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César NC

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  1. Ah, sobre o assunto de "piloto não conseguir dizer não" para os figurões, também há o fato de que, com certeza, em situações adversas em que o NÃO se aplicaria, tudo deu certo (mesmo sendo errado ). Provavelmente em 99% das vezes rsss.... Então é complicado mesmo. Esse papo de "quem manda no avião é o comandante" vai até o figurão ligar pro RH.
  2. Rico, Seu item 2 também me passou pela cabeça. Isso acontece sim, até bem comum. Neste caso específico, então haveria 2 questões 1)- "Não dizer não". Bom, o aeroporto estava operando. Não há como um piloto dizer "não" nesta situação. Não sei o por que da arremetida: Ou ele estava fora do alinhamento da pista, quando conseguiu visualizá-la (o que só aconteceu a apenas 100 pés da Altitude de Decisão) OU ele estava muito alto ou muito baixo (do que deveria estar na rampa de decida). Se ele "chamou" a arremetida dentro da MDA, então aconteceu a pelo menos 700ft, o que não é "baix
  3. É verdade isso? (ontem não li notícias). Estranho, achei que as CPs começassem e parassem de gravar automaticamente.....
  4. Ta demorando, mas jaja chega..... (caiu dia 13, vc sabe... Número do PT )
  5. Jajá vem a tese de ataque coordenado dos Illuminati com o HAARP, cujo acordo com os Reptilianos da constelação de Draco previa a reeleição de Dilma. Uma reptiliana, isso todo mundo já sabe.
  6. Mas que ponto mandaria o A/P tomar conta nesta hora? Na aproximação, o painel já vem setado com a arremetida (Heading e Alt), não? Só não sei quando que é acionado... Mesmo sendo visual não precisa ser "manual", precisa?
  7. Pensei nisso, também, muitos procedimentos de arremetida são subida na direção da pista até certa altura e depois a curva. Nesta situação o piloto tem tempo de providenciar a subida (recolhe trem, flaps, acerta velocidade) antes de providenciar a curva. No caso do Cessna, o procedimento já curva direta pra esqueda subindo (recolhendo trem, flaps, ajustando A/P, etc). E ele deve ter feito (ou pelo menos iniciado) no braço, não com A/P. Em tempo, eu mencionei o procedimento Echo 1 porque foi o procedimento que o próprio piloto disse que estava fazendo no momento da arremetida. Out
  8. É, ontem que entendi que ele arremeteu da Base Aérea de Santos e não de Guarulhos. Esse procedimento Echo 1 prevê curva pra esquerda em subida pra 4000 até apontar pro NDB de Santos (um instrumento balizador) e depois sair para Sul sobre o mar e retornar pra pousar. Procedimento bem basiquinho mesmo. (Carta aqui: http://www.aisweb.aer.mil.br/download/?arquivo=14c6a57e-3de8-1030-95e7-72567f175e3a) Só não dizem a que distância da pista ele estava quando decidiu pela arremetida. As vezes se arremete ainda bem distante, sem precisar de MUUUIIITOOO motor pra subir novamente. Perda de
  9. Não consegui acompanhar o noticiário hoje, sobre o Cessna que caiu em Santos com o Eduardo Campos. Quem for sabendo vai postando... Ouvi dizer que teria arremetido em Guarulhos e SAT é mesmo um ponto de espera muito comum para Guarulhos e Congonhas. A queda em si que é estranha, pois para arremeter de GRU e chegar em Santos, já teria subido a pelo menos 6.000 pés. (quem sabe até mais).
  10. Essa CBF vem com cada uma.... affff E ainda devem achar que somos bobos. Obviamente mandaram vazar esse assunto, assim a imprensa passava o fim de semana todo metendo o pau. Quando anunciarem hoje já terão dito 90% dos escrachos.
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