Jump to content
Forum Autoracing

All Activity

This stream auto-updates     

  1. Today
  2. Igor Fraga não irá correr pela Hitech, a vaga foi para o Stanek (que era um dos nomes cogitados na Art). Aparentemente o Fraga também saiu do programa da Red Bull.
  3. ENEM tá só com tema bosta tem uns 10 anos já. Estão perdidos.
  4. ... 18 de janeiro, a terceira segunda-feira de janeiro, Blue Monday, o dia mais triste do ano http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/01/terceira-segunda-feira-de-janeiro-e-o-dia-mais-triste-diz-psicologo-ingles.html E agora? O dia mais triste do ano coincidiu com o Dia Internacional do Riso!
  5. ... 18 de janeiro, dia internacional do riso! https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-do-riso
  6. Nuno

    Mc Dia INfeliz

    Opinião de quem já comeu: muito melhor. Afinal de contas, eu faço o hambúrguer com carne moída (uso paulistinha, acém ou patinho) + bacon moído, na proporção de 80/20 por cento. Claro que tenho meus segredos de tempero. E os faço assados no forno ou grelhados numa pequena churrasqueira a carvão que tenho em casa. Dois dedos de altura (e não aquele disquinho chapado de cinco milímetros dos fast-foods). Na próxima vez que fizer, eu posto uma foto aqui.
  7. Fala galera. Feliz 2021. A pergunta é: pegou Covid, Nuno? Não sei. E o que me dizem do tema da redação do Enem: O impacto das doenças mentais na sociedade brasileira. Fala sério. Com tanta coisa acontecendo no país, os caras me saem com esse tema? Quase comecei a minha com "escolher um tema desses é coisa de alienado..."
  8. Yesterday
  9. Avaliação | VW Gol 1.6 contra Todo Mundo https://www.avaliacarros.com/2021/01/avaliacao-vw-gol-1-6-contra-todo-mundo
  10. Volkswagen Gol 1.6 com consumo de carro 1.0 Após testarmos dois Volkswagen Gol 1.6 chegamos a seguinte conclusão: o 1.6 é tão econômico quanto veículos 1.0, vamos aos detalhes: Condições do teste: O carro rodou mais de 600 km pela rodovia BR-381 Fernão Dias no trecho entre São Paulo e Belo Horizonte. Saiba mais (clicando aqui) Visando melhorar o consumo de combustível, foram seguidas rigorosamente essas 4 diretivas: 1 – Calibrar todos os pneus do veículo com a calibragem recomendada no manual do proprietário 2 – Fechar todos os vidros do carro em velocidades superiores a 80 km/h 3 – Obedecer rigorosamente os limites de velocidade da rodovia BR381- Fernão Dias 4 – Não utilizar o sistema de ar condicionado, apenas o sistema de ventilação forçada que é elétrico Consumo efetivo apurado: A primeira tabela lista o consumo dos veículos abastecidos com Gasolina: Gol 1.6 contra Todo Mundo Automóvel abastecido com Gasolina Consumo Saiba dos detalhes: Chevrolet Onix JOY 1.0 15,6 km/l clique aqui Volkswagen Gol 1.6 15,4 km/l clique aqui FIAT Argo Drive 1.0 14,5 km/l clique aqui - - - A segunda tabela lista os veículos abastecidos com Etanol Gol 1.6 contra Todo Mundo Automóvel abastecido com Etanol Consumo Saiba dos detalhes: Chevrolet Onix LT1 1.0 13,2 km/l clique aqui Volkswagen Polo 1.0 12,6 km/l clique aqui Chevrolet Onix JOY 1.0 12,4 km/l clique aqui Volkswagen Gol 1.6 12,0 km/l clique aqui - - - E assim termina esta comparação. É isso ai pessoal, até a próxima! Ricardo Rico Membro da equipe Avalia Carros, Ricardo Rico é Instrutor de Trânsito formado pelo CEVAT credenciado pelo DETRAN/SP e também é DOV - Despachante Operacional de Voo.
