Ultrapassar está muito fácil na Fórmula 1, diz Mark Webber

terça-feira, 28 de abril de 2015 às 16:03

Mark Webber

Mark Webber acredita que os pneus de degradação rápida e os sistemas auxiliares de ultrapassagem como DRS, tiram do apelo da F1, em vez de adicionar.

Em 2011 foram introduzidos os pneus com rápida degradação a pedido da FIA para possibilitar estratégias de paradas e a oportunidade para pilotos com pneus mais novos atacar. Junto com a introdução do DRS, isto resultou em mais ultrapassagens. No entanto, Webber acredita que se tornou muito fácil para os pilotos ultrapassar e a ênfase em poupar pneus significa que já não se força tanto durante as corridas.

“Se você olhar para esportes como o futebol ou tênis em um nível de elite, não tem havido muita mudança”, disse Webber. “Infelizmente, as pessoas esperam ver 20 ultrapassagens por corrida, que é uma espécie de padrão agora. Acho que poderíamos fazer corridas com menos ultrapassagens e melhor qualidade. Não é absolutamente o problema dos pilotos, é só com isso que eles estão tendo que lidar”.

“Eu estou falando em nome dos pilotos de ponta do grid, porque não podem dizer o que realmente sentem. Mas estou conversando com eles agora. Gostaria que alguém fizesse uma estatística comparando o ritmo de corrida de 2015 com os meados dos anos 2000 – provavelmente Montoya teria dado três voltas e meia em Vettel na Malásia. Mas as pessoas não estão olhando para isso. No passado, o limite na parte de trás do circuito na Malásia estava entre a coragem e a prudência e onde você se encaixava. Agora é tudo sobre salvar seus pneus”.

Webber acredita que a complexidade está afastando as pessoas para longe do esporte.

“Há certas coisas acontecendo e parece que temos de dizer a todos o que estamos fazendo com os regulamentos técnicos e esportivos. Por que não apenas continuar com as coisas? O resultado final é o que importa. Você não deveria precisar explicar tudo. A maioria das pessoas com quem falo estão intimidadas por saberem o que é DRS, o que são os pneus macios e supermacios. Eles sentem que não podem apenas ligar a TV e entender o que estão assistindo”.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.