Jump to content
Forum Autoracing
Sign in to follow this  
Guest

Porsche na F1 ?

Recommended Posts

Meus amigos, a questão de 5 mesmes, li numa revista alemã de que a Porsche estaria interessada em voltar a F1, mas não como fornecedora de Motor, mas sim como equipe, algumas línguas malvadas do circo, falaram que a P estaria interessada na Minardi mas outras linguas dizem que ela vai entrar com tudo, segundo o diretor esportivo da P esse é só um "boato" mas as grandes esportistas estão roubando aos poucos uma pequena % da grana da P anualmente mas ele rebateu "Nossos carros falam por sí só, mas propaganda sempre será a alma do negócio e a Ferrari, BMW e Mercedes estão investindo pesado. Ficar para trás pode ser perigoso"...

Eu juro que quero a P na F1, só assim pra baixar a bola da Mercedes e da Ferrari além de estigar outras cias com Lamborghini ou outras ferradas do mundo milionário dos esportivos.

Um abraço.

Certissimo, Rick, certissimo. Se eles fizerem na formula 1 coisas tao boas como sao estas "amadas coisinhas" de rua entao nossos amigos da Ferrari, Mercedes, Toyota e outras mais terao com o que se preocupar. Se o cara da fabrica disse mesmo este negocio de ficar atras, etc, etc entao eh porque eles ja nem estao pensando ELES ESTAO TRABALHANDO MESMO. Resta saber qual equipe eles vao comprar ja que nao tem mais vaga para NOVAS equipes na formula 1.

Acho difícil a Lamborghini voltar à F1 depois do fracasso com a simtek em 93, se não me engano.

A Yamaha tb não volta, gastou muito e tá preferindo as motos.

Engraçado é o fato de a Chevrolet nunca ter posto seus motores na F1... já pensaram nisso??

Já imaginaram um F1 com aqueles motorzões Chevy, barulhentos, bebedores e potentes??

Acho que vou mandar um email para a GM já já e dar umas idéias para os caras...

Não sei qual é a dos caras da GM, antes eu já tinha pensado nisso, mas agora q vc tocou na ferida, acho interessante se eles tivessem uma equipe, seria treta mesmo com a Ford, mas ainda não vamos nos esquecer que a VOLKS tbm nunca demostrou interesse, Vejam bem, já temos a FIAT, a FORD, a BMW a Mercedes, a Toyota entra na temp de 2002, seerá q até lá a as outras tomam coragem?

Topico de 21 anos atras e a Porsche ainda nao entrou na F1. 🤣

• Haha 1

Interesse deles agora é no combustível, mais do que no tipo de motor que vão seguir em 2025. 

E o post meu ali acima de 20 anos atrás?? 😃

Enfim... ainda não sabem (a VW) nem com que marca vão (se é que...) entrar.

• Thanks 1

57 minutes ago, edermetal said:

Porsche na F-1 tem o mesmo nível de probabilidade que a Ferrari sair da F-1.:banana:

Tipo isso. Acho que vou ate dar uma olhada se as acoes deles sobem quando soltam noticia de que estao pensando em entrar na F1. So pode ser isso.

Uma coisa vocês não consideraram: A Porsche é uma empresa do grupo VOLKSWAGEN e como tal toda e qualquer decisão da diretoria ou presidência da Porsche necessariamente passa pela aprovação da matriz. No "frigir dos ovos" quem bate o martelo é a VOLKSWAGEN. Então ao que tudo parece nestes 21 anos a Porsche tinha mesmo a intenção de entrar na F1 mas a VOLKSWAGEN nunca se interessou! Agora a situação é muito diferente, o interesse é da própria VOLKSWAGEN, confira:

Grupo Volkswagen pode admitir entrada na Fórmula 1 se esta se tornar mais sustentável com a nova regulação de 2025

https://multinews.sapo.pt/atualidade/grupo-volkswagen-pode-admitir-entrada-na-formula-1-se-esta-se-tornar-mais-sustentavel-com-a-nova-regulacao-de-2025

formula1.jpg

Sendo assim, eu acho que AGORA VAI! :positivo1:

Galera fala de Porsche na F1 pensando na McLaren Tag Porsche, mas a ultima vez que apareceu foi na Arrows e não deu saudade nenhuma.