  11. ... 17 de janeiro, o terceiro domingo do ano, Dia Mundial da Neve: https://world-snow-day.com By Opel Italia
  12. ... 17 de janeiro, Dia Internacional da Culinária Italiana
  13. Os tempos desse teste são meio desencontrados, mas acho que foram esses: Piquet 1m05s90 Baldi 1m06s80 Senna 1m06s90 Guerrerro 1m08s60 Martini 1m08s90 Conhecendo Piquet e sabendo que ele apostou US 100 mil, acho que ele fez alguma mutreta no botão do turbo. Fonte: https://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/blogs/f1-memoria/post/2019/02/09/piquet-e-senna-companheiros-na-brabham-ha-35-anos-polemica-envolveu-brasileiros.ghtml Fonte: http://blogdoboueri.blogspot.com/2015/04/aquele-teste-na-brabham.html PP
  14. Last week
  15. AT40 - AMERICAN TOP 40 / WITH RYAN SEACRESTOuvindo agora! Listen Now: https://tunein.com/radio/American-Top-40-with-Ryan-Seacrest-p39296Every week, from the heart of the music business in Hollywood, with Ryan Seacrest counts down from Number 40 to the hottest hit song in America. Broadcasted to Europe, East Africa, America, Asia and Australia
  16. TOP 40- January 16, 2021 1 Mood - 24kGoldn feat. Iann Dior 2 positions - Ariana Grande 3 Holy - Justin Bieber & Chance The Rapper 4 Kings & Queens - Ava Max 5 Levitating - Dua Lipa f/Da Baby 6 Bang! - AJR 7 Go Crazy - Chris Brown & Young Thug 8 Lonely - Justin Bieber & benny blanco 9 Laugh Now Cry Later - Drake feat. Lil Durk 10 Therefore I Am - Billie Eilish 11 Diamonds - Sam Smith 12 I Hope - Gabby Barrett f/ Charlie Puth 13 34+35 - Ariana Grande 14 Golden - Harry Styles 15 Dynamite - BTS 16 Blinding Lights - The Weeknd 17 Monster - Shawn Mendes & Justin Bieber 18 Take You Dancing - Jason Derulo 19 ily (i love you baby) - Surf Mesa feat. Emilee 20 you broke me first - Tate McRae 21 Put Your Records On - Ritt Momney 22 Be Like That - Kane Brown, Swae Lee, Khalid 23 Holiday - Lil Nas X 24 Savage Love (Laxed-siren Beat) - Jawsh 685 X Jason Derulo 25 My Ex's Best Friend - Machine Gun Kelly & Blackbear 26 Before You Go - Lewis Capaldi 27 Prisoner - Miley Cyrus F/Dua Lipa 28 Watermelon Sugar - Harry Styles 29 Save Your Tears - The Weeknd 30 Break My Heart - Dua Lipa 31 willow - Taylor Swift 32 Afterglow - Ed Sheeran 33 ROCKSTAR - DaBaby feat. Roddy Ricch 34 What You Know Bout Love - Pop Smoke 35 Lemonade - Internet Money & Gunna feat. Don Toliver, NAV 36 SO DONE - The Kid Laroi 37 Adore You - Harry Styles 38 Heather - Conan Gray 39 Hawai - Maluma X The Weeknd 40 Roses - SAINt JHN Playlist: https://www.at40.com/charts/top-40-238/2021-01-16-january-16-2020
  17. Tesla recalls 158,000 Model S and Model X vehicles – report https://www.caradvice.com.au/916000/tesla-recalls-158000-model-s-and-model-x-vehicles-report
  18. Lance Stroll drives the Aston Martin Vantage at Silverstone | Aston Martin F1 By Aston Martin
  19. Avaliação | VW Gol | Test Drive Estendido 2 https://www.avaliacarros.com/2021/01/avaliacao-vw-gol-test-drive-estendido-2
  20. Volkswagen Gol 1.6 Na virada de ano precisei de um carro para ir a São Caetano do Sul/SP e o carro locado desta vez foi um Volkswagen Gol com motor 1.6. Dessa vez fiz reserva com antecedência então não houve problemas em encontrar um carro neste feriado. Foram 1.362 km rodados, vamos aos detalhes: Condições do teste: O período de locação foi do dia 30 de dezembro a 4 de janeiro, o carro rodou em perímetro urbano nas cidades de São Paulo/SP, São Caetano do Sul/SP e Belo Horizonte/MG com sol entre nuvens, e as vezes com tempo chuvoso e temperatura média em torno de 26ºC e dessa vez não enfrentou trânsito pesado em nenhum momento apenas chuva leve e muitas vezes pesada em alguns trechos da rodovia BR-381 Fernão Dias. Viajando para São Caetano do Sul: > Sai de Belo Horizonte as 12h00 pelo anel rodoviário. + 1:07min > As 