Virtual – Pit a menos garante vitória a Fernando Santi na GT1

terça-feira, 14 de junho de 2011 às 15:45

virtual-gt1Em corrida cerebral, piloto da Fire Horse poupou combustível e equipamento para fazer apenas uma parada e vencer com sobras em Ruapuna.

Os principais candidatos ao título da categoria GT1, da liga rFactor Brasil, começaram a aparecer já na primeira etapa do campeonato, disputada na noite de quinta-feira (9), no circuito virtual de Ruapuna. Edjair Lima (Turtles) foi o primeiro a dar as caras, quando marcou 1:17.049 e ficou com a pole position. Fabrício Matheussi (Fire Horse), que defende o título da extinta GT3, que foi mudada nesta temporada para a GT1, continuou a marcar presença entre os ponteiros, com o segundo tempo. Seus companheiros de equipe, Julio Amaral e Fernando Santi, mostraram a força da Fire Horse para a T2, emplacando três carros no top 4.

Dois dos quatro principais competidores foram descartados da briga pela vitória logo cedo. Amaral não fez volta de apresentação e teve de pagar um drive through ainda no começo da prova. “Eu esqueci que a classificação era em parque fechado e não coloquei combustível suficiente para o primeiro stint”, justificou. O erro custou caro: no terceiro giro de prova, Julio já estava uma volta atrás do líder, que era Edjair Lima. Fabrício Matheussi, que chegou a assumir a ponta na largada, errou e caiu para segundo. Mas, logo após completar a primeira passagem, seu simulador travou e o “pole man” deu adeus antecipado à prova.

Restavam Edjair Lima e Fernando Santi. No primeiro stint, Santi foi agressivo, pressionou o adversário e forçou Lima ao erro, assumindo a dianteira do GP na volta 8. Edjair bem que tentou acompanhar o ritmo do colega, mas uma rodada no hairpin lhe jogou para quase 20s atrás do líder. Passados pouco mais de 30 dos 70 minutos de corrida, o competidor da Turtles procurou os boxes para sua primeira parada. Já Fernando fez seu pit stop muito próximo da metade do tempo regulamentar.

Dessa feita, o piloto da Fire Horse passou todo o segundo stint em tocada cerebral, poupando o carro para não parar mais. Enquanto isso, Edjair Lima sentava a bota para tentar diminuir a vantagem. E conseguiu reduzi-la para cerca de 6s. Mas aí os pneus acabaram, o combustível também e Lima teve de fazer um segundo pit stop a cinco minutos do fim. “Eu forcei porque não esperava que o Santi fosse conseguir terminar a corrida sem parar de novo. Ele está de parabéns por ter conseguido isso”, relatou. Fernando explicou como fez dar certo sua estratégia: “o carro estava, ao mesmo tempo, rápido e econômico, então eu pude correr em um bom ritmo, mas pensando sempre em poupar o equipamento”, disse.

Resultado extra-oficial:

1. Fernando Santi (Fire Horse), 53 voltas
2. Edjair Lima (Turtles), +43.877
3. Paulo Kareka (Kareka´s), +1 volta
4. Ricardo Guarapari (WGT), +2 voltas
5. Marco Figueiredo (Black Birds), +2 voltas
6. Valfrido Benevides (Fire Horse), +3 voltas
7. Jeff Foitte (CTR), +4 voltas

O resultado oficial e a classificação completa do campeonato serão atualizados no site www.rfactor.com.br. A segunda rodada da GT1 vai ser disputada no circuito virtual de Eastern Creek, em 22 de junho, a partir das 22h10. A Race Brasil transmite a prova ao vivo.

Para assistir o VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/5eYwc

Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.