Virtual – Fábio Sakita: o rei de Salzburgring

terça-feira, 5 de julho de 2011 às 18:55

virtual11-sakita-salz-350Piloto da Speed A venceu no circuito austríaco pelas quatro categorias que disputa na liga VPG; na última quinta, o triunfo foi pela F1.

Pela primeira vez na temporada da liga VPG, um piloto venceu na mesma pista por todas as categorias nas quais compete. O autor da façanha foi Fábio Sakita (Speed A), que já havia vencido no circuito virtual de Salzburgring com os carros da Pro, Open e Speed e, na última quinta-feira (30), foi o primeiro também pela F1. O resultado liquida a sequência de vitórias de seu companheiro de equipe, Bruno Sammarone, que chegou a participar do treino classificatório, fazendo o segundo tempo, mas não pôde correr devido a compromissos particulares.

Com ou sem Sammarone, o autor da pole foi Jeferson Richart (Racers4Fun/Renault), que cravou 59.446 no qualifying. Seu parceiro de equipe e irmão, Jonatan Richart, herdou o segundo lugar, com Sakita em terceiro e Mauro Botosso (Racers4Fun/Williams) a seguir. Fábio largou muito bem e assumiu a ponta, enquanto Jeferson fez o caminho inverso e caiu para quarto. Jonatan manteve o segundo lugar, mas foi ultrapassado por Mauro e por seu irmão na segunda volta. Pouco tempo depois, Sakita rodou na saída da curva 1 e perdeu três posições, o que promoveu Mauro Botosso à liderança.

Botosso abriu vantagem para os rivais, mas estava com menos combustível, em estratégia de duas paradas, contra apenas uma dos demais competidores. O piloto da Racers4Fun/Williams fez seu primeiro pit stop na volta 16 e retomou a prova em quarto. Só que, um giro depois, Mauro assustou-se com o retardatário Luiz Henrique Costa (Speed B/McLaren), que voltava para a pista de seu pit, perdeu a freada da primeira chicane e bateu forte na proteção de pneus, perdendo o bico e saindo da disputa pela vitória.

Recuperado do incidente do começo, Fábio Sakita ganhou a segunda posição de Jonatan Richart nos boxes. Faltava Jeferson, que liderava com boa distância. Mas o líder também foi vítima da primeira curva na volta 31, quando rodou e perdeu a liderança. Na passagem seguinte, Richart mais velho errou de novo, no mesmo ponto, dessa vez perdendo a asa dianteira ao tentar a manobra de retorno. Jeferson conseguiu levar aos boxes e, após reparar os danos, reapareceu em quarto. Após longa batalha com Marcelo Camarinha (Knights), o representante da Racers4Fun/Renault recuperou parte do prejuízo, garantindo um lugar no pódio, atrás de Jonatan e do vencedor Sakita.

Resultado extra-oficial:

1. Fábio Sakita (Speed A), 49 voltas
2. Jonatan Richart (Racers4Fun/Renault), +14.189
3. Jeferson Richart (Racers4Fun/Renault), +1 volta
4. Marcelo Camarinha (Knights), +1 volta
5. Lysandro Neto (Speed B/McLaren), +1 volta
6. Chico Inglês (Caramujos), +2 voltas
7. Mauro Botosso (Racers4Fun/Williams), +3 voltas
8. Luiz Henrique Costa (Speed B/McLaren), +3 voltas
9. Marcello Menescal (Caramujos), +7 voltas (Acidente)

O resultado oficial e a classificação serão lançados no site www.ligavpg.com. A quarta rodada da VPG F1 dar-se-á em 14 de julho, no circuito virtual de Mônaco. A Race Brasil transmite a prova com exclusividade, a partir das 22h10.

Para assistir o VT da prova na íntegra acesse: http://ht.ly/5vHsA

Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.