Zona de ultrapassagem de Melbourne é confusa, diz Vettel

segunda-feira, 14 de março de 2011 às 12:17

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Os pilotos poderão ativar suas asas traseiras ajustáveis na reta dos boxes durante o GP da Austrália do próximo fim de semana. A zona de ultrapassagem para a pista do Albert Park foi decidida formalmente durante uma reunião recente das equipes da Fórmula 1 com Charlie Whiting, da FIA, no teste de Barcelona.

Devido ao fato da reta ser bastante curta em Melbourne, a diferença de um segundo exigida para o carro que estiver atrás será medida na antepenúltima curva do circuito, de acordo com um relato da Auto Motor und Sport da Alemanha.

O botão de ajuste da asa traseira então poderá ser pressionado na saída da última curva, com a asa precisando estar de volta ao seu lugar na freada da curva 1. A zona de ultrapassagem é um pouco maior do que os 600 metros anunciados anteriormente.

Sebastian Vettel é contra o sistema, argumentando que a solução de Melbourne é confusa. “Digamos que eu esteja a mais de um segundo do carro na curva determinada, mas me aproxime nas curvas restantes e não possa pressionar o botão. Como você tenta explicar isso?” disse o piloto da Red Bull.

O relato também afirmou que a FIA declarou que a zona de ultrapassagem na Malásia será a longa reta dos boxes, com a diferença de um segundo medida na última curva. Na China, a zona é a longa reta entre as curvas 13 e 14, com o ponto decisivo antes da curva 13.

Enquanto isso, também durante a reunião com Whiting, algumas equipes propuseram que as asas não pudessem ser acionadas nos treinos e na classificação em uma tentativa de reduzir a carga de trabalho dos pilotos.

Segundo relatos, a Red Bull queria que a limitação fosse imposta, enquanto equipes como Ferrari e McLaren não concordaram. “Comenta-se que McLaren e Ferrari desenvolveram técnicas que tornam mais fácil para os pilotos operar os sistemas”, disse Whiting.

De fato, uma inspeção mais detalhada dos volantes da McLaren e Ferrari revela “borboletas” adicionais na parte de trás, simplificando o uso do KERS e da asa traseira.

LS – www.autoracing.com.br

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