Jump to content
Forum Autoracing
Sign in to follow this  
Alexis Magni Mefano

Ae gente deem uma ajuda ao iniciante aqui!

Recommended Posts

Opa!!

Sou novo aqui e como já tinha dito já fiz 3 modelos de plastico

1 foi o Mig21 que até hoje eu tenho e foi o que fucou mais bem feito e usei 2 tintas, o outro foi o P38 em que usei cinza, vermelho e preto e fiz ele mas não use a cola direito então ele tá cheio de marca de cola visivel e outro foi um porta aviões do tamanho de uma mãe que apos ficar pronto eu esquentei um alfinete, furei o casco e tentei imitar um torpedo atingindo ele...

Como que os experientes fazem os carros aqui?

Vocês compram aquele kit que já vem os pedaços e é só destacar, colar e pintar ou vocês fazem as peças dos seus carros ou motos?

Eu compro kits.....e acrescento alguns detalhes feitos por mim mesmo, ou comprados em separado, para dar mais realismo, ou aumentar o detalhamento.

O importante é vc saber que o resultado final que vc deseja(fotos de referência), bolar um esquema para chegar nele(Escolher materiais e técnicas), e depois fazer(A melhor parte)....Na verdade o FAZER é o mais legal de tudo...depois que está pronto nao é tão legal... icon_biggrin.gif

O Enzo, descreveu bem, qtos modelos perdemos dias e dias detalhando um motores ou cockpit, e depois cobrimos com um capus, ou canopi ficando tudo escondido.

Mas as vezes gosto de ficar olhando meus tanques e dioramas...

T+

O Alec, ce ta parecendo metralhadora descontrolada, meu!! icon_biggrin.gif

Calma ai!!

Aviao, Porta-Avioes, agora carro. Po!!!

Seguinte: cada um desses ai demanda uma tipo ligeiramente diferente de abordagem. Os "Dinossauros" aqui vao lembrar que a gente vai diferente de uma aviao para um carro de F-1. Sao tecnicas basicamente as mesmas mas com diferencas marcantes.

Mas guentai que eu estou me adiantando:

Sugiro (de novo...) que vc se foque em um tema e se dedique a ele.

Gosta mais dos avioes a jato? Legal bora fazer uns tres em seguida. Vc vai ver que o segundo ja vai ficar diferente. Vc vai "pegando a mao".

Prefere carros? Gosta de uns carros tipo Le Man? Intao, tem Toyota, Mercedes o escambau? mesma coisa!

Foca um pouco para vc ir pegando o SEU modo de fazer as coisas.

Senao vc nao concentras seus esforcos e demora a evoluir sua tecnica.

Determine oq eu mais te fala ao coracao e bora ver qual e.

Quanto ao lance da cola: vc usou a cola que vem no kit? Ela derrete as pecas plasticas "soldando" ambas. Cuidado com quantidades, quanto menos melhor. E use algo para segura-las ewnquanto secam. Duas metades de asa podem ser seguras com prendedor de roupa. As metades de fuselagem, com fita Durex ou fita crepe. Bem firme e bem justo.

Que mais? Postai as duvidas que nois tamos as disposicao!!!

Bons "filhotes" icon_biggrin.gif

Abracci a tutti

Tiffoso

Ah!

Bai de uei (ou by the way pros "cultos").

Eu nao sei fazer Scratch built.

Compro kit e vou montando.

No detalhamento eu abuso do que tiver `a mao:

-Cabo de velas eu faco com fio de telefone (aqueles coloridinhos de central telefonica)

-Cinto de seguranca (carro 1/24 e 1/20) eu uso aquela fita de abrir pacote de biscoito icon_wink.gif juro, fica perfeito!!!

-Circuito de freio em carro 1/12, enrolo fio de cortar isopor em um fio de cobre desses eletricos, como se fosse uma corda de violao. Fica igual a um "Braided Steel Line". O duro e fazer... icon_sad.gif .

E porai vai!

Tiffoso

Alec , é bem pelo q o Tiffoso falou.

Nada impede de vc montar F1 e caças ao mesmo tempo , técnicas de montagem e pintura são iguais.

O problema é q vc se concentra numa coisa e depois qdo passa pra outra , vc pode perder um pouco de noção dos esquemas de montagem.

