Jump to content
Forum Autoracing
marcio

Automodelo a Combustao

Recommended Posts

Alguem aqui entende de regulagem do motor. (qtas voltas na agulha alta e qtas voltas na agulha baixa). Pois fui mexer nele a nao esta mais pegando acho que desrregulei algo.

Obas, claro que v desregulou e nem esquentea que todos os R/C'rs passam por isso.

Eu faço R/C elétrico e Nitro desde 99. Posao ajudar, no entanto, preciso saber:

1-que carro é

2-que motor estamos falando (e se é Pull Start)

3-que vela(marca e grau érmico..tá escrito nela!)

4-se mexeu na embreagem, no timing em que ela "engrena" (espero que não).

5-que pipa (escape)

6-se a curva do escape é original

7-qual a cidade em que vc mora.

8-que combustível.

O que acontecia que induziu vc a mexer na regulagem e o que vc fez, exatamente?

Já dá para começar.

Aguardo seu riplái para ver se ainda este fim de semana vc vai queimar Nitro porái!!

Abracci a Tutti

>>>>>>>>>Nitro Rox (ou Nitro On the Rocks...? icon_biggrin.gif )<<<<<

Tiffoso

O carro é um Super Ten Kyosho, Motor 15, a vela num sei, nao meche na embreagem, o escape é original com um prolongamento em L para fora da bolha.

Enfim estou com problema na regulagem das agulhas Baixa e alta, me passaram p/ dar 2 volta na alta e ir esperimentando na baixa até que o carro fique em stand by, hoje eu funcionei ele e senti que ele esta meio presso, e quando ele estica mais ou menos uns 20m ele dá uma cortada no gas (nitrometanol)

Caraco, calma!!!

Primeiro:

Nenhum motor é regulado FRIO!!!!!!!!!!! (

Tá na cara que vc não deu umas voltas anes de acertar a sua usina de força.

Bão, seguinte:

1-agulha de alta: TRÊS VOLTAS,para começo.

2-agulha de baixa: 1 volta.

Tá,isso vai deixar rico paracaraco, mas isso é melhor do que transformar seu motor num lindo peso de papel:D

D~e partida, ele não vai ter uma march-lenta estável, calma, tudo a seu tempo...vai mantendo ele aceso e vai para a pista.

Primeiro vc vai aquecer o conjunto.

"Conjunto", sim, vc vai ter que satura o motor E o chassis com calor.

A Marcha lenta, se muito baixa, aumenta um pouco no parafuso de marcha lenta, a esta altura vc sabe qual é. icon_wink.gif

Vai fazer isso num circuito fechado, onde vc possa ficar aclerando continuamente por uns três minutos. Isso deve ser suficiente.

Beleza, sentiu que o carro ficou mais esperto com o passar dos minutos? Com oaumento da temperatura, a mistura vai ficado mais pobre, então leve isso em consideração quando for fazer seu set-up!!!

Boa, agora vai fechando a agulha de alta, 1/8 por vez!!! Não mais que isso!

O objetivo é ter uma boa quantidade de fumaça e ainda assim o carro apitar no final da reta.Mas não aquele berro de arrebentar!! Vai na boa!

Sempre é melhor trabalhar com a mistura mais para rica. Não vale a pena empobrecer a mistura além da conta.

Isso é papo de quem não conhece ou está a fim de te sacanear, fazendo vc estourar um motor.

Tá, ficou OK com a a alta?

Isso quer izer que, no proceso, sua marcha lenta deve ter aumentado.

Regule conforme necessário.

Agulha de baixa: ela vai comandar a aceleração: Se, como carro parado vc mandar o dedo e ele sair disparado e afogar, tá rico demais , fecha 1/8 e tenta de novo. Se vc acelerar (de parado) e ele simplesmente "afogar", na verdade tá pobre demais, abre 1/8 e repete o teste. Presta atenção e vai acertando com carinho,esse é bem mais chato que a aulha de alta...não me ciulpe os motores Nitro são assim!

De novo, tenta trabalhar mais para o rico, pelo menos nessa fase em que vc está pegando a manha do motor.

