Virtual – Challenger: Viana surpreende favoritos na estratégia em Portland

sábado, 10 de agosto de 2013 às 9:44

VPG Challenger

Piloto da LM retardou pit obrigatório e não trocou pneus, garantindo assim a vitória; com erro de Soeiro na última volta, campeonato segue aberto

Naquela que talvez tenha sido sua melhor atuação recente na liga VPG, Samuel Viana (LM) seguiu uma cartilha que vem sendo bastante usada pelos competidores da classe Light, para surpreender os favoritos da categoria Challenger e conquistar a vitória da quinta etapa da temporada, realizada no circuito virtual de Portland. Em vez de realizar seu pitstop obrigatório na metade da corrida, como os demais, o carioca preferiu esticar seu primeiro stint e não trocar pneus em sua visita aos boxes, ganhando tempo precioso para retornar ainda na ponta e garantir o primeiro lugar até a linha de chegada.

Viana havia largado da quarta posição no grid, atrás do companheiro Leonardo Sampaio, de Marcelo Mattos (555) e do pole, Ricardo Soeiro (Viracopos Gold), que tinha tudo para faturar o título antecipado naquela noite. Para isso, bastava a ele marcar quatro pontos a mais do que seu principal adversário na tabela, Ricky Esteves (RGS), que iniciaria a prova em sexto.

Precisando de um bom resultado para se manter vivo na luta pelo campeonato, o gaúcho pulou para quarto tão logo foi dada a luz verde, enquanto o pole perdeu a liderança para Mattos. Os quatro primeiros seguiram muito próximos por várias voltas e a única mudança efetiva ocorreu no quarto giro, quando Sampaio tomou o segundo lugar de Soeiro. Na oitava passagem, o piloto do BMW aurirrubro errou sozinho na última curva, ao tocar a zebra externa e quase rodar. Por conta do lance, Ricardo foi superado por Esteves, caiu para quarto e perdeu contato com a briga pela ponta.

Mattos continuou intocável na dianteira até a volta 21, mas rodou sozinho e foi parar em quarto. No giro 29, enquanto tentava se redimir na briga pelo degrau mais alto do pódio, o piloto da 555 voltou a errar e caiu para sétimo, de onde não conseguiria mais se recuperar de forma incisiva, completando na quinta colocação. Ao mesmo tempo, Soeiro ganhava todas as posições perdidas anteriormente ao realizar sua parada na passagem 26 (Esteves o fez na 22ª e Sampaio, na 24ª), regressando à frente dos dois rivais. Agora, restava apenas se livrar de Viana, que ainda não tinha ido trocar pneus e reabastecer.

Mas Samuel só completou o tanque em seu pit, na volta 29, ganhando tempo suficiente para voltar ainda na ponta, com 9s de frente. Levemente mais rápido, o líder do campeonato se aproxima a passos lentos do rival, mas o piloto da LM resolveu facilitar sua ação ao quase rodar, também na última perna do circuito americano, restando oito voltas para o final. Só ali, a diferença caiu de 7s para 2s, permitindo que Soeiro partisse para um ataque definitivo. Viana se segurou como pôde e, na abertura da passagem de encerramento, o competidor da Viracopos retardou demais a freada para a curva 1, acertou de leve o carro do rival e acabou na área de escape.

O motor não aguentou a ação e explodiu, pondo fim à prova de Ricardo. Samuel respirou aliviado e rumou tranquilo à quadriculada, enquanto Esteves confirmou o segundo posto e manteve o certame em aberto. Soeiro ainda ficou classificado em 10º, mas descartou o resultado e utilizou um segundo lugar conquistado no Anhembi, que havia sido descartado antes, para subir a 124 pontos, contra 88 do gaúcho da RGS. Assim, o carioca ainda tem grandes chances de liquidar a fatura na próxima rodada.

Resultado extra-oficial:

1. Samuel Viana (LM Mitsubishi), 46 voltas em 51:00.915
2. Ricky Esteves (RGS Mercedes), +01.209
3. Leonardo Sampaio (LM Mitsubishi), +06.749
4. Pedro Oliveira (Alastraa White Audi), +07.024
5. Marcelo Mattos (555 Mitsubishi), +08.332
6. Eduardo Carneiro (Morredores Subaru), +14.827
7. Felipe Lima (Alastraa White Audi), +19.469
8. Henrique Scheibe (RGS Mercedes), +46.563
9. João Tubino (LM B Mitsubishi), +1:00.651
10. Ricardo Soeiro (Viracopos Gold BMW), +1 volta [Motor]

O resultado oficial e a classificação completa estão disponíveis no site www.ligavpg.com. A sexta e penúltima etapa da VPG Challenger está marcada para o dia 5 de agosto, a partir das 22h15, no circuito virtual de Mosport. A Race Brasil transmite a prova ao vivo.

Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br

Para assistir ao VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/nf8i1

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.