WEC – Toyota vence na China, mas título é da Audi de Lotterer, Treluyer e Fassler
domingo, 28 de outubro de 2012 às 10:02A Audi, com os pilotos Andre Lotterer, Benoit Treluyer e Marcel Fassler, tornou-se a primeira campeã do novo Campeonato Mundial de Endurance da FIA. O trio fez uma corrida conservadora para chegar em terceiro nas 6 Horas de Xangai, na China, com seu modelo R18 e-tron quattro.
A marca alemã estava sozinha nesta disputa, com Allan McNish e Tom Kristensen, tendo terminado em segundo na corrida e perdendo a chance de título. A vitória, tranquila, ficou com a Toyota de Nicolas Lapierre e Alex Wurz, que lideraram desde o começo.
A Rebellion Racing, de Andrea Belicchi, Harold Primat e Frankie Congfu Chen, obteve a quarta colocação no geral. Na classe LMP2, a vitória foi da ADR-Delta de John Martin, Tor Graves e Mathias Beche.
Na GTE Pro, quem venceu foi o Aston Martin de Stefan Mucke e Darren Turner. E na GTE Am, deu a Larbre Competition de Pedro Lamy, Julien Canal e Patrick Bornhauser, que também foi campeã antecipada com um Chevrolet Corvette C6.Rs.
Classificação da prova:
Pos | Cl | Pilotos | Equipe/Carro | Tempo/Dif. |
1. | P1 | Wurz/Lapierre | Toyota | 6h01m29.292s |
2. | P1 | Kristensen/McNish | Audi | + 58.570s |
3. | P1 | Fassler/Lotterer/Treluyer | Audi | + 1m42.814s |
4. | P1 | Belicchi/Primat/Chen | Rebellion Lola-Toyota | + 6 voltas |
5. | P1 | Brabham/Chandhok/Dumbreck | JRM HPD | + 6 voltas |
6. | P1 | Leventis/Watts/Kane | Strakka HPD | + 9 voltas |
7. | P2 | Martin/Graves/Beche | ADR-Delta ORECA-Nissan | + 11 voltas |
8. | P2 | Potolicchio/Dalziel/Sarrazin | Starworks HPD | + 11 voltas |
9. | P2 | Nicolet/Lahaye/Pla | OAK Morgan-Nissan | + 12 voltas |
10. | P2 | Perez Companc/Minassian/Kaffer | Pecom ORECA-Nissan | + 12 voltas |
11. | P2 | Mailleux/Lombard/Tresson | Signatech ORECA-Nissan | + 13 voltas |
12. | P2 | Holzer/Schultis | Lotus Lola-Lotus | + 14 voltas |
13. | P2 | Panciatici/Ragues/Rusinov | Signatech ORECA-Nissan | + 14 voltas |
14. | P1 | Baguette/Kraihamer/Sato | OAK Pescarolo-Honda | + 17 voltas |
15. | P2 | Zugel/Gonzalez/Julian | Greaves Zytek-Nissan | + 20 voltas |
16. | GTE P | Mucke/Turner | Aston Martin | + 22 voltas |
17. | GTE P | Lieb/Lietz | Felbermayr Porsche | + 22 voltas |
18. | GTE P | Bertolini/Beretta | AF Ferrari | + 23 voltas |
19. | GTE A | Bornhauser/Canal/Lamy | Larbre Corvette | + 25 voltas |
20. | GTE A | Ried/Roda/Ruberti | Felbermayr Porsche | + 26 voltas |
21. | GTE A | Krohn/Jonsson/Rugolo | Krohn Ferrari | + 27 voltas |
22. | GTE A | Kauffman/Aguas/Waltrip | AF Ferrari | + 27 voltas |
23. | GTE A | Belloc/Bourret/Gibon | Larbre Corvette | + 28 voltas |
24. | GTE A | Camathias/Daniels/Bell | JWA Porsche | + 39 voltas |
Abandonos: | ||||
P1 | Prost/Jani | Rebellion Lola-Toyota | 180 voltas | |
GTE P | Fisichella/Bruni | AF Ferrari | 144 voltas | |
P2 | Giroix/Ihara/Deletraz | Gulf Lola-Nissan | 93 voltas | |
P2 | Charouz/Rossiter/Weeda | Lotus Lola-Lotus | 78 voltas |
andre Lotterer, audi, benoit treluyer, campeã, classe, endurance, Marcel Fässler, pilotos, toyota, vitoria
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.