WEC – Toyota vence na China, mas título é da Audi de Lotterer, Treluyer e Fassler

domingo, 28 de outubro de 2012 às 10:02

O pódio em XangaiA Audi, com os pilotos Andre Lotterer, Benoit Treluyer e Marcel Fassler, tornou-se a primeira campeã do novo Campeonato Mundial de Endurance da FIA. O trio fez uma corrida conservadora para chegar em terceiro nas 6 Horas de Xangai, na China, com seu modelo R18 e-tron quattro.

A marca alemã estava sozinha nesta disputa, com Allan McNish e Tom Kristensen, tendo terminado em segundo na corrida e perdendo a chance de título. A vitória, tranquila, ficou com a Toyota de Nicolas Lapierre e Alex Wurz, que lideraram desde o começo.

A Rebellion Racing, de Andrea Belicchi, Harold Primat e Frankie Congfu Chen, obteve a quarta colocação no geral. Na classe LMP2, a vitória foi da ADR-Delta de John Martin, Tor Graves e Mathias Beche.

Na GTE Pro, quem venceu foi o Aston Martin de Stefan Mucke e Darren Turner. E na GTE Am, deu a Larbre Competition de Pedro Lamy, Julien Canal e Patrick Bornhauser, que também foi campeã antecipada com um Chevrolet Corvette C6.Rs.

Classificação da prova:

Pos Cl Pilotos Equipe/Carro Tempo/Dif.
1. P1 Wurz/Lapierre Toyota 6h01m29.292s
2. P1 Kristensen/McNish Audi + 58.570s
3. P1 Fassler/Lotterer/Treluyer Audi + 1m42.814s
4. P1 Belicchi/Primat/Chen Rebellion Lola-Toyota + 6 voltas
5. P1 Brabham/Chandhok/Dumbreck JRM HPD + 6 voltas
6. P1 Leventis/Watts/Kane Strakka HPD + 9 voltas
7. P2 Martin/Graves/Beche ADR-Delta ORECA-Nissan + 11 voltas
8. P2 Potolicchio/Dalziel/Sarrazin Starworks HPD + 11 voltas
9. P2 Nicolet/Lahaye/Pla OAK Morgan-Nissan + 12 voltas
10. P2 Perez Companc/Minassian/Kaffer Pecom ORECA-Nissan + 12 voltas
11. P2 Mailleux/Lombard/Tresson Signatech ORECA-Nissan + 13 voltas
12. P2 Holzer/Schultis Lotus Lola-Lotus + 14 voltas
13. P2 Panciatici/Ragues/Rusinov Signatech ORECA-Nissan + 14 voltas
14. P1 Baguette/Kraihamer/Sato OAK Pescarolo-Honda + 17 voltas
15. P2 Zugel/Gonzalez/Julian Greaves Zytek-Nissan + 20 voltas
16. GTE P Mucke/Turner Aston Martin + 22 voltas
17. GTE P Lieb/Lietz Felbermayr Porsche + 22 voltas
18. GTE P Bertolini/Beretta AF Ferrari + 23 voltas
19. GTE A Bornhauser/Canal/Lamy Larbre Corvette + 25 voltas
20. GTE A Ried/Roda/Ruberti Felbermayr Porsche + 26 voltas
21. GTE A Krohn/Jonsson/Rugolo Krohn Ferrari + 27 voltas
22. GTE A Kauffman/Aguas/Waltrip AF Ferrari + 27 voltas
23. GTE A Belloc/Bourret/Gibon Larbre Corvette + 28 voltas
24. GTE A Camathias/Daniels/Bell JWA Porsche + 39 voltas
Abandonos:
P1 Prost/Jani Rebellion Lola-Toyota 180 voltas
GTE P Fisichella/Bruni AF Ferrari 144 voltas
P2 Giroix/Ihara/Deletraz Gulf Lola-Nissan 93 voltas
P2 Charouz/Rossiter/Weeda Lotus Lola-Lotus 78 voltas

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.