Williams: Situação dos custos na F1 chegou a um ponto crítico

sexta-feira, 9 de maio de 2014 às 9:19

Claire Williams

A Williams avisou que a Fórmula 1 corre o risco de sofrer “sérios danos” se não acordar para a urgência do corte de custos.

“Como uma equipe independente, nós sempre quisemos e sempre vamos querer o controle de custos na Fórmula 1, independente de como for feito”, declarou Claire Williams, diretora da equipe, ao site Autosport. “Mas essa conversa já vem acontecendo há muito tempo e parece que não chegamos a lugar nenhum, o que é realmente decepcionante”.

“Isso vai acabar afetando a sustentabilidade da nossa categoria a longo prazo, e todos nós temos a responsabilidade de protegê-la – mas também de proteger as equipes que estão na Fórmula 1 há muito tempo. Acho que estamos em um ponto crítico agora – se não fizermos alguma coisa em relação a isso e assumirmos a responsabilidade, danos sérios serão sofridos”.

“A Williams está trabalhando bastante duro a fim de garantir que continuemos nos esforçando e impulsionando as conversas, apresentando propostas que irão diminuir os custos na Fórmula 1. Porém, elas precisam ser significativas”.

Williams compreende por que algumas equipes ainda acreditam que o teto orçamentário é a melhor opção, mas ela também demonstra realismo ao entender que a resistência das equipes grandes contra sua introdução significa que existem poucas chances de acontecer.

“Há equipes que são contra o teto orçamentário, e isso é normal. Em um mundo ideal, todos nós gostaríamos de um teto orçamentário. Mas ninguém – e certamente não as equipes grandes – vai concordar com um teto que proporcione uma reviravolta significativa para uma equipe como nós. Portanto, você não vai vencer esse debate”.

“Então, qual é a próxima coisa que podemos fazer? Analisar os regulamentos técnico e esportivo para ver se podemos reduzir os custos, e esse trabalho está em andamento. Não creio que chegamos a uma resposta, isso requer bastante cautela para que não afete o DNA da categoria”.

“Queremos ver o controle de custos, independente de como for feito, mas precisa ser significativo, e todos nós do Grupo de Estratégia, da Comissão da Fórmula 1 e da FIA temos a obrigação de tentar diminuir os custos na Fórmula 1, já que a situação atual simplesmente não é sustentável”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.