13h07min passei pelo 1º pedágio em Itatiaiuçu/MG no KM 546. São 8 pedágios até São Caetano do Sul todos na BR-381 Rodovia Fernão Dias sendo todos pertencentes a concessionária Autopista Fernão Dias e todos no valor de R$ 2,30 + 0:32min > As 13h39min passei pelo 2º pedágio em Carmópolis de Minas/MG no KM 596 + 0:10min > As 13h49min fiz uma parada no GRAAL OLIVEIRA para almoçar. Permaneci 53 minutos parado, saindo as 14h42min + 0:28min > As 15h10min passei pelo 3º pedágio em Santo Antonio do Amparo/MG no KM 659 + 0:45min > As 15h55min passei pelo 4º pedágio em Carmo da Cachoeira/MG no KM 733 + 0:42min > As 16h37min passei pelo 5º pedágio em São Gonçalo do Sapucai/MG no KM 804 + 0h22min > As 16h59min fiz uma parada no GRAAL BELA VISTA em São Sebastião da Bela Vista/MG para esticar as pernas e fazer um lanche. Permaneci 38 minutos parado, saindo as 17h37min. + 0:35min > As 18h12min passei pelo 6º pedágio ainda no Estado de Minas Gerais que fica em Cambuí no KM 902 + 0:40min > As 18h52min passei pelo 7º pedágio este já no Estado de São Paulo que fica em Vargem no KM 007. Aqui ocorreu uma curiosidade, o pedágio de Vargem estava cheio devido ao grande fluxo de veículos e a poucas cabines funcionando e quando me dei conta estava em uma fila que levava a uma cabine fechada, sem atendente, neste momento foi preciso contar com a solidariedade de algum motorista que me deixasse entrar na sua frente configurando assim um furo "não" intencional da fila. Tentei a sorte e fiz sinal para o motorista do carro ao lado do meu, um Honda Civic e o motorista me atendeu prontamente e foi deveras gentil me deixando entrar na fila correta na frente dele. Ao passar pela cabine retribui a gentileza e paguei o pedágio dele. + 0:30min > Como na locação anterior, bastou passar pela cidade de Atibaia/SP e o carro abriu a reserva. Como o carro já havia sido aprovado no Desafio dos 600 km na locação anterior decidi seguir em frente sem abastecer + 0:11min > Por fim, as 19h33 passei pelo 8º e último pedágio em Mairiporã/SP no KM 066 + 0:57min Cheguei em São Caetano do Sul as 20:30min totalizando 8 horas e 30 minutos de viagem. Descontando 1 hora e 31 minutos que permaneci parado nos dois pontos de parada e a viagem durou ao todo 6 horas e 59 minutos. Sai de Belo Horizonte com 6.773 km marcados no odômetro do carro e cheguei com 7.365 km, ou seja, rodei 592 km. Uma média de 85 km/h. Neste momento eu reparei uma coisa estranha neste carro, na locação anterior com o Gol modelo 2019 a quilometragem ficou em 599 km rodados (consulte o artigo anterior sobre o Volkswagen Gol na íntegra clicando aqui) Já com esse Gol que era 2020 a diferença foi de 7 km a menos. Eu desconheço completamente a causa da diferença de marcação apresentada neste carro e para tirar a dúvida eu entrei com os dados da rota no Google Maps que indicou 596 km em 7h20min, ou seja, o carro rodou na verdade 596 km apesar de marcar apenas 592 km. Resumindo, este Gol não marcou corretamente a quilometragem que o carro rodou. Resta saber se é um problema desta unidade específica ou se todo Gol novo modelo 2020 tem esse problema. Outro carro igualmente problemático na questão da quilometragem rodada é o Sandero que registrou uma quilometragem menor ainda para esse trajeto, para o Sandero (o qual eu ainda não tive oportunidade de locar novamente para tirar a dúvida) esse mesmo trecho tem apenas 588 km (consulte o artigo sobre o Renault Sandero na íntegra clicando aqui) vai entender. Total gasto com pedágio: R$ 18,40 + R$ 2,30 do Honda Civic Voltando para Belo Horizonte: > Sai de São Caetano do Sul as 15h25min em direção à BR-381 Rodovia Fernão Dias + 0:42min > As 16h07min passei pelo 1º pedágio em Mairiporã/SP no KM 065. Todos os pedágios nessa rodovia pertencem a concessionária Autopista