Outra:

Marcha-lenta, tenta deixar o mais alta possível, sem o carro sair. Tipo a um pentelhésimo de a embreagem pegar.

Isso deixa a marcha lenta do motor mais estável.

Uf!

Ainda acho que falta para acertar o seu motor.

Leia, releia e anote.

Mais, acesse www.nirorc.com, baixa os arquivos com o básico de ajuste de motores

Posta o que rolar, estou acessando toda a noite.

Boa sorte.

Tiffoso icon_wink.gif

[ 07-09-2002, 22:15: Mensagem editada por: Tiffoso ]

Tá,scuzza, eu estou tentando passar algo mas é extremamente extenso...

Acho que fica mais prático se vc's postarem as dpuvidas e eu desfiar o novelo...

Bora lá!

Só para vc's terem uma idéia...

Este fim de semana eu torrei quase meio galão de Nitro SOZINHO!!!

Não tinha ninguém para correr e eu fiquei correndo contra mim mesmo e foi juntando gente e eu fiz uma regulagem mais amena no motor e chassis e deu pros moleques (e os pais...) darem as suas voltas.

Divertiu da mesma forma!

Isso é curtir o hobby

Bora!!!

Tiffoso

Não entendo nada de R/C a não ser o meu antigo carrinho elétrico movido a quatro pillhas AA e outra bateria 9V no controle, daqueles em comerciais, bem Estrela mesmo.

Mas há uns 3 meses um amigo meu me ofereceu um carrinho a combustão que ele comprou e nunca usou, achei meio caro mas o marido da minha mãe se interessou e quis comprar. Ainda não o fez, mas depois do que vc falou aí... desisti!!!

Parece ser muito complexo, e eu não sei nem onde achar o combustível, e aqui nào tem onde correr... o local que existia... faliu!!

Seguinte:

O Marido da Sra. Digníssima Mama deveria comprar o carro e vc enfiar as caras.

Nem cabe aqui todas as vantagens de uma atitude destas, de assumir os riscos em algo que não se conhece.

1-autoconfiança: mesmo que nem tudo saia 110%, vc rompe seus limites e descobre coisas que nem sabia que sabia!!!Isso acontece ainda comigo, aos 37 ajmos e olha que eu já mechi com moto, aviação leve, kart, motociclismo, etc. |Comecei aos quatro anos, desmontando o despertador do meu pai... icon_biggrin.gif

2-aprender na prática: neste caso inglês (internet em pesquisa...), mecânica, termodinâmica, design e BOIM SENSO!!!

3-habilidade manual...vai aumentando exponencialmente conforme vc vai somando horas mechendo em pilotando.

O meu português tá uma lástima, mesmo...nem vou corrigir. É a caipivódika, scuzza.

Daí, Bello Mio, quer começar, eu e a comunidade R/C estamos à sua disposição.

Se vc achou caro, fuça no I Bazar ou outro que vcacha coisas do arco da velha.

A decisão é sua.

Mais umd detalhe: este é um esporta para o egoísta.

Vc vai correr, para o seu prazer e ponto.

Esquece a massagem de ego que tem os caras que jogam voley, Golf, fazem surf, etc.

Velocidade, nesta forma é um, jogo de vc para vc!

Food for thought!!!

Tiffoso icon_wink.gif

Puxa Tiffoso, interessante o que vc disse aí sobre ser um jogo egoísta. Não tinha notado mas vc tá certo, é que nem outra paixõa de sonhos minha, o aeromodelismo R/C.

Mas o ruim é que aqui não tem mais pista, eu teria que correr por aí... só se eu comprasse um R/C daqueles de 4X4, e andasse nos sítios da vida.

Já entrei na página do automobilismo cearense e nào tem porra nenhuma, os caras querem é ganhar dinheiro. Um campeonatozainho de Corsa, outro De Kart. Nem parece o Ceará que criou a Espron.

Fazer uma pista sairia caro?? Acho que não, tenho um terreno na serra aqui, e pretendemos construir. Acho que poderia fazer algo por lá.

