Truck – Roberval aposta em mudanças para vencer em Londrina

quinta-feira, 4 de agosto de 2011 às 19:42

truck11-roberval-foto-mais-nova-350O 12º lugar na classificação do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck está bem aquém dos planos de Roberval Andrade. Atual campeão sul-americano e brasileiro da categoria, o piloto paulista da  Corinthians Motorsport viu-se envolvido numa sequência de problemas que permitiram-lhe concluir apenas uma das três etapas já realizadas. Ele planeja a redenção na quarta, neste domingo (7) no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina.

“A gente trabalha com um objetivo muito claro, que é ganhar a corrida”, diz o piloto. “Talvez o campeonato tenha ficado um pouco distante com os problemas que tivemos até aqui, então nosso trabalho passa a ser feito pensando em uma corrida por vez, e essa de Londrina tem tudo para ser a nossa redenção”, acredita Andrade, que soma duas vitórias no circuito paranaense – em 2005 e no ano passado, quando pilotou com problemas no caminhão nas voltas finais.

Andrade abandonou a primeira etapa do Brasileiro, no Rio de Janeiro, com problemas mecânicos quando era líder. Na etapa seguinte, em Caruaru, estava em segundo lugar quando um problema no sistema de freios o fez sair da pista e bater. Em Goiânia, na prova seguinte, largou da pole-position e liderou até enfrentar novos problemas com o sistema de freios. A queda de rendimento do caminhão deixou-o em nono lugar no resultado final da corrida.

Os problemas enfrentados levaram a uma mudança na linha de ação da Corinthians Motorsport na preparação para a etapa de Londrina. “Desta vez nós não fizemos nenhum treino específico, até porque é em Londrina que temos a maioria dos nossos treinos durante a temporada. Agora, preferimos condensar o trabalho na sede da equipe. Teremos muitas mudanças para esta corrida, tanto no caminhão quando na organização da equipe”, antecipa.

O Scania número 1 com que Andrade disputa a Fórmula Truck passou por uma desmontagem completa desde a corrida de 3 de julho em Interlagos, válida pelo Campeonato Sul-Americano. “Desmanchamos o caminhão inteirinho, fizemos um pente-fino em todos os componentes e reconstruímos o caminhão de novo. A parte de motorização foi totalmente refeita, também. Creio que, com isso, os problemas vão deixar de comprometer os nossos resultados”, ele diz.

O esquema de trabalho da equipe também foi modificado. “Fizemos uma reorganização d a equipe, para que todas as etapas do trabalho fiquem mais ágeis,. principalmente diante das circunstâncias de um fim de semana de corrida, que é sempre bem movimentado”, explica o piloto.

O histórico de Roberval Andrade nas provas da Fórmula Truck em Londrina é positivo. Foram seis pódios em oito participações. Além das duas vitórias, ele foi segundo colocado em 2009, terceiro em 2001, quarto em 2008 e quinto em 2002. Ficou em sexto na corrida de 2004 e abandonou a do ano anterior. Os treinos para a quarta etapa do Campeonato Brasileiro terão início na sexta-feira (5). A corrida, no domingo, terá largada às 13h, com transmissão ao vivo da Band.

Depois de três das sete etapas, a classificação do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck é a seguinte:

1º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), 54
2º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), 48
3º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), 40
4º) Felipe Giaffone (SP/Volkswagen), 35
5º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), 28
6º) Valmir Benavides (SP/Volkswagen), 26
7º) Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), 24
8º) Renato Martins (SP/Volkswagen), 22
8º) Danilo Dirani (SP/Ford), 22
10º) Paulo Salustiano (SP/Iveco), 20
10º) Leandro Reis (GO/Scania), 20
12º) André Marques (SP/Volvo), 18
12º) Roberval Andrade (SP/Scania), 18
14º) Beto Monteiro (PE/Iveco), 16
15º) Adalberto Jardim (SP/Volkswagen), 13
16º) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), 10
17º) Fred Marinelli (SP/Iveco), 8
17º) Pedro Muffato (PR/Scania), 8
19º) Luis Pucci (ARG/Volvo), 7
20º) Luiz Lopes (SP/Scania), 5
21º) Cristina Rosito (RS/Ford), 4
21º) Gerson Trindade (RS/Mercedes-Benz), 4
23º) Diumar Bueno (PR/Volvo), 3

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.