Virtual – Light: Santos dá nó estratégico em rivais em vence em Homestead

sábado, 15 de junho de 2013 às 9:07

VPG Light

Competidor da JEG retardou retardou seu pit obrigatório e ainda não trocou pneus, sustentando a ponta durante toda a parte final da etapa

Com uma verdadeira jogada de mestre na tática de parada, mais uma pilotagem defensiva segura na parte final da prova, Brunno Santos (JEG) ficou com a vitória da segunda etapa da categoria VPG Light na T2, realizada no circuito virtual de Homestead. A estratégia consistia basicamente em retardar ao máximo seu pitstop obrigatório, diminuindo assim o intervalo de reabastecimento. Além disso, o competidor também não trocou seus pneus, economizando tempo suficiente para retornar dos boxes ainda na liderança. Mas o serviço ainda não estava finalizado, visto que ele teve um esforço hercúleo para, com os compostos bastante desgastados, se segurar dos ataques de Pedro Oliveira (Alastraa White) e Heverton Costa (CTC) nas últimas voltas.

Na classificação, Santos ficou com o quinto lugar, a três décimos do pole Jamerson Aguiar (MRT). Entretanto, o representante da JEG foi envolvido em um enrosco logo na largada, caindo para 14º no fechamento da volta de abertura. Quem surgiu com força nos minutos iniciais foi Oliveira, que pulou de sétimo no grid para a vice-liderança e, logo depois, tomou a dianteira de Aguiar. Na abertura do quarto giro, Jamerson vinha sendo pressionado por Heverton Costa e ambos entraram na curva 1 lado a lado. Sem espaço, o competidor da MRT foi parar na grama, pegou uma ondulação e viu seu carro decolar, capotando com violência. Ele ainda seguiria na ativa, porém sem qualquer chance de se manter na luta pela vitória.

Àquela altura, Oliveira e Costa aparentavam ser os únicos capazes de triunfar no traçado do speedway americano, enquanto Santos fazia uma discreta, porém eficiente corrida de recuperação, subindo ao terceiro lugar na passagem de número 10. Quando Pedro e Heverton pararam, entre os giros 16 e 17, Brunno surgiu na liderança pela primeira vez, dando pinta de que só ocuparia tal posto de forma provisória. Todavia, ele demorou seis voltas a mais do que os rivais para cumprir o protocolo, virando tempos extremamente rápidos nesse período. A diferença dele, com o tanque vazio, para os demais, andando bem mais pesados, rondava a casa de meio segundo por volta.

Tão logo realizou seu pit – que, além de tudo, foi muito mais veloz que o dos adversários, por conta da manutenção de seus pneus originais -, Santos regressou à pista ainda na primeira posição. Com calçados novos, Costa e Oliveira se aproximaram rapidamente de seu Mégane, mas não conseguiram encontrar brecha para passá-lo. Heverton, aliás, acabou errando na penúltima volta, perdendo também a vice-liderança para Pedro. Livre do oponente entre ele e o líder, o piloto da Alastraa até tentou um último bote na reta de chegada, mas recebeu a quadriculada a três décimos do vencedor. Costa ainda sofreria uma pane seca no giro de encerramento e despencaria para oitavo no resultado final, alçando o companheiro de CTC, Sidney Santos, ao pódio.

Resultado extra-oficial:

1. Brunno Santos (JEG), 37 voltas em 51:06.126
2. Pedro Oliveira (Alastraa White), +00.359
3. Sidney Santos (CTC), +21.271
4. Pedro Albuquerque (JEG), +33.166
5. Jorge Junior (Alastraa Red), +39.965
6. Camilo Correia (Alastraa White), +51.569
7. Thiago Scherer (RGS), +57.248
8. Heverton Costa (CTC), +1 volta [Pane seca]
9. César Rambo (RGS Black), +1 volta [Abandono]
10. Marcos Paulo (Alba), +1 volta

O resultado oficial e a classificação completa estão disponíveis no site www.ligavpg.com. A terceira etapa da VPG Light está marcada para o dia 20 de junho, no circuito virtual de Karjala. A Race Brasil transmite a prova ao vivo, a partir das 22h15.

Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br

Para assistir ao VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/lO1sh

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.