O carrinho do cara tem uma vela, que vc aquece com um negócio lá e tudo. Tem uns pneuzinhos maneiros e se não me engano, a bolha (é isso) é de uma BMW 350i.

Vou avaliar o negócio, pq tb não sei o estado, esse carro tá parado há anos. E tem mais, nem sei onde achar o tal do nitrometano. Ele só pode andar com isso?? Etanol não pode??

Ôba, isso que eu gosto, bora rsponder!

1-Não sei quanto sai uma pista. Off road deve ser mais barata que é só tera e pronto. Já on0road, asfalto o concreto, zebras, etc.

2-O Aquecedor de vela é isso mesmo...ele aquce a vela para a partida, vai gerar a ignição do combustível, tal e qual a vela de motor normal. Depis de dada a partida, aguarda-se uns momentos e a própria energia termodinâmica dos ciclos de combustão vai manter a vela quente o suficiente para manter o motor "vivo".

3- Nem pense em tentar girar esse motor com algo que não seja combustível específico para motor de carro R/C. Nem o de aeromodelismos serve. São requisitos competamente diferentes de % de óleo (sintético e castor) e % de Nitro. Eu tnho usado o nacional Qualitimix, 16% de Nitro na maioria dos meus motores, desde OS CZ-z até o Novarrossi. Vou fuçar com a tchurma da web e ver que pode te fornecer posto Ceará. Qual a cidade?

4-Acesse o Nitrorc www.nirorc.com. Fuçalá e desenferruja esse seu ingês técnico. Eu estou à sua disposição para as dicas porém o asunto é realmente muito vasto, ms dá para se começar com algumas dicas que eu vou passando na medida em que os problemas forem aparecendo.

Bons estudos!!!

Tiffoso

Tiffoso, tenho duas notícias, uma boa e uma péssima!!!

A péssima é que o idiota do cara vendeu o carrinho... putz... 500 reais... usado...

A ótima é que ele vendeu para o dono da pista que eu pensei que tinha falido. ELA AINDA TÁ LÁ.. FINCIONANDO... e se ela tá lá, os viciados tb, eu posso tentar chegar e ver se mem entroso com os caras. E melhor ainda, lá eles alugam R/C para vc brincar, ou seja, eu posso testar antes, e se não quiser comprar, ficar brincando por lá e treinando.

Só por curiosidade... como se dá a partida dos R/C?? Empurrando com a mão??

Qual o óleo que se usa para mistura no metano??

Quais as diferenças de botar mais ou menos óleo no combustível, e quão frequente tem que ser a manutenção dos motores??

SE vc conseguir saber onde vende o combustível aqui, procura saber tb onde é feita a manutenção e onde eu posso aprender a mexer (eu gosto de mexer, colocar os outros para fzer não gosto, tb sempre gostei de fuçar nas coisa e um dos melhores presentes que já ganhei na vida foi um jogo de ferramentas!!!)

Como eu falei, preço é questão de fuçare achar o SEU negócio.

Normalmente o pessoal de R/C sempre é simpático a novos pilotos. Mas tem chao e burgês babaca em todo lugar... icon_sad.gif

A partida se dá de duas formas: Pull Start (que é aquela onde tem uma cordinha saindo da traseira do motor e com "Starter" que é um sistemas em que um sistema elétrico (um motor direto ou dois motores com correias...) dão a partida no mtor acionando o volante (Flyweel) do motor. O sistema cok o Pull Start (cordinha) é mais pesado, menos conveniente se vc estiver com a carburação desregulada (fica lá puxando aquela cordinha qiunze minutos e vc vai querer jogar tudo no lixo!), no entanto é standard na maioria dos carros Sport. O Os motores que não teem o pull Start e usam de um sistema externo de acionamento (Starter) são mais prático para a partida e geram mais potência e torque.

O procedimento é mais ou menos o seguinte: Combustível no tanque, fazer chegar um pouco deste combustível até o carburador, com a bomba do tanque eou tampando a saída do escape dando duas ou três puxadas no Pull Start (umas voltas no Starter); por o aquecedor da vela na dita cuja... icon_biggrin.gif , dar a partida.

