Virtual – Pró: Fernando Silva põe fim à má fase com vitória em Mosport

sexta-feira, 9 de agosto de 2013 às 14:09

VPG Pro

Atual campeão voltou a vencer após jejum de quatro provas; na briga pelo título, Junqueira chegou na frente de Soeiro e adiou decisão para a última etapa

Depois de vencer a rodada de abertura da T2 da VPG Pró, em Moscou, o atual campeão da categoria, Fernando Silva (Global Virtual), entrou numa fase complicada, com apresentações muito aquém das expectativas e resultados parcos. Mas não há nada irreversível no AV, especialmente quando se compete num circuito virtual como o de Mosport, um dos mais velozes e desafiadores de todo o esporte a motor. Foi lá que, pela sexta e penúltima etapa da temporada, Silva espantou a nuvem negra e alcançou, enfim, seu segundo triunfo no certame, resultado que permitiu a ele seguir com chances matemáticas de título.

A Global Virtual mostrou grande domínio na pista canadense desde a classificação, quando Arthur Villaça marcou 1:12.537 e liderou uma trifeta da escuderia na ordem de largada, com Fernando em segundo e seu irmão, Roberto Silva, na sequência. O atual líder do campeonato, Ricardo Soeiro (Viracopos Gold), ficou em quarto, enquanto seu principal adversário na briga pelo caneco, Bernardo Junqueira (CTC), não completou o número mínimo de voltas no servidor de treinos e acabou na 25ª e última posição do grid.

Pela vitória, a parada foi definida logo na largada, quando Fernando Silva superou Villaça e assumiu a ponta. Ainda na volta 1, Soeiro foi vítima de fogo amigo, ao tomar um toque do companheiro Sérgio Franciscodog Refkalefsky, na curva 5, e cair para 15º, dois postos à frente de Junqueira. Num traçado tão veloz e exigente como o de Mosport, Ricardo acabou sentindo a pressão para se recuperar e cometeu alguns outros erros nas passagens seguintes, que atrapalharam seu processo de escalada. Ao mesmo tempo, Bernardo era acometido por uma grande instabilidade de conexão, que quase o fez cair do servidor em alguns momentos.

Entre os ponteiros, a condição de trinca da GVR foi desfeita quando Roberto Silva bateu sozinho, no quinto giro, deixando a disputa. A partir de então, Pedro Oliveira (Alastraa White) assumiu o terceiro lugar, até ser ultrapassado por Adriano Max (Viracopos Gold), em ótima atuação. Oliveira também seria despachado posteriormente por Junqueira durante os pitstops, mas se segurou do duro ataque de Ricardo Soeiro no fim, para segurar a quinta colocação. Dessa forma, Fernando Silva venceu e foi a 103 pontos, contra 117 de Junqueira, quarto, e 131 de Soeiro, sexto. Os três são os únicos que continuam vivos na disputa pela taça de campeão.

Resultado extra-oficial:

1. Silva Fernando (Global Virtual Ford), 40 voltas em 50:26.001
2. Arthur Villaça (Global Virtual Ford), +00.445
3. Adriano Max (Viracopos Gold Chevrolet), +06.540
4. Bernardo Junqueira (CTC Chevrolet), +18.186
5. Pedro Oliveira (Alastraa White Lamborghini), +19.355
6. Ricardo Soeiro (Viracopos Gold Chevrolet), +19.607
7. Sérgio Franciscodog Refkalefsky (Viracopos Gold Chevrolet), +29.579
8. Marcello Menescal (LM Chevrlet), +58.218
9. Rodrigo Bueno (Global Virtual Ford), +1 volta
10. Edgar Horst Jr. (M Tech Porsche), +1 volta

O resultado oficial e a classificação completa estão disponíveis no site www.ligavpg.com. A sétima e última etapa da VPG Pró será disputada em 12 de agosto, a partir das 22h15, no circuito virtual belga de Tarlaemen. A Race Brasil transmite a prova ao vivo.

Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br

Para assistir ao VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/nBa5u

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.