Fernão Dias e são todos no valor de R$ 2,30 + 0:37min > As 16h44min passei pelo 2º pedágio ainda no Estado de São Paulo que fica em Vargem no KM 007 + 0:35min > As 17h19min passei pelo 3º pedágio já no Estado de Minas Gerais que fica em Cambuí no KM 902 + 0:41min > As 18h00min fiz uma parada no GRAAL BELA VISTA em São Sebastião da Bela Vista, que na volta para Belo Horizonte fica do outro lado da rodovia, para esticar as pernas e fazer um lanche. O retorno para acessar o GRAAL aumenta a quilometragem da viagem em 8 km. Permaneci 35 minutos parado, saindo as 18:35min. + 0:26min > As 19h01min passei pelo 4º pedágio em São Gonçalo do Sapucai/MG no KM 804. Demorei mais tempo do que o normal devido chuva intensa na rodovia. + 0:46min > As 19h47min passei pelo 5º pedágio em Carmo da Cachoeira/MG no KM 733. Demorei mais tempo do que o normal devido temporal com raios e trovões na rodovia. + 0:33min > As 20h24min fiz uma parada no GRAAL SHOPPING para esticar as pernas. Permaneci 24 minutos parado, saindo as 20:48min + 0:18min > As 21:06min passei pelo 6º pedágio em Santo Antonio do Amparo/MG no KM 659 + 0:40min > As 21:46min passei pelo 7º pedágio em Carmópolis de Minas/MG no KM 596 + 0:31min > As 22h17min passei pelo 8º e último pedágio em Itatiaiuçu/MG no KM 546 +1:13min Cheguei em Belo Horizonte, no bairro do Ipiranga, as 23:30min. Totalizando 7 horas e 55 minutos de viagem. Descontando 59 minutos que permaneci parado nos dois pontos de parada e a viagem durou 6 horas e 56 minutos. Sai de São Caetano do Sul com 5.519 km marcados no odômetro do carro e cheguei com 8.120 km, ou seja, rodei 601 km. Uma média de 86,7 km/h. O Google Maps indica 599 km em 7h52min. Entretanto devemos somar os 8 km a mais que eu rodo na viagem de retorno para acessar o GRAAL BELA VISTA, em São Sebastião da Bela Vista, que na volta para Belo Horizonte fica do outro lado da rodovia, totalizando então 607 km, ou seja, temos ai uma diferença de 6 km a menor. Resumindo, o veredito foi confirmado, esta unidade não foi capaz de registrar corretamente os quilômetros rodados, o que a meu ver é um defeito grave. Curiosamente esse Volkswagen Gol registrou a mesma quantidade de quilômetros rodados que o Onix LT1 locado anteriormente (consulte o artigo anterior sobre o Chevrolet Onix LT1 na íntegra clicando aqui) o que nos permite suspeitar que seja o mesmo fornecedor da peça responsável por registrar os quilômetros que o carro roda tanto na Chevrolet quanto na Volkswagen. Se isto for verdade significa que o Gol 2020 regrediu em relação ao modelo 2019 testado anteriormente. Total gasto com pedágio na volta: R$ 18,40 A avaliação do carro em números: Custo efetivo da locação: A locação do veículo ficou em R$ 1.018,71 uma pequena fortuna, sendo 5 diárias de R$ 145,22 cada uma, mais 5 proteções plus (roubo/furto/colisão/incêndio) de R$ 40,00 cada uma já incluso proteção a terceiros, mais taxa de aluguel no valor de R$ 92,61. Totalizando R$ 0,75 por quilômetro rodado uma vez que foram rodados 1.362 km com o carro. Retirei o carro na Lokamig com 6.765 km e devolvi com 8.127 km. Veículo de cor cinza, grupo F intermediário. Quanto a locadora, foi a segunda vez que aluguei carro na LOKAMIG https://lokamig.com.br locadora que eu vim a conhecer apenas depois de vir morar em Belo Horizonte. Dessa vez foi mais tranquilo afinal eu já sabia tudo o que a locadora me pediria para assinar então desta vez não estranhei nada e já na reserva eu optei pela proteção mais completa com proteção a terceiros inclusa além do que o carro locado desta vez estava bem pouco rodado então não tinha nada a reclamar do automóvel exceto aqueles detalhes de praxe como roda amassada, calotas riscadas e etc. Apenas achei engraçado quando a atendente me ofereceu um adicional ao seguro que segundo ela protegia qualquer dano aos pneus e aos vidros do carro incluindo ai o para-brisa, a graça foi quando ela me disse que o seguro era completo exceto que não cobriria o estrago ou sumiço do pneu estepe do carro o que eu retruquei: - Completo menos o estepe? Então não é COMPLETO! Ficou parecendo aqueles vendedores de carro que te falam: - É completo, menos ar! Ué, se não tem sistema de Ar Condicionado não é completo! Consumo efetivo apurado: Não conferi o abastecimento da locadora desta vez pois este carro já foi previamente aprovado no Desafio dos 600 km e o marcador de combustível do painel acusava tanque cheio. Como informado anteriormente decidi seguir até São Caetano do Sul sem abastecer o carro, no dia seguinte, 31 de dezembro, último dia do ano de 2020, parei para abastecer no LEANDRINI AL POSTO DE COMBUSTÍVEL LTDA – bandeira Ipiranga – localizado na Estrada das lágrimas, 1270 – Jardim São Caetano – São Caetano do Sul – SP e decidi colocar gasolina no tanque para ver o quanto esse carro seria capaz de rodar com gasolina, entraram 50,3 litros de gasolina no tanque até o destravamento da bomba de combustível totalizando R$ 236,27 com a gasolina a R$ 4,699 o litro. A quilometragem no momento do abastecimento era de 7.366 km, ou seja, eu rodei 601 km com o que tinha dentro do tanque (que nunca sabemos o que tem dentro quando pegamos o carro na locadora porque ele já vem com tanque cheio), ainda assim a média foi de 11,9 km/l em percurso 1090-M (10% em perímetro urbano com limite máximo de velocidade de 60 km/h e 90% em rodovia com limite máximo de velocidade variável de 80 a 110 km/h, com ar condicionado desligado e M de carga média de 2 ocupantes com bagagem na maior parte do tempo). Eu precisei me deslocar para São Paulo e quando voltei para São Caetano do Sul precisei completar o tanque de combustível antes de retornar para Belo Horizonte. No dia 3 de Janeiro já do novo ano, parei para abastecer no LEANDRINI AL POSTO DE COMBUSTÍVEL LTDA – bandeira Ipiranga – localizado na Estrada das lágrimas, 1270 – Jardim São Caetano – São Caetano do Sul – SP e entraram 13,2 litros de gasolina no tanque até o destravamento da bomba de combustível totalizando R$ 62,03 com a gasolina a R$ 4,699 o litro. A quilometragem no momento do abastecimento era de 7.518 km, ou seja, eu rodei 152 km com a gasolina que coloquei no tanque de combustível anteriormente e a média foi de 11,5 km/l em percurso 100-M (100% em perímetro urbano com limite máximo de velocidade de 60 km/h, com ar condicionado desligado e M de carga média de 2 ocupantes com bagagem na maior parte do tempo). CQR = Custo por Quilômetro Rodado com gasolina rodando 100% na cidade: R$ 0,41 por KM rodado. Como eu havia abastecido com gasolina sobrou muito combustível ao chegar em Belo Horizonte, dessa forma foi preciso abastecer apenas para devolução do veículo à locadora e no abastecimento no Posto VILA MARIA DIAS LTDA - bandeira Ipiranga - localizado na Avenida Babita Camargos, 1330 - Loja A - Cidade Industrial - Contagem - MG entraram 39,5 litros de etanol no tanque até o destravamento da bomba de combustível totalizando R$ 125,82 com o etanol a R$ 3,185 o litro. A quilometragem no momento do abastecimento era de 8.126 km, ou seja, eu rodei 608 km com a gasolina que coloquei no tanque de combustível em São Caetano do Sul e a média foi de incríveis 15,4 km/l em percurso 1090-M (10% em perímetro urbano com limite máximo de velocidade de 60 km/h e 90% em rodovia com limite máximo de velocidade variável entre 80 e 110 km/h, com ar condicionado desligado e M de carga média de 2 ocupantes com bagagem na maior parte do tempo). CQR = Custo por Quilômetro Rodado com gasolina rodando 90% em rodovia: R$ 0,31 por KM rodado. E o cálculo total do consumo ficou assim então: Gastei R$ 424,12 com combustível, rodei 1361 km em percurso único 2080-M e o carro consumiu 113 litros de combustível, uma média de 12 km/l (custo de R$ 0,31 por quilômetro rodado com combustível) Não foi preciso escolher com qual combustível abastecer o carro no momento da devolução à locadora, afinal o carro era flex e nesse caso não há o que pensar, a regra é abastecer sempre com o combustível mais barato pois quem irá utilizá-lo será o próximo locatário. O consumo segundo o INMETRO: Para o INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, esse é um veículo de índice D na Comparação Relativa na Categoria e na Comparação Absoluta Geral é índice B ou seja, para o INMETRO ele NÃO é um veículo eficiente do ponto de vista do consumo de energia. Consumo de 7,8 km/l na cidade e 9,5 km/l na rodovia para etanol Consumo de 11,1 km/l na cidade e 13,6 km/l na rodovia para gasolina Tabela de consumo do INMETRO 2020 completa e atualizada. Este veículo NÃO possui o selo CONPET de eficiência energética. Para consulta: (clique aqui) Conferindo a calibragem dos pneus: Os pneus 195/55 R15 pediam 29 psi nos da frente e também nos traseiros para carga média de até 2 passageiros a bordo e suas bagagens. Já com carga máxima total a etiqueta colada na parte interna da tampa do tanque de combustível pedia 32 psi para os da frente e 34 psi para os de atrás. Conferi a calibragem dos pneus e todos estavam relativamente calibrados incluindo o estepe. Não havia nenhum com diferença maior do que 1 a 2 psi para mais ou para menos do recomendado no Manual do Proprietário do carro, inclusive o estepe. Aqui no Avalia Carros já abordamos a importância de conferir a calibragem dos pneus ao locar um veículo porque já tivemos vários problemas com isso ao longo de nossas locações, é o "PONTO FRACO" das locadoras sobretudo a Localiza. As locadoras em geral tem dificuldade em manter os pneus corretamente calibrados e em boas condições de uso, inclusive criamos um "CHECK LIST" para que o nosso leitor não passe por esse tipo de perrengue no momento da locação, confira: (clicando aqui) Custo total geral: > Pedágios: R$ 36,80 + R$ 2,30 do Honda Civic > Locação: R$ 1.018,71 > Combustível: R$ 424,12 > Custo total: R$ 1.481,93 que divididos pela quilometragem total rodada: 1.362 km perfaz o total de R$ 1,09 por KM Rodado. Isto comprova o que sempre escrevemos aqui: "carro é feito para ser utilizado" e não ficar guardado na garagem (consulte o artigo na íntegra clicando aqui) , desta vez o custo da locação ficou salgado, em compensação a quilometragem rodada fez o Custo por Quilômetro Rodado cair. É o chamado Custo x Benefício (consulte o artigo na íntegra clicando aqui) se o custo é alto mas o benefício é grande o valor cai. Eu tenho um Gol CL 1.8 que está sendo reformado e impedido de rodar cujo Custo por Quilômetro Rodado é de R$ 1,55 (1 real e 55 centavos por KM rodado) 46 centavos a mais que o Custo por Quilômetro Rodado obtido nesta locação. Confira os custos por KM rodado do meu Gol CL 1.8 (clicando aqui) Desafio dos 600 km O Volkswagen Gol 1.6 foi, pela segunda vez, APROVADO no desafio dos 600 km, sendo capaz de rodar mais de 600 km seja com etanol, seja com gasolina ou a mistura dos dois em qualquer proporção. Após o abastecimento em São Caetano do Sul foi constatado que ainda haviam 4,7 litros de combustível no tanque que segundo o Manual do Proprietário do carro cabem cerca de 55 litros. O mesmo ocorreu na hora de devolver o carro para a locadora em Belo Horizonte, após o abastecimento constatei que sobraram 15,5 litros de gasolina no tanque. Este desempenho foi surpreendente porque apesar deste carro possuir um motor ultrapassado de 4 cilindros em linha e um câmbio de apenas 5 marchas a rotação do motor ficava em torno de apenas 2.500 rpm a uma velocidade média de 110 km/h que é o limite de velocidade máxima na maior parte do trecho da viagem, ou seja, o motor trabalha muito folgado a ponto de não se ouvir o barulho dele funcionando nesta velocidade. Este desempenho ajuda na durabilidade do motor, afinal um motor que gira menos dura mais, então funciona mais ou menos assim: Se você pensa em ficar vários anos com o carro, o seu Gol deve ter motor 1.6 que vai durar mais. E se você pensa em ficar pouco tempo com o carro mas bem pouco mesmo ai compre um com motor 1.0 que é mais barato mas vai durar menos porque o motor 1.0 gira mais. Ponto positivo para o Gol, um carro que fará 41 anos em maio deste ano. O carro com motor 1.0 que tive oportunidade de dirigir com menor RPM a 110 km/h foi o Volkswagen Polo com 3.200 RPM a essa velocidade, ai o leitor deve estar se perguntando: Por que rodando a uma rotação tão baixa o Gol não foi mais econômico? Simples, apesar das RPM baixas a capacidade volumétrica das câmaras de combustão do motor são 60% maiores do que as de carros 1.0 uma vez que o motor é 1.6. Ainda assim foi possível rodar 608 km com 39,5 litros de gasolina ou 15,4 km/l. Lembrando que segundo o INMETRO o consumo de gasolina do Gol é de 13,6 km/l na rodovia. E assim termina esta avaliação. É isso ai pessoal, até a próxima! Ricardo Rico Membro da equipe Avalia Carros, Ricardo Rico é Instrutor de Trânsito formado pelo CEVAT credenciado pelo DETRAN/SP e também é DOV - Despachante Operacional de Voo.
  21. Avaliando | Gol, o dólar brasileiro https://www.avaliacarros.com/2021/01/avaliando-gol-o-dolar-brasileiro
  22. Gol, o dólar brasileiro No começo da pandemia, por volta do dia 9 de março, o dólar estava cotado a R$ 4,60. As incertezas sobre a economia aumentaram com a proliferação do coronavírus. Quando é assim, os investidores correm para seus tradicionais portos-seguros: ouro e dólar. No final do ano o dólar estadunidense fechou 2020 com um rendimento de 29,46%. Mas afinal, este artigo é sobre carro ou sobre moeda? Os dois! Vamos reescrever o parágrafo acima para melhor entendimento: No começo da pandemia, por volta do dia 9 de março, entre os Hatchbacks populares, o Gol havia vendido no último mês 5.944 unidades, menos que Chevrolet Onix (17.652), menos que Hyundai HB20 (8.420), menos que Ford Ka (8.183). As incertezas sobre a economia aumentaram com a proliferação do coronavírus. Quando é assim, os consumidores correm para seus tradicionais portos-seguros: Onix e Gol. No final do ano o Gol fechou 2020 com um aumento de 5,41% nas vendas sobre seu concorrente direto o Ford Ka. O Gol vendeu 71.153 unidades e o Ford Ka 67.501. Você leitor deve estar se perguntando: - E o que tem de mais nisso? Muita coisa envolvida. O Ford Ka iniciou 2020 vendendo mais que o Gol, confira: VENDAS - VW GOL x FORD KA 2020 (em unidades vendidas) VW Gol Ford Ka Janeiro 6.030 7.334 Fevereiro 5.944 8.183 Março 5.681 7.103 Abril 1.648 1.842 Maio 1.616 1.719 - - - Esses números foram obtidos no site Autoo e para conferir os dados apresentados ou consultar a venda de outros carros, acesse a fonte (clicando aqui) Em Janeiro o Ka vendeu 1.304 unidades a mais que o Gol, já em Fevereiro a diferença subiu para 2.239 unidades, mas em Março quando começou a pandemia a diferença caiu para 1.422 unidades e foi caindo até chegarmos em Maio com o Ka vendendo apenas 103 unidades a mais. A hora da virada VENDAS - VW GOL x FORD KA 2020 (em unidades vendidas) VW Gol Ford Ka Junho 3.908 3.404 Julho 4.427 4.259 Agosto 7.912 4.617 Setembro 9.134 5.956 Outubro 8.473 7.492 Novembro 8.400 7.526 Dezembro 7.980 8.066 - - - Esses números foram obtidos no site Autoo e para conferir os dados apresentados ou consultar a venda de outros carros, acesse a fonte (clicando aqui) Perceba que as vendas do Gol são