Algumas montadoras famosas não foram muito relevantes na categoria: Subaru, Lamborghini, Yamaha, Peugeot. Ponho no mesmo balaio a Toyota

2 hours ago, ThiagoLemos said:

Galera fala de Porsche na F1 pensando na McLaren Tag Porsche, mas a ultima vez que apareceu foi na Arrows e não deu saudade nenhuma.

Algumas montadoras famosas não foram muito relevantes na categoria: Subaru, Lamborghini, Yamaha, Peugeot. Ponho no mesmo balaio a Toyota

O Rodrigo Mattar conta sobre esta passagem deles na F-1:

"A parceria entre Footwoork e Arrows traria mudanças profundas na equipe a partir de 1991. Wataru Ohashi subscreveu Jackie Oliver, ficou majoritário e pôs o nome de sua organização nos carros que anteriormente se chamavam Arrows. Não obstante, o japonês conseguiu que a Porsche construísse um motor aspirado para a Fórmula 1."

"Concebido em 12 cilindros em V com um ângulo de 80º nas bancadas, o propulsor, que recebeu a sigla 3512, ficou pronto ainda em 1990 e foi testado num chassi antigo da Arrows antes que o novo modelo – projeto de Alan Jenkins, antigo engenheiro de pista de John Watson na McLaren e responsável pelo Onyx que correu entre 1989 e 1990 – ficasse pronto. De saída, os alemães vacilaram num detalhe fundamental: o peso do motor. Com nada menos que 200 kg, a unidade germânica era a mais pesada da categoria, num tremendo contraste com os outros propulsores V-12 da época, construídos por Ferrari, Honda e até Lamborghini."

"Em vista do FA12 precisar ser redesenhado para acomodar o motor Porsche, o jeito foi a Footwork iniciar a campanha de 1991 com o modelo FA11C, que serviu de “mula”, dando quilometragem ao motor Porsche, que segundo consta, eram dois V-6 fundidos. O desempenho de Michele Alboreto e Alex Caffi com o velho carro desenhado por James Robinson foi sofrível. Só Alboreto conseguiu um lugar no grid nas três primeiras corridas, largando em penúltimo no GP dos EUA em Phoenix e abandonando por quebra de câmbio."

"No circuito de Imola, o veterano piloto teria à disposição finalmente o FA12, mas destruiu o carro num grande acidente na fatídica curva Tamburello. Felizmente o ângulo da pancada foi favorável e Alboreto saiu andando, apenas tirando a poeira do macacão. Nem ele e nem Caffi se qualificariam para aquela corrida. Em Mônaco, foi a vez de Caffi sofrer outro acidente violento com o Footwork FA12 . O carro se partiu em dois na pancada com o guard-rail dos Esses da Piscina. Monocoque e motor para um lado, câmbio e suspensão traseira para o outro. O resultado foi que o piloto ficou “de molho” por algumas corridas e em seu lugar entrou outro veterano, o sueco Stefan Johansson."

"No Canadá, como por milagre, tanto ele quanto Alboreto conseguiram se qualificar, mas ambos enfrentaram problemas mecânicos na corrida e desistiram. Johansson não conseguiu correr no México e o italiano abandonou com queda de pressão de óleo, naquela que seria a última aparição – até hoje – de um motor Porsche na Fórmula 1. De comum acordo, os alemães e a Footwork romperam o contrato, depois de tamanho “mico” perpetrado pela equipe nas primeiras corridas de 1991."  (Fonte: Saudosas pequenas: Arrows - parte VIII)

• Like 1