Virtual – Challenger: Esteves sai da fila em Mosport, mas não evita título de Soeiro

sábado, 17 de agosto de 2013 às 9:37

VPG Challenger

Gaúcho da RGS enfim chegou à 1ª vitória na competição, resultado que não foi suficiente para evitar que rival fechasse o campeonato com um 2º lugar

Depois de desperdiçar a chance de ser campeão da categoria VPG Challenger com duas rodadas de antecedência, na última volta da etapa de Portland, Ricardo Soeiro (Viracopos Gold) correu a rodada de Mosport, sexta e penúltima da temporada, disposto a não dar qualquer outra “sopa ao azar”. Para ratificar o título, a conta era simples: bastava ao carioca evitar que Ricky Esteves (RGS) marcasse pelo menos oito pontos a mais do que ele no resultado final.

A missão ficou um pouco mais fácil após a classificação, quando o líder do campeonato marcou a pole position, com o tempo de 1:16.518, e garantiu um tento extra na tabela, fazendo com que a conta aumentasse para nove pontos. Esteves alinhou logo ao seu lado na grelha, em segundo, mas arrancou melhor na largada e assumiu a dianteira desde a primeira volta. Na verdade, não foi o gaúcho do Mercedes #66 que partiu tão bem, mas sim Soeiro quem reagiu mal ao apagar das luzes vermelhas, sendo superado ainda por Marcelo Mattos (555).

Nas primeiras voltas, Ricky aproveitou a pressão que Ricardo fazia sobre Marcelo para abrir boa vantagem, enquanto Mattos se segurava como podia. Chegada a volta 6, o competidor do Mitsubishi Evo não suportou os ataques, errou sozinho e perdeu a vice-liderança. Um giro mais tarde, ainda com os pneus superaquecidos, ele destracionou na saída da curva 5, rodou e ficou preso na zebra interna do traçado. Na tentativa de retornar, exigiu demais do motor, que estourou e o deixou fora de combate.

Desde aquele momento, Soeiro se estabilizou em segundo, apesar de uma perigosa escapada de pista na 17ª passagem, quando chegou a bater de leve na proteção de pneus da curva 2. Mesmo com a frente e a lateral direita de seu BMW avariadas, Ricardo manteve ritmo sólido para se garantir em segundo, confirmando assim o caneco com uma prova de antecipação.

Para Esteves, apesar da perda das chances de título, a etapa no circuito virtual canadense representou seu primeiro triunfo na Challenger, depois de várias corridas “batendo na trave”. Além disso, assegurou a ele também o vice-campeonato. Os irmãos Eduardo e Edilson Carneiro apresentaram ótimo desempenho para a Morredores e terminaram em terceiro e quarto.

Resultado extra-oficial:

1. Ricky Esteves (RGS Mercedes), 38 voltas em 50:18.755
2. Ricardo Soeiro (Viracopos Gold BMW), +11.985
3. Eduardo Carneiro (Morredores Subaru), +16.242
4. Edilson Carneiro (Morredores Audi), +19.664
5. Sérgio Franciscodog Refkalefsky (Viracopos Gold BMW), +20.000
6. Marcello Menescal (LM Mitsubishi), +30.375
7. Pedro Oliveira (Alastraa White Audi), +38.880
8. André Sales (Tonyspeed BMW), +1 volta
9. Childerico Robson (Turtles Audi), 1 volta
10. Camilo Correia (Alastraa White), +1 volta

O resultado oficial e a classificação completa estão no site www.ligavpg.com. A sétima e última etapa da VPG Challenger será disputada em 19 de agosto, às 22h15, no circuito virtual de Terlaemen. A Race Brasil transmite a prova ao vivo.

Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br

Para assistir ao VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/nG046

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.