Virtual – Pró: Villaça fatura prova de encerramento e Soeiro é o campeão

VPG Pró

Piloto da Viracopos garantiu conquista com o ponto extra da pole position no circuito virtual de Zolder, chegando ao segundo título na temporada

Favorito absoluto a ficar com o título da categoria VPG Pró, Ricardo Soeiro (Viracopos Gold) nem precisou aguardar até o final da etapa de encerramento da temporada, disputada no circuito virtual de Zolder, para garantir sua segunda conquista máxima na T2 de 2013. Isso porque seu principal concorrente na luta pelo caneco, Bernardo Junqueira (CTC), não compareceu ao evento. Nesse cenário, apenas Fernando Silva (Global Virtual) tinha chances matemáticas de batê-lo na pontuação, algo que se esvaiu assim que o carioca anotou a pole position na classificação, garantindo um ponto extra suficiente para lhe assegurar a taça de campeão.

Rodrigo Bueno (Global Virtual) foi o segundo no grid, mas arrancou melhor e assumiu a dianteira logo após o apagar das luzes vermelhas. No entanto, o piloto do Mustang #161 errou o ponto de freada da curva 1, bateu no guard-rail externo e viu seu carro ser ricocheteado ao meio da pista, formando um acidente de múltiplas proporções. De forma inacreditável, ninguém deixou a corrida no lance e foi exatamente Fernando Silva, vindo de sétimo no grid, quem aproveitou a confusão para assumir a liderança, com o companheiro Arthur Villaça na sequência. O recém-coroado campeão Soeiro caiu para 12º, enquanto Bueno foi derrubado ao 15º lugar.

Enquanto os dois Ford de cor verde e preta se mandavam na frente, Soeiro tentava abrir caminho para se reposicionar. A recuperação, em partes, veio com algumas ultrapassagens, mas também com os erros e infortúnios de vários adversários que ficaram pelo caminho. Enquanto isso, Villaça roubava a ponta de Silva nos boxes, ao parar uma volta depois de seu colega de time e conseguir retornar ainda à frente.

Nas últimas dez passagens, Ricardo despachou Leonardo Sampaio (LM) e Roberto Silva (Global Virtual), e partiu voando para cima dos dois primeiros colocados. Ele até teve tempo de encostar em Fernando, mas não conseguiu a ultrapassagem e teve de comemorar o título com um terceiro lugar, fechando a campanha com 158 pontos. Bom para Arthur Villaça, que se sustentou na frente e obteve a primeira e única vitória na temporada. A segunda posição permitiu que Silva coroasse a bela recuperação nas últimas provas com o vice-campeonato, indo a 130 tentos. Ausente na rodada belga, Bernardo Junqueira ficou estacionado em 109 e caiu para terceiro na classificação final.

Resultado extra-oficial:

1. Arthur Villaça (Global Virtual Ford), 32 voltas em 51:37.960
2. Fernando Silva (Global Virtual Ford), +01.080
3. Ricardo Soeiro (Viracopos Gold Chevrolet), +01.247
4. Marcello Menescal (LM Chevrolet), +13.479
5. Leonardo Sampaio (LM Chevrolet), +26.903
6. Edgar Horst Jr. (M Tech Porsche), +42.058
7. Sérgio Franciscodog Refkalefsky (Viracopos Gold Chevrolet), +48.118
8. Rodrigo Bueno (Global Virtual Ford), +48.509
9. Samuel Viana (LM Chevrolet), +1:24.535
10. Roberto Silva (Global Virtual Ford), +1 volta

O resultado oficial da prova e a classificação final completa da VPG Pró estão disponíveis no site www.ligavpg.com.

Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br

Para assistir ao VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/nSSoB

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.