Virtual – Challenger: Max tenta de tudo, mas não evita 3ª vitória de Esteves

sábado, 26 de outubro de 2013 às 5:15

VPG Challenger

Cearense arriscou na tática e protagonizou épico duelo com rival da RGS nas voltas finais, mas não conseguiu segurar a força do líder na tabela

Adriano Mas (Viracopos Gold) bem que tentou – e até conseguiu quebrar a hegemonia de Ricky Esteves (RGS) no percentual de voltas lideradas na categoria VPG Challenger. Mas, apesar de toda a tática diferenciada e a briga ferrenha nas últimas voltas – de longe, a mais emocionante desta T3 até Aqui -, foi novamente o líder do campeonato quem prevaleceu, alcançando sua terceira vitória em três provas e se colocando ainda mais como favorito ao título.

No classificatório para a etapa de Le Mans Bugatti, quem apareceu muito bem foi o irmão e companheiro de Ricky, Dilan Esteves, que vinha 0,3s mais veloz do que os demais, porém errou na saída da veloz chicane das curvas 7 e 8, tocou num obstáculo contra corte de pistas e capotou espetacularmente, tendo de se contentar com o quarto posto no grid. O outro Esteves agradeceu e registrou sua segunda pole na temporada, por meros 61 milésimos de diferença sobre Max.

Vencedor das corridas anteriores de ponta a ponta, Esteves começou a imprimir domínio parecido na pista virtual francesa, ao pular na frente após a largada e abrir boa distância para os rivais. Ao mesmo tempo, Dilan arrancava bem para o segundo lugar, estabelecendo uma dobradinha da RGS e segurando rivais como Samuel Viana, (LM), Max, Marcello Menescal (LM) e Ricardo Soeiro (Viracopos Gold). Viana foi o primeiro a deixar a disputa, após cair do servidor na volta 7.

Na 19ª passagem, o líder deixou sua ponta folgada para o pitstop obrigatório, trocando os pneus e regressando em segundo, atrás de Max, que já se livrara de Dilan quatro giros antes. Só que, quando o carioca parou, fez apenas o reabastecimento e conseguiu ganhar tempo, seguindo à frente após o retorno. Ricky tinha toda a velocidade e a aderência dos pneus para atacar, enquanto Adriano, um traçado difícil e uma disposição ímpar para se defender.

A combinação gerou o duelo mais eletrizante do quadrimestre e, quiçá, do ano. Os dois ficaram o tempo todo na limiar entre o genial e a catástrofe, até Amax espalhar um pouco na curva 6 e permitir a ultrapassagem na penúltima volta. Pelo terceiro lugar, os competidores da LM também não trocaram pneus em seus pits e Marcello Menescal foi o maior beneficiado, completando o grupo de acesso ao pódio.

Resultado extra-oficial:

1. Ricky Esteves (RGS Mercedes), 31 voltas em 51:24.596
2. Adriano Max (Viracopos Gold BMW), +01.534
3. Marcello Menescal (LM Mitsubishi), +17.925
4. Dilan Esteves (RGS Mercedes), +19.432
5. Leonardo Sampaio (LM Mitsubishi), +20.859
6. Francisco Inglês (Viracopos Gold BMW), +38.902
7. André Teixeira (Calango BMW), +1:00.394
8. Henrique Scheibe (RGS Mercedes), +1:02.244
9. Jorge Júnior (Alastraa Mercedes), +1:03.029
10. Cristiano Gomes (Calango BMW), +1:07.901

O resultado oficial e a classificação completa estão em www.ligavpg.com. A quarta rodada da VPG Challenger será disputada em 28 de outubro, a partir das 22h15, no circuito virtual neozelandês de Wellington, A Race Brasil transmite a prova ao vivo, a partir das 22h15.

Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br

Para assistir ao VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/pPHfD

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.