Você pode ser um piloto de Formula 1, se souber como!

sexta-feira, 8 de agosto de 2014 às 12:56
Lotus iRacing

Lotus iRacing

Por: Corredor X

Para ser honesto, o título deveria ter sido “Você pode ser um piloto de Formula 1, se tiver o dinheiro para pagar”. Como não temos mais corridas até 24 de agosto, hoje vamos falar um pouco sobre a forma de alcançar seus sonhos. Quer de uma forma dispendiosa, ou de uma forma extremamente dispendiosa.

Primeiro, vamos falar sobre a forma apenas dispendiosa. Como você sabe, e nós vamos chegar a isso mais tarde, a Ferrari tem um programa chamado F1 Corse Clienti. Bem, os clientes da marca do Cavalinho Rampante podem comprar e dirigir alguns carros de F1 antigos de 1970 a, neste momento, 2012. Pois bem, o que talvez você não saiba é que a Lotus F1 tem sua própria versão do programa, chamado de iRace Experience, onde você pode guiar não apenas o Lotus E20, mas um carro de Formula Renault 2.0, a fim de se acostumar com as exigências de uma tocada em pista e ao estresse e as forças que seu corpo tem de suportar.

O folheto afirma que existem três tipos de experiências iRacing (link no final do texto).

Uma delas é a iRace Formula Renault Experience, com quatro sessões de 20 minutos cada, com o carro de Formula Renault (mas não com a E20) e uma volta no carro de dois lugares.

Outra é a iRace Experience, com duas sessões de 20 minutos cada uma com o Formula Renault, uma sessão de duas voltas com o carro de Formula 1 e uma volta no que eles chamam de “Formula One Passenger Ride”.

E finalmente temos a iRace+ Experience, com uma sessão de 20 minutos no Formula Renault 2.0, duas sessões de quatro voltas no carro de Formula 1, e uma volta no carro de dois lugares.

Agora, a parte triste: o preço. Surpreendentemente, não é muito caro: A Formula Renault Experience custa R$ 7.266,00, a iRace Experience custa R$ 13.738,00 e a iRace+ Experience R$ 24.393,00.

Prepare-se agora para o que é realmente caro. Antes de dizer qualquer coisa, é bom deixar claro que a Ferrari não oferece um folheto de seus programas F1 Corse Clienti como a Lotus faz com o iRacing Experience, portanto, quaisquer informações sobre quantidades de dinheiro e condições do programa podem não ser precisas.

Assim, para entrar em detalhes, a primeira coisa que você deve ter é uma coleção de pelo menos quatro Ferraris e uma conta bancária titânica para poder ser elegível para ter um carro antigo de F1 (pois lembre-se, você não escolhe a Ferrari, é a Ferrari que escolhe você). Então, você deve pagar em torno de R$ 3 milhões, dependendo do modelo, e aguarda até que a Ferrari decida ter uma reunião em qualquer circuito ao redor do mundo, porque você não pode ter o carro em sua própria garagem. A Ferrari mantém e fornece ao dono tudo o que ele (ou ela, por que não?) precisa para ir nas corridas, até mesmo os macacões à prova de fogo.

Então, agora é só correr! É claro que não são corridas reais, os carros são todos limitados a 17.000 rpm e as relações de marchas são fixas, mas ainda assim, é uma boa coisa para se tentar … se você puder pagar.

Link para o PDF da Lotus com todas as informações da iRacing Experience:
http://www.microrace.total.com/files/irace.pdf

Link para o site da Ferrari Corse Clienti (não só com programas de Formula 1, mas também GTs e programas XX):
http://corseclienti.ferrari.com/2014en/home/index/

Dois vídeos de como um encontro Corse Clienti se parece. No primeiro filme, a bordo de uma F2003 com Marc Gené batendo o recorde de volta em Laguna Seca

 

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.