Virtual – Super Turismo: Sampaio vence em Topeka e Max se aproxima do título

sexta-feira, 16 de novembro de 2012 às 14:22
Super Turismo

Super Turismo

Piloto da LM aproveitou erro de Franciscodog para chegar ao 2º triunfo na T3; já o líder do campeonato subiu de 11º no grid para terminar em 2º

Aproveitando-se de um erro de Sérgio Franciscodog Refkalefsky (Viracopos Gold), pole position e favorito à vitória na sexta etapa da categoria VPG Super Turismo, disputada no circuito virtual de Topeka, Leonardo Sampaio (LM) herdou o primeiro lugar da penúltima prova da temporada e, a partir de então, imprimiu um ritmo forte, assegurando seu segundo triunfo no certame e se mantendo vivo na luta pelo título. Refkalefsky havia conquistado o lugar de honra do grid por margem de 39 milésimos sobre José Henrique Spontão (Viracopos Black), com Sampaio em terceiro e o líder do campeonato, Adriano Max (Viracopos Gold), apenas na 11ª colocação. Até então, o cenário era ideal para que Franciscodog descontasse bons pontos do companheiro de equipe.

Sérgio manteve a ponta com tranquilidade na largada, enquanto Leonardo assumiu o segundo posto e Spontão, tentando dar o troco, acabou saindo da pista na perigosa curva 1 e batendo forte no muro. Mesmo com o carro bastante avariado na parte frontal, ele continuou na prova sem ir aos boxes, passando a lutar pelas últimas posições até abandonar, na volta 26. Com um início de prova agressivo e as confusões em todos os pelotões, Max fechou a passagem de abertura em sexto e, dois giros depois, já era o quarto, após ultrapassagem limpa sobre Chico Inglês (Caramujos). Ao mesmo tempo, Franciscodog abria boa vantagem para Sampaio na liderança, com o competidor da LM firme em segundo. Noel Coelho (Azores) vinha em terceiro, mas começou a acusar um alto desgaste de pneus no difícil traçado americano, perdendo ritmo e passando a ser atacado por Adriano.

Na volta 9, Refkalefsky rodou sozinho na última curva, dando a primeira posição de graça a Sampaio. No afã de se recuperar, o piloto da Viracopos forçou demais o equipamento com seus compostos ainda superaquecidos, errando de novo. Dessa vez, ele foi superado também por Coelho e Max. Adriano chegou a escapar da pista instantes depois, mas foi Noel quem tomou o maior prejuízo quando viu o carro de Marcelo Leandro (555) parado no meio da pista, após uma rodada. Tentando desviar, o português foi para o lado interno do traçado, mesmo movimento feito por Leandro para dar passagem a todos. Resultado: batida fortíssima, que comprometeu a corrida de ambos. Marcelo abandonou e Noel seguiu em frente, para terminar em quinto.

Na janela de paradas, Sampaio sustentou-se de forma segura na dianteira, enquanto Franciscodog deu azar de voltar à pista atrás de Luiz Cityzoom (555), que não aliviou na disputa por posição. Os dois acabaram se tocando e Refkalefsky foi para a grama, perdendo total contato com Max, que pôde fazer seu pit e retornar sossegado na vice-liderança. A ordem foi mantida até a linha de chegada, deixando os três com chances matemáticas na tabela de pontuação: Adriano foi a 143 pontos; Sérgio, a 131; e Leonardo, a 127, restando 33 em disputa na rodada final.

Resultado extra-oficial:

1. Leonardo Sampaio (LM), 33 voltas
2. Adriano Max (Viracopos Gold), +20.328
3. Sérgio Franciscodog Refkalefsky (Viracopos Gold), +36.869
4. Francisco Inglês (Caramujos), +47.501
5. Noel Coelho (Azores), +55.273
6. Childerico Robson (Turtles), +1:05.197
7. Luiz Antônio Cityzoom (555), +1:29.137
8. João Camelo (sem equipe), +1 volta

O resultado oficial e a classificação completos estão disponíveis no site www.ligavpg.com. A sétima e última etapa da VPG Super Turismo será disputada no dia 26 de novembro, a partir das 22h15, no circuito virtual de Interlagos. A liga utilizará a versão antiga do traçado, com 7,8 quilômetros de extensão.

Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br

Para assistir ao VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/fg7EN

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.