Daí para a frente é saber dosar o acelerador por uns quinze seundos e tirar o aquecedor, que o motor já vai ter calor suficiente para manter os ciclos. Não fique esguelando motor, que vai F..er com ele. Nunca se acelera ummtor desses cm as rodas fora do chão. Sema carga ele vai girar além do RPM para o qual foi projetado e isso é receita de desastre para qualquer motor.

O óleo é misturado no combustível, numa proporção de 16%. Este lubrificante é parte óleo de castor, parte sintético, cada fabricante tem sua receita,muito bem guardada. Vc não mexe na quanida de óleo no combustíel pq ele já vem convenientemente mixado para vc.Os Gringos teem mania de fazer suas poções mas ale´m de ser perigoso (tóxico e cancerígeno..) nunca vi alguém vencer por lá com combustível feiot em casa...bem mais prático usar um combustível de qualidade e boa!!!

Detalhe importante: se vc empobrece a mistura para conseguir muito mais giro, vai haver menos óleo para lubrificar e levar calor para fora do motor e o motor vai superaquecer lentamente durante seu funcionamento até travar e transformar seu investimento em um lindo peso de papel! Sempre tem que haver uma boa quanidade de fumaça saindo do escape em marca lenta, em aceleração e em velocidade final.

manutenção básica é manter os filtros (de ar e de combustivel) limpos bem como o exterior do motor. Poeira é inimiga de qualquer motor. lembra que poeira e terra são básicamente rocha em pó, portanto abrasivos violentos. Limpar aquela lambança que fazemos com o combustível e poeira é bico: compra uma daquelas bombas que as tias usam para regar plantas, enche de álcool comum, vaporize com generosidade o carro todo (menos os eletrônicos como rádio e servos!) e use pincel macio. vai repetindo até ficar limpo e seco.

No processo, vc vai fazre uma inspeção visual, detectando coisas a serem ajustadas e/ou consertadas o chasis e/ou nos outros subconjuntos.

Next!!! icon_biggrin.gificon_biggrin.gif

Tiffoso

quote:

Originalmente postada por: Tiffoso:

Seguinte:

Nem cabe aqui todas as vantagens de uma atitude destas, de assumir os riscos em algo que não se conhece.

1-autoconfiança: mesmo que nem tudo saia 110%, vc rompe seus limites e descobre coisas que nem sabia que sabia!!!Isso acontece ainda comigo, aos 37 ajmos

Tiffoso
icon_wink.gif

Ae Tiffoso, muito bem colocado, lendo sua msg me identifikei muito, tb adoro o meu R/C, mas no ultimo mes inventei de fazer trilhas de moto. (fazia quase 11 anos q nao pilotava uma), comprei a bagaca enfiei na lama e cai, foi um prazer inigualavel.

Tb descobri q aos 31 anos tem muita coisa legal a ser descoberta.

Ahh. tb descobri que quebrei meu pe. ( colocando a moto na carreta).

Valeu Galera

Ô Raius!!! (cum sotaque Lusitano...)

Tu se esborraxas de moto e vais me "quebraire" o pé ao "colocaire" a motoca na carêta?

Ora POis!!! medroso.gif

Ki Raius de Motociclista és Tu??? icon_confused.gif

Brincadeirinha!!! icon_razz.gificon_razz.gificon_razz.gif

Eu que sei o quanto amamos nossa máquinas e, na verdade, tudo que funciona (às vezes não muito bem...) quando metemos a mão na massa.

Mesmo se não funciona ma fica belo (Plasti...) já tá valendo!!!

Tiffoso icon_wink.gif

Pior eh ter q ficar ouvindo as piadinhas ...

Mas he d Fu$#%@$...

Minha mulher acha q to inventando q cai de moto e ai me machukei ..

Q cai cai e varias vezes, mas eh normalll.

Agora to d molho, mas tem o lado bom posso ficar pintando o dia todo sem ninguem me encher o saco !!!