Um caça vc usa pintura fosca na maioria das vezes e se vc conseguir dar aquele "wheathering" melhor , mas nos F1 , a idéia é deixar a pintura o mais brilhante e perfeita possível.

O q estou falando não é regra , eu tenho vários F1 na estante e alguns caças , só q só ando mexendo com F1 pq é o q mais agrada no momento.

tudo tem sua hora , se vc acha q o barato é caças , abra a caixa e manda bala.

Tiffoso

Eu tbm tenho um bom pedaço de cabo telefonico e os fios são das mais diversas cores possíveis.

Só q não tem preto. Nesse caso vc costuma pintar os fios? Digo isso pq o fio sendo maleável e vc pintando , ela pode descascar. Ou não?

Yes, Claudiao!!

Eu pinto imediatamente apos instalar, para ele secar em posicao.

Sei, nem sempre da, mas se vc tentar vai ver que em 95% dos casos da sim, e fica legal.

Outrossim, eu acho muito interessamte achar fios amarelos que representam muito bem aqueles cabos siliconados de Hot-Rod. Sao mais raros, mas achaveis. E para colar, uma gotinha de CA e pronto.

Mais uma da caixa de sucata:

Sabe aquelas mangueiras fininhas que vem com os kits de moto Tamyia 1/12, que representam os cabos de velas? Sempre sobra muito entao...

Ficam perfeito em carros 1/24 e 1/20 como mangueiras de oleo...

Uma fita fininha de Bare Metal Foil ao redor das pontas representam os terminais hidraulicos. E para ficar mais interessante ainda, Clear Blue nesses terminais (de aluminio) e ficam igualzinho aos circuitos de oleo com terminais de aluminio anodizado...

Tiffoso

Grande Tiffoso , fiz um teste hoje usando X-18 mesmo e a tinta não descascou. Ficou beleza , agora vou usar disso pra fazer os detalhamentos.

Boa hora pra isso , eu nunca fiz nada decente até hoje e é hora de começar a dar a cara pra bater.

As mangueiras hidráulicas sobram bastante mesmo e guradei tudo pra um dia usar. Até alguns kits antigos como a FW07 sobram um pouco e são uma beleza pra se trabalhar. A da bare metal tbm é muito legal e muito em conta , o uso deve ser ínfimo.

Agora no caso de detalhamentos , o q pega mesmo é fazer um scratch dos conectores eletronicos. Eu sei q existem alguns kits da Perfect Parts e da Scale q já vem prontos , mas custam tudo mais de US$20!!!! Fora o frete!!!!

É , um dia chego lá.......

Claudiao, tem uma atitude que eu aprendi nos meus primordios como mechanico, dico mecanico de motos e foi na mesma epoca das minhas primeiras motos e nenhuma grana...improvisacao.

Eu quebrava algo e olhava ao redor procurando algo para "consertar.

Na minha RS 125 eu usei vela de Fusca (com umas quatroa arruelas de encosto...) por um ano!!

"Fio de buzina? Mete a mao naquela batedeira veia largada la na cozinha! Tem Fio pacas la!!!"

E porai vai!

Eu ja fiz esses conectores eletronicos de resto de araudite seco que descascou de um remendo de capacete.

(Ta numa F 312T2 que ate nem ficou muito boa, tenho que refaze-la, mas o detalhamento do motor tem umas coisas dessas.)

Catei o estilete e fui esculpindo.

Em umas quatro tentativas eu fiz uma peca legal e depois foi so repetir a tecnica.

Tudo se faz, mesmo pq, nao nasceu feito... icon_biggrin.gif

Tifffoso

[ 19-06-2002, 16:29: Mensagem editada por: Tiffoso ]

É isso ai Tiffoso...

E se ficar muito bom coloca 10 num saquinho e leva pra vender na colecionáveis por 40 paus...tem uns retardados que nem eu que compram.... icon_biggrin.gif

Esculpir resto de araldite???

Usar vela de fusca em moto????

Tiffoso , além de plastimasoquista , vc tbm é gambiarra-man?? icon_biggrin.gificon_biggrin.gif

Tiffoso-McGyver!!!!

Abraço

Gambiarra-Man ficou muito bem, obrigado icon_wink.gif

Quando eu enjoar do "Tiffoso" parto para essa...

Tiffoso