WRC – Daniel Oliveira chega à Alemanha para desafiar vários tipos de asfalto

segunda-feira, 20 de agosto de 2012 às 17:03
Daniel Oliveira em 2012

Daniel Oliveira

Os pilotos da equipe Brazil World Rally Team (BWRT) Daniel Oliveira e Carlos Magalhães voltaram à Alemanha para disputar a ADAC Rallye Deutschland (entre 24 e 26 agosto), na nona etapa do Campeonato Mundial de Rally da FIA, e vão testar as estradas de asfalto em Trier mais uma vez.

Após participar dos rallys de Portugal, Argentina e Grécia a bordo do Ford Fiesta WRC, que é assistido pela Stohl Racing, Daniel fez um intervalo durante o verão europeu e agora fará seu primeiro desafio de asfalto na temporada.

Esta não será a primeira vez para os membros da equipe BWRT rodando em superfícies impermeáveis ​​este ano. Eles vêm para este evento com muito mais experiência em relação à estreia na Alemanha de 2011, já que competiram três eventos de asfalto em 2012: uma vez na Argentina e duas na Áustria.

“Com certeza todas essas experiências no asfalto nos ajudaram a obter uma boa aderência sobre a dirigibilidade do carro nesta superfície, mas este é um evento muito mais longo e mais difícil. Corri com a versão regional do Ford Fiesta por alguns quilômetros na Áustria. É um carro que eu estou mais familiarizado e utilizá-lo pode ser um atalho para chegar à uma boa configuração para o próximo fim de semana”, disse Oliveira.

O Rally da Alemanha é uma corrida de asfalto como nenhuma outra. São três dias de evento realizados em diferentes tipos de superfícies impermeáveis ​​e, este ano, a ADAC contará com um novo itinerário, que inclui Estágios Especiais mais longos, para celebrar o 10º aniversário desde que a Alemanha se juntou ao WRC em 2002.

Cenário

Realizado na região produtora de vinho Mosel e nos estados federais da Renânia-Palatinado e Saarland, este rally apresenta uma grande variedade de condições de asfalto, que vai desde as estradas estreitas e onduladas, caracterizadas por retas e cruzamentos de 180 graus, até o palco escorregadio e cheio de poeira da área de treinamento militar Baumholder, com pedras gigantes ao longo do caminho. Há também os trechos largos entre a floresta do Sarre, onde os pilotos podem acelerar.

“Tudo que se ouve falar sobre os diferentes tipos de asfalto encontrados durante este evento é verdade. Tem que prestar muita atenção para manter as pontuações e nunca esquecer o quão difícil essa corrida é”, afirma Daniel.

A rota

A ADAC Rallye Deutschland 2012 compreende 15 especiais – sendo que metade delas tem mais de 25km de extensão –  e totalizará quase 370km entre sexta e domingo. Na quinta-feira, a cerimônia de abertura será realizada no portal da cidade, o “Porta Nigra” – onde será também a premiação – com carros desfilando até a praça Hauptmarkt.

Na sexta-feira as etapas serão iniciadas nas vinhas de Mittelmosel e Moseland. No sábado será a vez da versão completa (47 km) da famosa etapa de Panzerplatte, com assistência remota em Birkenfeld. No domingo os pilotos vão enfrentar duas especiais consecutivas nos 30km da Dhrontal – com um reagrupamento ao fim da primeira especial – antes de encararem uma passagem na Super Especial da rua Circus Maximus, cenário do Power Stage, nas ruas estreitas da antiga cidade romana de Trier.

Rally da Alemanha

Data: 23 a 26 de Agosto.
Rodada: 9 de 13
Local: Cidade de Trier.
Superfície: Asfalto.
Distância competitiva: 364,49 km.
Número de especiais: 15.
Especial mais longa: 46,54 km (SS 9 e 12, Arena Panzerplatte).
Parque de Serviço: Trier.

Dia 1: Sexta-feira 24 de agosto. Carros começam a SS1 às 10:48h (136,84 km).
Dia 2: Sábado 25 de Agosto. Carros começam a SS7 às 7:58h (164,76 km).
Dia 3: Domingo 26 de Agosto. Carros começam a SS13 às 09:13h (65,89 km).
Final: Domingo 26 de Agosto. Trier.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.