Virtual – Stock: Costa confirma título do 1º turno no mais alto estilo

sexta-feira, 26 de julho de 2013 às 12:05

VPG Stock Car

No circuito virtual de Cascavel, paulista conquistou o quinto triunfo em seis etapas, sendo o campeão com sobras da primeira metade do certame

Assim como vinha fazendo em praticamente todos os momentos de disputa da VPG Stock Car, que segue o calendário anual da categoria homônima real, Tadeu Costa (Raptors) apresentou mais uma atuação de gala na sexta etapa da temporada, realizada no circuito virtual de Cascavel e que encerrou o primeiro turno do campeonato. Já garantido matematicamente como campeão dessa fase, o paulista fechou a campanha na metade inicial conquistando o quinto triunfo na competição, sem o terceiro grand chelem (pole, volta mais rápida, liderança de todas as voltas disputadas e, claro, vitória).

O piloto do Peugeot #73 já largara da posição de honra no grid em todas as provas anteriores e, no veloz traçado paranaense, a história não foi diferente: com seis décimos de vantagem sobre David Cavassana (sem equipe), Costa iniciou a corrida sem ninguém à sua frente. Pela primeira vez no certame, o segundo lugar no grid não foi ocupado por seu companheiro de equipe, André Policastro, que não treinou o mínimo de 30 voltas no servidor oficial e teve de partir dos boxes. Na largada, Tadeu sustentou firmemente a dianteira, enquanto Cavassana arrancava mal e era superado por Eduardo Hemkemaier (HP), Leonardo Sampaio (LM), Joe Silvestrini e Fernando Urcino (Epicenter).

Enquanto o líder disparava, como de hábito, Hemkemaier e Sampaio se revezavam em uma boa luta pelo segundo lugar, até que o competidor da LM cometesse um erro, na sétima passagem, e deixasse o rival livre na vice-liderança. Dois giros antes, Silvestrini já havia abandonado, após bater sozinho. Com isso, quem voltava a subir na tabela era Cavassana, que já constava em quarto na volta 17, ao despachar o Peugeot #399 de Urcino. Em meio às dúvidas sobre se valia a pena fazer um pitstop ou tentar economizar combustível até o final, Leonardo Sampaio foi o único a escolher a primeira opção, parando na 20ª passagem. A tática se mostraria errônea e o carioca não passaria do oitavo posto no resultado final.

Com isso, Hemkemaier permaneceu seguro em segundo até o final e Cavassana foi alçado a terceiro. Mas a vida do maranhense não seguiu assim tão suave, visto que Policastro se aproximava cada vez mais de sua posição nos minutos finais. Sem titubear, David manteve ritmo constante e não permitiu a chegada definitiva do rival, garantindo lugar no pódio. Para André, a quarta colocação representou sua primeira corrida completada na competição, após uma série de infortúnios nas rodadas anteriores. Mas a noite era – novamente – de Tadeu Costa, que confirmou o favoritismo e fechou o primeiro turno com 53 pontos de vantagem sobre Cavassana, o vice-campeão.

Resultado extra-oficial:

1. Tadeu Costa (Raptors), 38 voltas em 40:54.193
2. Eduardo Hemkemaier (HP)
3. David Cavassana (sem equipe)
4. André Policastro (Raptors)
5. Marcos Kornievicz (sem equipe)
6. Fernando Urcino (Epicenter)
7. Rangel Fuzaro (HP)
8. Leonardo Sampaio (LM)
9. Igor Ribeiro (Black Birds)
10. Gustavo Prada (sem equipe)

O resultado oficial e a classificação completa estão disponíveis no site www.ligavpg.com. A sétima etapa da VPG Stock Car, que abre o segundo turno do campeonato, está marcada para o dia 8 de agosto, a partir das 22h15, no circuito virtual de Ribeirão Preto. A Race Brasil transmite a prova ao vivo.

Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br

Para assistir ao VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/mTHrm

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.