Visão do futuro – o carro de F1 em 2017

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016 às 9:37

Carro para 2017

Com a expectativa crescente em relação ao início da temporada 2016, os engenheiros e projetistas da Fórmula 1 já estão pensando em 2017, quando mudanças significativas nas regras irão alterar dramaticamente a aparência dos carros, deixando-os mais largos e velozes.

O regulamento exato ainda não foi definido, mas com a ajuda de desenhos do ilustrador técnico Giorgio Piola, podemos ter uma ideia do provável visual das máquinas do próximo ano se as propostas recentes forem aprovadas.

 

A comparação acima destaca as principais áreas de mudanças. Começando na frente, o bico do carro (1) é 20 cm mais longo do que em 2016, enquanto a largura da asa dianteira aumenta de 165 para 180 cm. Entretanto, o novo formato de delta da asa significa que a distância entre o pneu dianteiro e as aletas laterais (2) permanece inalterada, assim como o tamanho das aletas.

Os pneus são mais largos, com a banda passando de 24.5 para 30 cm na frente (3) e de 32.5 para 40 na traseira (8). Espera-se que só isso torne os carros cerca de três segundos por volta mais rápidos. Enquanto isso, a largura geral do carro aumenta de 140 para 180 cm.

As restrições na área do assoalho significam que, atrás da parte dianteira do cockpit (5), o carro não pode ter a largura máxima de 180 cm em toda a sua extensão (6), então deve haver um corte em algum ponto (7). Outra proposta estabelece uma largura máxima de 160 cm para a carenagem em todos os pontos, significando que o corte não pode superar 10 cm de profundidade. A asa traseira (9) é mais larga – de 80 para 95 cm.

Olhando os carros de 2016 e 2017 de frente, podemos ver que a asa traseira não é apenas mais larga, como também mais baixa. Além disso, a ilustração acima destaca a maior largura dos pneus (2), do próprio carro (3) e da asa dianteira (4).

Uma comparação similar da traseira dos monopostos novamente deixa claro a asa traseira mais baixa e larga (1/2) e os pneus traseiros mais largos. Também nos mostra outra alteração: um aumento na altura permitida do difusor traseiro, de 12.5 para 22 cm.

Não é só a altura do difusor traseiro que é diferente. Mais importante, a comparação lateral mostra que, ao invés de começar no eixo traseiro, o difusor se inicia 33 cm à frente dele. Assim como as mudanças no bico (1) e na asa dianteira (2), essa ilustração também exibe o retorno das grandes aletas (3) entre os pneus dianteiros e a carenagem lateral, além de destacar a asa traseira maior (5) que ajudará no efeito solo.

 

LS - www.autoracing.com.br

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