Veja a descrição de uma volta em Interlagos

sábado, 6 de novembro de 2010 às 4:04

f1 rubens barrichello interlagosConfira a descrição de uma volta no circuito de Interlagos, palco da penúltima etapa da temporada 2010, o GP Brasil. A narração é do piloto da casa Rubens Barrichello.

“O circuito de Interlagos é em sentido anti-horário. Isso o torna fisicamente exigente para os pilotos, porque põe à prova músculos que raramente são usados na maioria dos circuitos, no sentido horário.

“O ideal é sair de forma limpa da última curva, para garantir o máximo de velocidade na reta dos boxes. Depois precisa-se frear forte para fazer a primeira curva, para a esquerda: a Descida do Sol. Ela é feita em segunda marcha e é preciso tomar cuidado para não travar a roda dianteira interna na entrada. Então descemos, com uma rápida mudança de direção, para a segunda curva, para a direita: o S do Senna, que é normalmente feita de pé em baixo em terceira marcha, a 140 km/h. Depois temos a terceira curva, para a esquerda, a Curva do Sol, onde aceleramos até 290 km/h até sair para a outra reta do circuito, a Oposta.

“Isso nos traz para a Curva do Lago, uma curva para a esquerda de média velocidade exigente e traiçoeira, em terceira marcha, a 150 km/h. Ela leva para o miolo travado do circuito. Depois tem a Curva do Laranjinha, de duas tangências, para a direita. Ela é feita a 200 km/h e tem sido uma armadilha para muitos pilotos ao longo dos ano: precisa-se ter cuidado ao frear e depois temos que tomar a linha correta para a saída em direção à curva fechada feita em segunda marcha, a 90 km/h.

“O trecho seguinte é uma seqüência lenta direita-esquerda-direita, através do Pinheirinho e do Bico de Pato. Saímos deste trecho acelerando forte pelo Mergulho, uma curva rápida para a esquerda e o ponto mais baixo do circuito – onde se está no limite a 200 km/h. Depois freamos forte de 250 km/h para 120 km/h e reduzimos para segunda marcha para a última curva, a Junção, que nos leva à longa subida para a esquerda em direção à linha de chegada”.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.