está na pasta "Vehicles" dentro da pasta "PCCSeasonData" para a "Vehicles" da pasta "ETC03SeasonData". Não é o jeito "mais inteligente" de fazer a coisa, mas funciona... :082: :positivo: Funciona prá qualquer carro em qualquer "mod", é só manter a lógica e ter cuidado se for sobreescrever alguma coisa. Outra coisa: sugiro não trocar os sons entre carros muito diferentes (por exemplo um ETCC com o som do PTC :risada: ) porque o arquivo .sfx trabalha com parâmetros de rotação do motor e o resultado pode ser estranho. Carrera e os GT do SCC no ETCC não deve ter problema... Sei que não gostas, mas o som é bem fiel à "realidade": os carros têm 2 litros, 4 cilindros, e se já viste alguma prova do ETCC tens que concordar que são bem parecidos com os originais... :positivo:

CJLP' date=' prá não errar: entra na pasta "Audio", depois na "Vehicle" e dá uma olhada nos diretórios que estão lá dentro. Se tiveres o PCC (nome estranho em português :082: ) instalado vai haver uma pasta chamada "Carrera". Copia tudo para a pasta ETCC, no mesmo diretório ("Audio"). Em seguida abrir o arquivo .veh do carro que queres modificar o som e alterar a linha "Sounds" com o arquivo do PCC ("Carrera.sfx"). Finalmente copiar o arquivo "Carrera.sfx" que está na pasta "Vehicles" dentro da pasta "PCCSeasonData" para a "Vehicles" da pasta "ETC03SeasonData". Não é o jeito "mais inteligente" de fazer a coisa, mas funciona... :082: :positivo: Funciona prá qualquer carro em qualquer "mod", é só manter a lógica e ter cuidado se for sobreescrever alguma coisa. Outra coisa: sugiro não trocar os sons entre carros muito diferentes (por exemplo um ETCC com o som do PTC :risada: ) porque o arquivo .sfx trabalha com parâmetros de rotação do motor e o resultado pode ser estranho. Carrera e os GT do SCC no ETCC não deve ter problema... Sei que não gostas, mas o som é bem fiel à "realidade": os carros têm 2 litros, 4 cilindros, e se já viste alguma prova do ETCC tens que concordar que são bem parecidos com os originais... :positivo:[/quote']

Valeu, cara. :banana:

Vou tentar dar uma mexida aqui e ver o que consigo. Na verdade queria que o som ficasse um pouco mais grave. Queria pegar o som de um dos carros e colocar em todos os outros. É um Honda que baixei, ele tem um som muito gostoso, dá vontatde de ficar com o pé lá embaixo o tempo todo. Só que não vi onde está o som desse carro. Vou procurar melhor em cima do que voce descreveu. :positivo:

Obrigado pela ajuda,

Torquato, esse carro que quero "puxar" o som para os outros não tem arquivo SFX instalado referente a ele. O carro peguei na net, é um carro da equipe RT UNCLE (quem pilota é um velhinho japonês). Olhei os arquivos da pasta zipada e também não tem SFX lá. A lista de arquivos zipados tem a extensão RCD, VEH, BMP, SVM, HDV, INI e GEN. Não sei se um desses se refere a som também. Eu sei que voce já deve estar de saco cheio de fazer isso, mas se der pra dar mais uma força agradeço bastante. :positivo:

O medo de fazer cagada é grande também.

Valeu,

CJLP, vais ficar chocado, meu caro:

Sounds=v3.sfx

Esta linha está no arquivo .veh do Honda Uncle (que é muito legal). Se quiseres todos os carros do ETCC com ele é "só" alterar esta linha em todos os .veh... :positivo: