Zonta ganha o milhão, Ricardo Maurício o título da Stock Car 2013

domingo, 15 de dezembro de 2013 às 11:52
Ricardo Maurício

Ricardo Maurício

A Stock Car tem um novo milionário e um novo bicampeão. O ex Fórmula 1 Ricardo Zonta (BMC) venceu pela primeira vez e tornou-se o mais novo milionário da principal categoria do automobilismo brasileiro, ao receber a bandeirada da Corrida do Milhão, disputada domingo (15/12) no autódromo de Interlagos (SP). Com a segunda posição, Ricardo Mauricio (Eurofarma-RC) tornou-se campeão pela segunda vez – a primeira foi em 2008 -, na mesma temporada em que já havia garantido o bicampeonato do Brasileiro de Marcas.

“Eu sabia que essa vitória viria, nós chegamos muito perto nos anos anteriores e agora foi possível. Queria parabenizar toda a equipe pelo excelente trabalho, porque esse título não vem numa etapa, vem do trabalho de uma temporada inteira”, diz o campeão. Como ele dependia da posição de Thiago Camilo, Ricardo Maurício foi o último a saber que era campeão. “Quando eu cruzei, fiquei esperando para saber como o Thiago tinha fechado, ninguém falou nada e achei que não tivesse vencido. Depois é que me chamaram no rádio e eu pude comemorar”, lembra.

A apreensão nos minutos finais se deu por conta da aproximação de Thiago Camilo que na última volta estava em quinto lugar, posição que ainda lhe daria o título de campeão. Mas Max Wilson, companheiro de equipe de Ricardo foi o autor da ultrapassagem que deixou o título na Eurofarma-RC. Cacá Bueno ainda tentou ameaçar a liderança do bicampeão, mas Ricardo conseguiu manter o segundo lugar até a bandeirada final. “Eu pensava em levar o carro até o final, precisava atacar mas sem colocar em risco minha prova”, relembra.

A estratégia, segundo Ricardo Maurício, foi montar um plano de trabalho e segui-lo independentemente do que os adversários diretos fariam. “Não nos preocupamos em saber em que momento eles parariam, se trocariam pneus ou quanto iriam abastecer. Nosso foco era a nossa estratégia”.

A decisão mais acertada foi a troca dos pneus dianteiro e traseiro direito. Apesar de ganhar menos tração, o piloto teria um carro mais equilibrado também nas freadas. “Tive travada de roda dianteira durante todo o treino, por isso tomamos essa decisão. Como a maioria trocou os dois traseiros, eu tinha um carro menos tracionado, mas que chegava perto nas freadas. Isso me possibilitava sempre duas boas oportunidades de ultrapassagem”, relembra.

Com 37 anos dedicados ao automobilismo, Rosinei Campos, chefe da equipe Eurofarma-RC, se emocionou com o título. “Sempre é diferente e sempre será especial. Durante todo o ano acompanhamos a dedicação e o trabalho de toda essa equipe e chegar ao final com o título gratificante”, diz. Max Wilson também mostrou que além de piloto competente, é ainda um adversário de respeito. Largando em décimo quinto lugar, ele subiu 10 posições, fez a ultrapassagem da vitória de Ricardo Maurício e ainda ficou em quinto lugar na temporada com 163 pontos. “O Max é extraordinário. Só não o tivemos na disputa pelo título porque o carro dele não estava bom na primeira parte da temporada. Mas, como sempre, ele mostrou que está entre os melhores”, elogia Rosinei Campos. “Foi uma temporada boa, regular e não adianta ficar pensando no que foi, temos que aprender e seguir, afinal, 2014 vem aí”, conclui o piloto.

A equipe Eurofarma-RC conquistou o título de pentacampeã como melhor equipe da temporada com 381 pontos. A equipe Mattheis ficou em segundo com 377 pontos e agora estão empatadas em número de títulos.

ZONTA – O novo milionário da Stock Car, conquistou sua primeira vitória na Stock Car, justamente na etapa mais importante do calendário. O piloto da BMC Racing largou na segunda posição e conquistou a liderança após uma boa parada no box. “A importância desse prêmio, em dinheiro, é maior para meus mecânicos e para a equipe. Isso dá um plus na vida deles. Pra mim a vitória é mais importante. Estava esperando essa vitória faz muito tempo. O prêmio é muito bem vindo. Vamos poder investir mais na equipe”, comentou o dono do carro #10.

“A liderança esteve ameaçada nas últimas voltas, quando Thiago Camilo chegou a ultrapassar Zonta, mas o novo milionário recuperou a posição. “Poupei muitos botões de ultrapassagem. Tanto que terminei usei um na última volta e ainda me sobrou um. Sempre sinto que sou muito carregado nas mãos de Deus e acho que , desde que comecei a querer mais as coisas tem acontecido de maneira mais favorável na minha vida. É difícil falar o que vou fazer com o prêmio, mas a vitória significa muito para mim”, finalizou Zonta.

