WEC – Lucas di Grassi sonha com vitória nas 24 Horas de Le Mans

sábado, 25 de agosto de 2012 às 16:04
Emerson Fittipaldi, Jean Todt e Lucas Di Grassi

Emerson Fittipaldi, Jean Todt e Lucas Di Grassi

Em busca do sonho de se tornar o primeiro piloto brasileiro a vencer as 24 horas de Le Mans, uma das provas mais importantes do calendário internacional, o paulista Lucas Di Grassi fará no dia 15 de setembro, em São Paulo, sua estreia no FIA World Endurance Championship (WEC), Campeonato Mundial de Endurance que tem na etapa francesa sua prova de gala.

Lucas foi anunciado nesta quarta-feira (22) como piloto da equipe oficial da Audi na 6 Horas de São Paulo. A corrida vai integrar o calendário da WEC pelos próximos cinco anos e tem como promotor o ex-campeão mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi. A Audi é a maior vencedora das história recente das 24 Horas de Le Mans, com 11 conquistas nas últimas 13 edições, e lidera o Mundial de Endurance com os pilotos Allan McNish e Tom Kristensen.

Para Lucas, que na etapa brasileira vai correr com um Audi R18 ultra, a estreia na 6 Horas de São Paulo representa o início de uma nova fase em sua carreira de piloto profissional. Em Interlagos, ele terá, pela primeira vez, a oportunidade de competir no WEC depois de participar de testes pelo time privado Kolles, em 2009, e pela própria equipe oficial da Audi, há cerca de um mês.

“Esta é uma grande oportunidade para mim e para minha carreira”, disse Lucas durante a entrevista concedida por ele, Emerson Fittipaldi e Leandro Radomile, responsável pela Audi no Brasil, nesta quarta-feira (22) em um hotel de São Paulo. A entrevista foi prestigiada, também, pelo presidente da FIA, Jean Todt, que esteve em São Paulo para um evento de segurança no trânsito e deu um breve discurso sobre a estreia de Lucas Di Grassi no WEC. O Campeonato Mundial de Endurance voltou a ganhar força justamente durante neste período em que Todt está à frente da entidade.

“Estrear no Mundial de Endurance pela equipe Audi é um privilégio para qualquer piloto, pois trata-se da principal equipe da competição e a grande estrela das 24 Horas de Le Mans nos últimos anos. Vencer a prova francesa, aliás, é um sonho para mim, e em busca do qual passo a trabalhar desde hoje”, acrescentou.

Por enquanto, Lucas Di Grassi só tem contrato com a Audi para a disputa das 6 Horas de São Paulo, mas estrear pela principal equipe de Endurance do planeta nos últimos anos é uma oportunidade que ele não pretende desperdiçar.

Ao chegar para esta primeira corrida no Brasil, Di Grassi terá participado de apenas dois testes com carros do Mundial de Endurance. Seu contato com o Audi R18 que usará na etapa paulista se resume a dois treinos no circuito alemão de Lauzitsring, onde revezou-se ao volante do R18 com o escocês Allan McNish e dinamarquês Tom Kristensen, duas lendas da categoria que estão entre os maiores pilotos de Endurance de todos os tempos.

“Sei que terei um grande desafio pela frente e isso me motiva. Já pilotei o protótipo da Audi e tive rápida adaptação para um estreante, mas tenho muito o que aprender com minha nova equipe e meus companheiros. Fiquei impressionado com a competência da Audi nos testes que realizamos na Alemanha. Lá me senti melhor do que em uma equipe de Fórmula 1”, acrescentou.

A Audi, que já investe no automobilismo brasileiro através da categoria monomarca Audi DTCC, tem forte presença em dois dos principais torneios do automobilismo mundial. Além do envolvimento da fábrica no DTM, o Campeonato Alemão de Turismo, a Audi tem no endurance mundial sua principal frente de trabalho.

A chegada a Lucas Di Grassi à equipe alemã representa a inédita participação de um piloto brasileiro na equipe oficial da fabricante alemã em uma prova de Endurance. Esta é, também, a primeira vez que a Audi corre no Brasil com um de seus protótipos esportivos de Le Mans (LMP).

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.