Virtual – Sampaio aproveita vacilo de Sakita na VPG Speed

terça-feira, 11 de outubro de 2011 às 16:09

vpg-speed-2Tentando evitar volta extra, Fábio tirou o pé e acabou perdendo a posição para Leonardo, que não permitiu o troco e chegou à 1ª vitória

Até a penúltima volta da etapa de Jerez, a segunda da temporada da VPG Speed, Fábio Sakita (Speed A) parecia ter o domínio da corrida. Na liderança, ele controlava os ataques de Leonardo Sampaio (LM) e não dava pinta de que cederia à pressão. Mas, faltando poucos segundos para o zerar do cronômetro, Sakita entrou mais uma vez na reta principal e acabou cometendo um deslize que lhe custou a vitória: para tentar evitar uma volta extra, o competidor da Speed A tirou o pé, mas cruzou a com um segundo para o fim e abriu uma nova volta. Pior que isso, Sampaio aproveitou a situação e, com mais embalo, fez a ultrapassagem, para ficar com o primeiro lugar.

Sampaio já havia mostrado força com a pole position, sua primeira na categoria. Ao lado dele, partiu Jeferson Richart (Racers4Fun S1), com Sakita e Gustavo Breves (LM) na sequência. Na largada, enquanto os ponteiros se comportavam bem e mantinham as posições, Marcelo Leandro (555) vinha com tudo de trás. Na primeira volta, ele pulou de 13º para oitavo. No giro seguinte, superou Ricardo Nunes (Alliance Sky) pelo sétimo lugar. O desempenho brilhante foi tão avassalador quanto fugaz, já que, na terceira passagem, Leandro errou sozinho e escapou da pista. Ao voltar para o traçado, Marcelo foi acertado em cheio por Jonatan Richart (Racers4Fun S1). Fim de prova para ambos.

Em terceiro, Fábio Sakita começou a ganhar destaque na prova, ao ultrapassar Jeferson Richart na volta 5 e ir para cima do líder Leonardo Sampaio. Três giros mais tarde, em grande disputa, o piloto da Speed A conseguiu tomar a dianteira, mas Sampaio e Richart continuavam próximos. Jeferson antecipou a parada em uma volta e, mesmo perdendo certo tempo ao errar a entrada de seu pit, conseguiu fazer dar certo a tática de não trocar pneus e tomou as duas posições quando Fábio e Leonardo pararam. Contudo, mais uma vez ele teria que se defender de Sakita, que tinha mais aderência. Após intensa batalha, os dois se tocaram e Richart levou a pior, saindo da pista. Era o que Sampaio precisava para recuperar o segundo lugar.

Livres de Jeferson, Fábio e Leonardo passaram a polarizar a briga pela liderança. Sakita conseguia manter a ponta sem sustos, até entrar pela reta com o cronômetro quase zerado e protagonizar a história relatada no primeiro parágrafo. Não só a volta adicional foi aberta, como Sampaio, espertamente, aproveitou para assumir a primeira colocação e segurá-la até a quadriculada. “No fim, você fica na dúvida se vai ou não vai e acabei abrindo a volta por pouco. Mas parabéns ao Léo, que vinha merecendo”, reconheceu Sakita. “Quando eu entrei na reta, estava monitorando o cronômetro e cheguei a tirar o pé também, mas vi que não houve a quadriculada e reacelerei com tudo. Ele [Sakita] tentou voltar, mas nem que fosse minha mãe eu iria deixar passar”, brincou o vencedor.

Resultado extra-oficial:

1. Leonardo Sampaio (LM), 29 voltas
2. Fábio Sakita (Speed A), +00.313
3. Jeferson Richart (Racers4Fun S1), +04.137
4. André Vial (Brez), +21.241
5. Ricardo Nunes (Alliance Sky), +29.850
6. Sérgio Refkalefsky (Viracopos), +31.167
7. Francisco Inglês (Caramujos), +1:01.613
8. Antônio Vieira (Tonyspeed), +1:08.984
9. Marcello Menescal (LM), +1:23.719

O resultado oficial e a classificação completa serão atualizados no site www.ligavpg.com. A terceira rodada da VPG Speed acontece em 17 de outubro, às 22h10, no circuito virtual de Potrero de Los Funes, com transmissão ao vivo pela Race Brasil.

Para assistir o VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/6NsK9

Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.