WorldSSP 300 – Ana Carrasco faz história

sexta-feira, 6 de outubro de 2017 às 18:50

Colaboração: Carlos Alberto Goldani

Ana Carrasco Gabarrón como se escreve na Espanha, Gabarrón é o nome da família da mãe, é uma garota de apenas 20 anos que fez história no motociclismo esportivo, de novo. Ana nasceu em março de 1997, ganhou sua primeira minimoto aos 3 anos e participou de sua primeira prova em um campeonato oficial em 2011 com apenas 14 anos. Foi a primeira representante do sexo feminino que conseguiu pontuar na classe 125cc disputando o campeonato espanhol de velocidade. Migrou em 2013 para a Moto3 disputando o mundial pela equipe Calvo, onde compartilhou o box com Maverick Vinales. Em sua primeira temporada pontuou no GP da Malásia, o primeiro registro de pontos de uma piloto em uma prova do mundial promovido pela FIM desde que a alemã Katja Poensgen, em 2001, classificou-se em 14º na classe 250cc do GP da Itália. Ana esteve neste mesmo ano (2013) na zona de pontuação no último GP da temporada em Valência com um oitavo lugar. Participou da Moto3 nas temporadas de 2013 a 2015, disputando um total de 46 GPs e pontuando em apenas dois.

Em 2016 participou sem brilho do campeonato Europeu de Moto2 e em 2017 foi inscrita no Mundial de Supersport 300, uma série de criada nesta temporada para fornecer oportunidades para pilotos promissores. Este ano ela se tornou a primeira mulher a vencer uma corrida em um campeonato mundial patrocinado pela FIM, a primeira prova da sétima rodada da série SSP 300 realizada em 17/09 no Autódromo Internacional Algarve, a 12 km de Portimão, Portugal.

Ana pilotou uma Kawasaki Ninja 300 e venceu a corrida mais eletrizante das onze realizadas na etapa, partiu da terceira posição no grid e disputou a liderança durante toda a prova, cruzando a linha de chegada com 0,057 segundos à frente de Afonso Coppola e 0,062 segundos de Marc Garcia, ambos com motos Yamaha YZF-R3. Na entrevista obrigatória do final da etapa a espanhola mostrou uma serenidade incompatível com a sua idade e o tamanho da sua realização, agradeceu aos membros de sua equipe e a todos os patrocinadores que lhe proporcionaram a oportunidade de competir em condições de igualdade com todos os outros pilotos.

Alguns atribuem a Ana Carrasco vantagens indevidas em função da sua compleição diminuta, ela pesa apenas 53 kg e mede 1,56 m de altura. Estes mesmos argumentos foram utilizados para criticar Dani Pedrosa no início de sua carreira em 2001, ele pesa 51 kg, tem 1,60 m e contabiliza pelo menos uma vitória por temporada nos 16 anos que participa da MotoGP. Não há como entender benefícios em ser leve e pequena para controlar uma Kawasaki Ninja 300 de 164 kg em uma prova da classe SSP 300 da WSBK.

O espanhol Marc Garcia é o atual líder do campeonato com 126 pontos, seguido do italiano Afonso Coppola com 122. Ana Carrasco está na nona colocação com 57 pontos.

Carlos Alberto Goldani
Porto Alegre – RS

Quer ver todos os textos de colaboradores? Clique AQUI

Os artigos publicados de colaboradores não traduzem a opinião do Autoracing. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate sobre automobilismo e abrir um espaço para os fãs de esportes a motor compartilharem seus textos com milhares de outros fãs.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.