Virtual – Jeferson Richart chega à segunda vitória na VPG Pro

quinta-feira, 7 de julho de 2011 às 16:09

virtual11-vgp-350Problemas de internet com Fábio Sakita e Adriano Max facilitaram a vida do piloto da Racers4Fun, que não desperdiçou a chance e venceu em Mônaco

Com um misto de sorte e competência, Jeferson Richart (Racers4Fun) chegou à segunda vitória na temporada da categoria VPG Pro. O resultado veio na quarta etapa do campeonato, disputada no circuito virtual de Mônaco, na noite de segunda-feira (4). Sorte, porque o multicampeão contou com a ausência de seu principal adversário, Fábio Sakita (Speed A), que não conseguiu participar da prova, e seu outro concorrente, Adriano Max (Viracopos), caiu do servidor na terceira volta enquanto liderava. Competência, porque Jeferson não deu brecha para qualquer deslize no travado e traiçoeiro circuito monegasco e garantiu o primeiro lugar.

Sem a presença de Sakita desde o qualifying, Richart anotou a pole position, com o tempo de 1:34.099. Só que Max, que fizera o segundo tempo, arrancou melhor e tomou a liderança na largada, o que era uma ótima notícia para o competidor da Viracopos em uma pista tão difícil para ultrapassagens. Mas o sonho virou pesadelo quando a internet deixou Adriano na mão, na volta 3. Era o que Jeferson Richart precisava para recuperar a primeira posição e não perdê-la mais. O triunfo lhe permitiu abrir para quase 30 pontos a vantagem na tabela de classificação.

Se Jeferson conseguiu se precaver das armadilhas de um circuito de rua, o mesmo não pode ser dito de seu irmão e companheiro de Racers4Fun, Jonatan Richart. Em disputa com Chico Inglês (Dover Roll Caramujos), Jonatan perdeu a freada na saída do túnel e ficou com o carro preso às lombadas da chicane do porto, inseridas para evitar cortes de pista. Já Henrique Saldanha (UCI Caramujos) passou por situação inusitada ao fazer seu pit stop. Segundo o piloto, o simulador não mostrou sua posição no pit lane e, ao tentar dar a ré para procurar o espaço correto, Saldanha acabou desclassificado da corrida.

No fim, o destaque foi a briga entre Ricardo Soeiro (Viracopos) e Chico Inglês pela quarta posição. Soeiro chegou a consumar a ultrapassagem, mas acabou deixando a prova por problemas de internet. Ao fim de 50 minutos, Jeferson Richart fechou em primeiro, com Sérgio “Franciscodog” Refkalefsky (Viracopos) em segundo e Anderson Bastos (Racers4Fun) na terceira colocação. “O carro é muito largo e sai bastante de traseira. Então, numa pista como essa, a prova é muito cansativa, mesmo que você não dispute posição, porque você está o tempo todo brigando com você mesmo”, avaliou o vencedor.

Resultado extra-oficial:

1. Jeferson Richart (Racers4Fun), 32 voltas
2. Sérgio Refkalefsky (Viracopos), +17.957
3. Anderson Bastos (Racers4Fun), +30.735
4. Chico Inglês (Dover Roll Caramujos), +1 volta
5. Marcello Menescal (UCI Caramujos), +54.780
6. Ricardo Soeiro (Viracopos), +3 voltas (Suspensão)
7. Helder Muller (Morredores), +3 voltas
8. Edilson Carneiro (Morredores), +4 voltas

O resultado oficial e a classificação completa serão divulgados no site www.ligavpg.com. A quinta etapa da VPG Pro ocorre em 18 de julho, a partir das 22h10, no circuito virtual de Silverstone, com transmissão exclusiva pela Race Brasil.

Para assistir o VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/5wVNJ

Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.