WEC – Para pilotos da Audi, Interlagos é um “autódromo clássico”

sexta-feira, 30 de agosto de 2013 às 13:13

Audi R18 e-tron quattro #2 de Loïc Duval, Tom Kristensen e Allan McNish

A primeira metade da temporada de 2013 do FIA WEC se encerra neste domingo (1/9), em Interlagos, com a realização das 6 Horas de São Paulo. A etapa brasileira do Campeonato Mundial de Endurance, parte integrante do calendário da categoria desde o ano passado, conquistou a simpatia de todos os pilotos da equipe Audi – que ressaltaram inúmeras características positivas do circuito.

O dinamarquês Tom Kristensen, maior vencedor das 24 Horas de Le Mans, com nove conquistas, admitiu estar ansioso por voltar a pilotar em São Paulo, e expressou uma opinião bastante parecida com a de seu companheiro de equipe, o francês Loïc Duval, sobre esta pista.

“O Autódromo José Carlos Pace é um circuito bastante desafiador. São curvas de alta e de baixa velocidades, algumas delas em descida, outras inclinadas que criam trechos ‘cegos’. O mesmo temos para os pontos de freada de algumas curvas. É um desafio muito grande pilotar em São Paulo e, até mesmo por isso, nós, pilotos, gostamos muito desta pista”, declarou.

Kristensen, Duval e os outros quatro pilotos que defendem a marca das quatro argolas na etapa brasileira do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (Allan McNish, André Lotterer, Benoît Tréluyer e Marcel Fässler) participaram de um jantar com a imprensa paulistana na noite da última quinta-feira (29/8), e falaram sobre suas expectativas para o fim de semana.

Repetindo praticamente as mesmas palavras de seu companheiro no Audi R18 e-tron quattro que lidera o campeonato, Duval ressaltou as características históricas da pista de Interlagos como os pontos fortes desta corrida.

“Interlagos é um autódromo clássico, que foi adaptado para se tornar um circuito moderno. Ele mantém, no entanto, sua característica original: uma pista com curvas de alta e de baixa velocidades, subidas, descidas e curvas com inclinação. É realmente um circuito fantástico”, acrescentou o francês.

A Audi ainda não foi derrotada nesta temporada do WEC, e até mesmo por isso o objetivo da equipe para a etapa do Brasil já está definido. Os pilotos, no entanto, reconhecem que manter a hegemonia da marca é uma tarefa bem mais difícil em Interlagos.

“No ano passado, tivemos nossa primeira derrota do ano em São Paulo”, relembrou Kristensen. “Toda a sequência de curvas antes dos trechos em subida é feita a menos de 120 km/h. E, a esta velocidade, o regulamento restringe o uso do sistema híbrido em nosso Audi R-18 e-tron quattro. Por isso, a etapa brasileira representa um grande desafio. Depois do nosso bom início de temporada, espero que possamos estar novamente na frente na etapa do Brasil. A Toyota será, obviamente, uma grande rival, mas faremos tudo o que for possível para sairmos vitoriosos de Interlagos. Viajamos ao Brasil com o objetivo claro de vencer esta corrida para a Audi”, acrescentou.

Os treinos para a quarta etapa do FIA WEC começam na manhã desta sexta-feira em São Paulo. A primeira sessão está marcada para as 11h05. Conheça um pouco mais sobre a carreira dos seis pilotos que defenderão a Audi na etapa deste fim de semana do Campeonato Mundial, e veja a programação completa do evento:

Os pilotos da Audi em São Paulo

Tom Kristensen (DIN): Nasceu em 07 de julho de 1967 em Hobro (DIN). Residência: Hobro (DIN), solteiro (namorado de Hanne), dois filhos (Oliver e Oswald) e uma filha (Carla Marlou), altura: 1.74 m, peso: 72 kg; piloto Audi desde 2000; vitórias em Le Mans: 9; corridas no WEC: 11; vitórias no WEC: 5; pole positions no WEC: 4; melhores voltas no WEC: 1; melhor resultado nas 24 Horas de Le Mans: 1º. Recordista de vitórias em Le Mans com nove triunfos.

Allan McNish (ESC): Nasceu em 29 de dezembro de 1969 em Dumfries (ING). Residência: Mônaco, casado com Kelly, um filho (Finlay) e uma filha (Charlotte Amelie), altura: 1.65 m, peso: 60 kg; piloto Audi desde 2000; vitórias em Le Mans: 3; corridas no WEC: 11; vitórias no WEC: 3; pole positions no WEC: 3; melhores voltas no WEC: 1; melhor resultado nas 24 Horas de Le Mans: 1º.

Loïc Duval (FRA): Nasceu em 12 de junho de 1982 em Chartres (FRA). Residência: Tóquio (JAP), solteiro (namorado de Gaëlle), um filho (Hugo), altura: 1.78 m, peso: 70 kg; piloto Audi desde 2012; vitórias em Le Mans: 1; corridas no WEC: 6; vitórias no WEC: 2; pole positions no WEC: 1; melhores voltas no WEC: 1; melhor resultado nas 24 Horas de Le Mans: 1º.

André Lotterer (ALE): Nasceu em 19 de novembro de 1981 em Duisburg (ALE). Residência: Tóquio (JAP), solteiro, altura: 1.84 m, peso: 74 kg; piloto Audi desde 2010; vitórias em Le Mans: 2; corridas no WEC: 11; vitórias no WEC: 2; pole positions no WEC: 2; melhores voltas no WEC: 2; melhor resultado nas 24 Horas de Le Mans: 1º.

Benoît Tréluyer (FRA): Nasceu em 07 de dezembro de 1976 em Alençon (FRA). Residência: Gordes (FRA), casado com Melanie, um filho (Jules), altura: 1.78 m, peso: 68 kg; piloto Audi desde 2010; vitórias em Le Mans: 2; corridas no WEC: 11; vitórias no WEC: 4; pole positions no WEC: 2; melhores voltas no WEC: 1; melhor resultado nas 24 Horas de Le Mans: 1º.

Marcel Fässler (SUI): Nasceu em 27 de maio de 1976 em Einsiedeln (SUI). Residência: Gross (SUI), casado com Isabel, quatro filhos (Shana, Elin, Yael e Delia), altura: 1.78 m, peso: 78 kg; piloto Audi desde 2008; vitórias em Le Mans: 2; corridas no WEC: 11; vitórias no WEC: 4; pole positions no WEC: 1; melhores voltas no WEC: 2; melhor resultado nas 24 Horas de Le Mans: 1º. Em 2011, se tornou o primeiro suiço a vencer as 24 Horas de Le Mans

Programação da Le Mans 6 Horas de São Paulo

Sexta-feira, 30 de agosto
11h05 – 12h35: 1º Treino Livre
15h40 – 17h10: 2º Treino Livre

Sábado, 31 de agosto
10h20 – 11h20: 3º Treino Livre
15h10 – 15h35: Treino Classificatório

Domingo, 1º de setembro
12h00 – 18h00: Corrida

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.