O resultado da prova (sujeito às verificações técnica e desportiva)

1 – Ricardo Zonta – BMC Racing – Chevrolet – 30 voltas em 51min46.059 –
2 – Ricardo Mauricio – Eurofarma RC – Chevrolet – a 0s.707
3 – Cacá Bueno – Red Bull Racing – Chevrolet – a 1s536
4 – Allam Khodair – Vogel Motorsport – Chevrolet – a 1s688
5 – Max Wilson – Eurofarma RC – Chevrolet – a 4s458
6 – Thiago Camilo – Ipiranga-RCM – Chevrolet – a 4s698
7 – Nonô Figueiredo – Mobil Super Pioneer Racing – Chevrolet – a 4s813
8 – Luciano Burti – Boettger Competições – Peugeot – a 15s715
9 – Rubens Barrichello – Medley Full Time Competições – Chevrolet – a 18.782
10 – Átila Abreu – Mobil Super Pioneer Racing – Chevrolet – a 18s797
11 – Valdeno Brito – Shell Racing – Peugeot – a 23s636
12 – Ricardo Sperafico – Officer ProGP – Chevrolet – a 26s104
13 – Lico Kaesemodel – Boettger Competições – Peugeot – a 31s111
14 – Denis Navarro – Voxx Racing Team – Peugeot – a 32s645
15 – Bruno Senna – Raízen Racing – Peugeot – a 35s056
16 – Felipe Lapenna – Hanier Racing – Peugeot – a 36s910
17 – Duda Pamplona – Officer ProGP – Chevrolet – a 39s693
18 – Rafa Matos – Hot Car Competições – Chevrolet – a 46s148
19 – Rodrigo Sperafico – Prati-Mico’s Racing – Peugeot – a 55s653
20 – Fabio Fogaça – Vogel Motorsport – Chevrolet – a 1min09s534
21 – Alceu Feldmann – Full Time Competições – Chevrolet – a 1min10s688
22 – Popó Bueno – Shell Racing – Peugeot – a 1min13s137
23 – Lucas Foresti – RC3 Bassani – Peugeot – a 1min15s752
24 – David Muffato – Carlos Alves Competições – Peugeot – a 1min19s347
25 – Rodrigo Pimenta – Gramacho Competições – Peugeot – a 1min24s602
26 – Vitor Genz – Gramacho Competições – Peugeot – a 1min37s893
27 – Beto Cavaleiro – Hanier Racing – Peugeot – a 3 voltas
28 – Tuka Rocha – BMC Racing – Chevrolet – a 3 voltas
29 – Marcos Gomes – Carlos Alves Competições – Peugeot – a 10 volta.
30 – Diego Nunes – RC3 Bassani – Peugeot – a 10 voltas
31 – Galid Osman – Ipiranga-RCM – Chevrolet – a 10 voltas
32 – Daniel Serra – Red Bull Racing – Chevrolet – a 22 voltas
33 – Julio Campos – Prati-Mico’s Racing – Peugeot – a 25 voltas
34 – Wellington Justino – Hot Car Competições – Chevrolet – a 27 voltas
35 – Sergio Jimenez – Voxx Racing Team – Peugeot – a 29 voltas

Campeonato:

1 – Ricardo Maurício – 218 (campeão)
2 – Thiago Camilo – 215
3 – Cacá Bueno – 196
4 – Daniel Serra – 181
5 – Max Wilson – 163
6 – Valdeno Brito – 152
7 – Ricardo Zonta – 144
8 – Rubens Barrichello – 118
9 – Sérgio Jimenez – 107
10 – Marcos Gomes – 102
11 – Átila Abreu – 97
12 – Luciano Burti – 92
13 – Nonô Figueiredo – 84
14 – Rafa Matos – 84
15 – Allam Khodair – 78
16 – Tuka Rocha – 73
17 – Diego Nunes – 71
18 – Julio Campos – 67
19 – Galid Osman – 64
20 – Denis Navarro – 63
21 – Ricardo Sperafico – 54
22 – Lico Kaesemodel – 54
23 – Rodrigo Sperafico – 53
24 – Duda Pamplona – 53
25 – Popó Bueno – 49
26 – Fábio Fogaça – 41
27 – Alceu Feldmann – 28
28 – Felipe Lapenna – 27
29 – David Muffato – 25
30 – Vitor Genz – 16
31 – Rodrigo Pimenta – 13
32 – Wellington Justino – 8
33 – Gabriel Casagrande – 3
34 – Beto Cavaleiro – 2

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.