maiores que a do Ka mês a mês, até que somente em Dezembro o Ka consegue reverter e vender apenas 86 unidades a mais que o Gol. Mas já era tarde demais, essa recuperação pífia não afetou a posição no ranking de vendas e o Gol fechou o ano de 2020 como o terceiro hatchback popular mais vendido do ano. Não haveria nada demais se o Gol não tivesse mais de 40 anos no mercado e não fosse o carro mais raiz que eu conheço, no modelo mais simples o carro não tem nada. Se a marca Jeep não fosse da FIAT poderíamos dizer que o Volkswagen Gol é um jipe, e no sentido figurado é mesmo. O carro não tem "fru-fru", não tem "sensorzinho" de ré, disso ou daquilo, não tem porta-trecos para tudo quanto é lado, não tem auxiliar de saída de rampa ou mesmo de estacionamento, não tem luxo algum, é o básico do básico, chega a ser um milagre ele possuir sistema de ar condicionado, mas é robusto e confiável, é o típico "carro de macho" como dizem por ai, ou "pau para toda obra", sem frescura. Muito raramente se vê um Volkswagen Gol em cima de um guincho plataforma. É por isso que vende tanto mesmo sendo "totalmente ogro" quase um "dinossauro" em termos automobilísticos. É como o dólar no mercado financeiro, existe uma infinidade de investimentos "gourmet" por ai, mas quando o cinto aperta de verdade corre-se para aqueles super tradicionais que passam uma mega segurança: o ouro ou dólar. No mercado automobilístico corre-se para o Gol, o dólar brasileiro. O Gol é como dizia-se antigamente: "é um cheque visado" (termo usado quando o cheque tinha garantia de pagamento pelo banco emissor), o único carro que se vende com certa facilidade neste país, afinal já foram vendidas mais de 2 milhões de unidades de Gol no Brasil nos últimos 12 anos, o único a atingir este patamar de vendas. Como dizem por ai, o Gol é foda! A Volkswagen deveria renomear as versões: o Gol básico deveria se chamar SHREK, o Gol intermediário FIONA e o Gol TOP DE LINHA (se é que existe) deveria se chamar ENCANTADO. Afinal não adianta nada o carro ser cheio de recursos eletrônicos que não servem para nada ou pior, só servem para dar pane. Já aluguei carro cujo computador de bordo te abandona na hora que você mais precisa, outros são cheios de recursos que só servem para distrair o motorista, como um que aluguei com pane no sistema de monitoramento dos pneus, ou te dar dor de cabeça, como um que aluguei cujo o sistema de ar condicionado tinha vontade própria. É como diz o ditado: "menos é mais" quanto menos recursos mais sossego e menos chateação. Parece que não, mas ainda tem muita gente que gosta de um carro assim, simples e prático. A prova está ai: Gol, o terceiro "hatchback popular" mais vendido do Brasil em 2020. E assim termina esta matéria. É isso ai pessoal, até a próxima! Ricardo Rico Membro da equipe Avalia Carros, Ricardo Rico é Instrutor de Trânsito formado pelo CEVAT credenciado pelo DETRAN/SP e também é DOV - Despachante Operacional de Voo.
  23. Poxa se for isso , vai ser 2 anos de f3 ? Então melhor mostrar o que dar e já arriscar subir para F2 em 2022 em uma equipe media mesmo para não perder tanto tempo , como fez Drugovich.
  24. Pelo visto a Art vai fechar com Smolyar, Vesti com certeza. A terceira vaga parece estar para o Stanek mas ainda há chance. E ainda estaria na briga o Martins além do Collet. O que tem se falado é que Martins, Collet e Van der Helm vão ir para a MP, o que não é de todo ruim mas não é o ideal para quem quer chegar na F1 é um belo golpe. Vamos esperar pra ver se rola a vaga na Art, que não é também muito melhor que a MP mas é mais consistente.
  25. Já anunciaram as 3 vagas da Prema. Melhor opção que sobrou pro Collet é a Art agora . Tomara que seja, ele foi muito bem nos testes com a ART.
  1. Load more activity


×
×
  • Create New...