Virtual – Light: Scherer conquista sua primeira vitória no AV em Karjala

sábado, 13 de julho de 2013 às 9:28

VPG Light

Gaúcho da RGS aproveitou infortúnios dos rivais da CTC para ficar com o primeiro lugar; Giuli e Scheibe foram outras novidades no pódio

Vencer pela primeira vez, mesmo que em uma competição virtual, é um feito que com certeza fica grava na memória de seu protagonista. Por isso, Thiago Scherer (RGS) se lembrará com carinho da terceira etapa da categoria VPG Light, disputada no circuito virtual de Karjala, que significou o seu primeiro triunfo desde que ingressou não apenas na liga, como também no AV.

Para tal, o gaúcho contou com um desempenho bastante sólido a bordo de seu Mégane #55, além de mais uma rodada de infortúnios vivida pelos pilotos da CTC, favoritos antes da largada. A pole position ficou nas mãos de Marcelo Carneiro, que superou Scherer por meros 76 milésimos na classificação. Sidney Santos e Henrique Scheibe repetiram a sequência das duas escuderias na segunda fila.

Scherer foi quem se deu melhor na largada, pulando para a ponta. Contudo, ele não resistiu aos ataques da dupla da CTC e, na segunda volta, foi ultrapassado por ambos e também por Scheibe, caindo para quarto. Em poucas voltas, Santos e Carneiro conseguiram a usar o jogo de equipe no velocíssimo traçado virtual finlandês para abrir uma interessante vantagem na ponta, enquanto Thiago e Henrique se utilizavam do mesmo predicado para tentar se livrar de Daumer Giuli (Black Birds), quinto colocado.

A coisa começou a dar errado para a CTC quando o motor de Marcelo abriu o bico, no sétimo giro. O piloto do #103 repetiu o erro da etapa de Moscou, reduziu as marchas de forma muito brusca e sobrecarregou a unidade. Duas passagens mais tarde, Sidney sofreu um estranho problema em seu equipamento, ficou com o carro desgovernado e acabou batendo. Com isso, Scherer e Scheibe se viram isolados na ponta, e passaram a trocar ultrapassagens volta a volta.

Em meio a todas essas alternâncias, o vencedor das duas primeiras provas e líder do campeonato, Pedro Oliveira (Alastraa White), fazia grande corrida de recuperação e, após largar de 17º, já se encontrava em quarto. Oliveira dava pinta de ser o novo grande adversário das RGS na briga pela vitória, mas antecipou demais o seu pitstop obrigatório e ainda fez uma parada longa, retornando somente em 11º. O paulista até conseguiu escalar o pelotão novamente e pressionava Daumer Giuli pela vice-lideranã na penúltima volta, mas resvalou na mureta interna da curva 7, rodou e foi acertado em cheio pelo carro de Scheibe, que, por sorte, conseguiu seguir em frente. Pedro, por sua vez, teve de abandonar.

Antes da linha de chegada, ainda deu tempo de Bruno Maggiori (sem equipe) e Guilherme Strich (RGS) se envolverem em uma última confusão, provocada por um retardatário rodado na pista. Maggiori ainda se arrastou para cruzar em quarto, enquanto Strich ficou parado na curva da vitória e caiu para nono no resultado final. Scherer controlou as ações até a linha de chegada e venceu sem sustos, com Giuli em segundo e Scheibe, que perdeu rendimento na segunda metade da corrida, fechando a zona de pódio.

Resultado extra-oficial:

1. Thiago Scherer (RGS), 27 voltas em 51:22.081
2. Daumer Giuli (Black Birds), +06.545
3. Henrique Scheibe (RGS), +10.778
4. Bruno Maggiori (sem equipe), +51.903
5. Camilo Correia (Alastraa White), +59.964
6. Jorge Júnior (Alastraa Red), +1:11.956
7. Dival Costa (Alastraa Red), +1:17.180
8. Marcos Paulo (Alba), +1:53.946
9. Guilherme Strich (RGS), +1 volta [Acidente]
10. Stefano Dorta (Alastraa White), +1 volta

O resultado oficial e a classificação completa estão disponíveis no site www.ligavpg.com. A quarta etapa da VPG Light será disputada no dia 4 de julho, no circuito virtual do Anhembi. A Race Brasil transmite a prova ao vivo, a partir das 22h15.

Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br

Para assistir ao VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/mfTCi

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.