WRC – Brasileiros completam terceiro dia do Rally da França

sábado, 6 de outubro de 2012 às 14:20
Paulo Nobre/Edu Paula

Paulo Nobre/Edu Paula

A 11ª etapa do Campeonato Mundial de Rally (WRC) foi marcada por dois acidentes, o cancelamento das especiais 10 e 12 e um número de espectadores que surpreenderam a organização do evento. Já na primeira especial do dia, Petter Solberg (Ford) perdeu o controle do carro. O norueguês, que estava disputando o terceiro lugar com Mikko Hirvonen (Citroën), saiu da pista quando fazia uma curva rápida na SS9, atravessou os vinhedos e em seguida bateu e derrubou um poste de rede elétrica. Solberg e seu co-piloto, Chris Patterson, não sofreram ferimentos, mas não puderam continuar a corrida. Ainda não foi confirmado se ambos retornarão para a competição amanhã. Outro acidente ocorreu envolvendo o piloto catariano Nasser Al-Attiyah (Citroën) que, ao sair da pista durante a especial SS10, atingiu duas pessoas, que tiveram uma perna e um braço quebrado e foram levados ao hospital. Após o incidente, a SS10 foi cancelada.

O francês Sébastien Loeb (Citroën) confirmou o favoritismo ficando em 1° na classificação geral, seguido pelos finlandeses Jari-Matti Latvala (Ford) e Mikko Hirvonen (Citroën). Já os brasileiros Daniel Oliveira (Ford) e Paulo Nobre (MINI) alcançaram os 21° e 24° lugares. Oliveira, que é piloto da equipe Brazil World Rally Team, conseguiu retomar o ritmo depois de ter enfrentado problemas mecânicos com o semieixo do carro na tarde de ontem. “Hoje fomos melhores, mais consistentes e sem grandes problemas. Apesar das condições da pista, que estava escorregadia e com muita lama, especialmente na parte da tarde fiquei muito satisfeito com a nossa performance. Estou feliz”, afirmou o piloto baiano. Paulo Nobre se disse impressionado com a quantidade de visitantes no rally. “É fantástico quantas pessoas estão aqui hoje. Eu assisti esse rally em 2010 e havia muita gente, mas quando se está dentro do carro pilotando na pista você vê que em todo lugar há fãs e a sensação é muito boa tanto para o piloto como o co-piloto”, comemorou Nobre.

Nem a possibilidade de chuva afastou as milhares de pessoas que foram assistir ao vivo o WRC. Ainda no período matutino, após a passagem da especial de número 11, a organização do evento constatou que o público presente na SS12 (Klenever) era muito grande, o que comprometeria a segurança dos fãs. Todos os carros passaram pelo itinerário de 10,75km sem competir e seguiram para o Parque de Serviços, em Estrasburgo.

Domingo será o último dia do Rallye de France e as equipes percorrerão seis estágios especiais em uma distância competitiva de 61,54km.

Classificação do Rally da França neste sábado:

1° Sébastien Loeb, (Citroën): 2:54:33.4
2° Jari-Matti Latvala, (Ford): +29.7
3° Mikko Hirvonen, (Citroën): +54.0
4° Mads Osterberg, (Ford): +1:46.4
5° Dani Sordo, (Mini): +1:50.5
6° Thierry Neuville, (Citroën): +1:54.4
7° Ott Tanak, (Ford): +2:32.0
8° Evgeny Evgeny Novikov, (Ford): +2:46.2
9° Chris Atkinson, (MINI): +6:14.9
10° Martin Prokop, (Ford): +7:46.7
21° Daniel Oliveira, (Ford): +15:57.2
24° Paulo Nobre, (MINI): +21:46.2

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.