Toyota de Alonso/Nakajima/Buemi vence de novo em Le Mans e levam o WEC; brasileiros ganham nas demais classes

Toyota LMP1

A Toyota obteve sua segunda vitória consecutiva nas 24 Horas de Le Mans, novamente com o carro nº 8, pilotado por Fernando Alonso, Kazuki Nakajima e Sebastien Buemi. Com o resultado, eles também confirmaram o título do Campeonato Mundial de Endurance (WEC).

O resultado final foi definido restando pouco mais de uma hora para o final. A Toyota nº 7 dominou a prova até então, mas teve furo de pneu e perdeu tempo, chegando cerca de 17s atrás. O carro foi guiado por Jose Maria Lopez, Kamui Kobayashi e Mike Conway.

A Toyota nº 7 liderou com folga desde a largada, e só foi ameaçada nas horas iniciais devido ao Safety Car. Na oitava hora, no entanto, Jose Maria Lopez cometeu dois erros, propiciando a Kazuki Nakajima assumir a ponta.

Durante os pit stops, na nona hora, a nº 7 voltou para a frente. Na 11ª, a SMP Racing, que vinha em terceiro, bateu com Egor Orudzhev nas curvas Porsche, provocando novo Safety Car. A partir daí, a diferença entre as Toyotas foi aumentando.

Nem mesmo uma bandeira amarela mais longa, causada por batida de Pastor Maldonado (LMP2) na 17ª hora, mudou muito o panorama. A diferença passou de dois minutos e chegou a ser de uma volta entre os carros japoneses. Na 21ª hora, houve um novo Safety Car ocasionado por batida de Nyck de Vries antes da curva Indianapolis.

A terceira posição ficou com o outro carro da SMP, de Vitaly Petrov, Mikhail Aleshin e Stoffel Vandoorne, que ficou três voltas na frente da Rebellion Racing, que tinha Bruno Senna em um dos seus carros.

BRASILEIROS VENCEM NAS DEMAIS CLASSES

Nas demais classes, só deu Brasil! Na LMP2 o trio da Signatech-Alpine, de André Negrão, que vinha em segundo até a 19ª hora, foi beneficiado com um problema mecânico que deixou os líderes de longo prazo, da G-Drive, parados 20 minutos nos boxes.

O trio formado também por Nicolas Lapierre e Pierre Thiriet ficou quase uma volta na frente do primeiro carro da Oreca. Como resultado, também sagrou-se campeão do WEC na categoria.

Na classe GTE Pro, a Ferrari de Daniel Serra obteve o bicampeonato de maneira tranquila, com uma vantagem aproximada de um minuto sobre o primeiro carro da Porsche. A BMW de Augusto Farfus ficou em 11º na categoria, seguido pela Ferrari de Pipo Derani.

Na GTE Am, deu Ford com a Keating Motorsports de Felipe Fraga, que ficou pouco na frente da Porsche. A Ferrari de Rodrigo Baptista terminou em terceiro na categoria.

Classificação da prova:

Pos. Classe Carro Pilotos Voltas Dif.
1 LMP1 #8 Toyota Buemi, Nakajima, Alonso 385
2 LMP1 #7 Toyota Conway, Kobayashi, Lopez 385 + 16.972s
3 LMP1 #11 BR Petrov, Aleshin, Vandoorne 379 + 6 Laps
4 LMP1 #1 Rebellion Jani, Lotterer, Senna 376 + 9 Laps
5 LMP1 #3 Rebellion Laurent, Berthon, Menezes 370 + 15 Laps
6 LMP2 #36 Alpine Lapierre, Negrao, Thiriet 368 + 17 Laps
7 LMP2 #38 Oreca Tung, Richelmi, Aubry 367 + 18 Laps
8 LMP2 #28 Oreca Perrodo, Vaxiviere, Duval 366 + 19 Laps
9 LMP2 #22 Ligier Hanson, Albuquerque, Di Resta 365 + 20 Laps
10 LMP2 #48 Oreca Lafargue, Chatin, Rojas 364 + 21 Laps
11 LMP2 #26 Aurus Rusinov, Van Uitert, Vergne 364 + 24.853s
12 LMP2 #30 Oreca Jamin, Ragues, Dumas 363 + 22 Laps
13 LMP2 #23 Ligier Binder, Canal, Stevens 362 + 23 Laps
14 LMP2 #39 Oreca Gommendy, Capillaire, Hirschi 362 + 0.930s
15 LMP2 #25 Oreca Zollinger, Pizzitola, Falb 357 + 28 Laps
16 LMP2 #20 Oreca Fjordbach, Andersen, Beche 356 + 29 Laps
17 LMP2 #50 Ligier Creed, Ricci, Boulle 355 + 30 Laps
18 LMP2 #47 Dallara Lacorte, Sernagiotto, Belicchi 352 + 33 Laps
19 LMP2 #32 Ligier Cullen, Brundle, Owen 348 + 37 Laps
20 GTE Pro #51 Ferrari Pier Guidi, Calado, Serra 342 + 43 Laps
21 GTE Pro #91 Porsche Lietz, Bruni, Makowiecki 342 + 49.193s
22 GTE Pro #93 Porsche Pilet, Bamber, Tandy 342 + 1m07.157s
23 GTE Pro #68 Ford Hand, Muller, Bourdais 342 + 2m12.161s
24 GTE Pro #67 Ford Priaulx, Tincknell, Bomarito 342 + 3m23.128s
25 GTE Pro #69 Ford Briscoe, Westbrook, Dixon 341 + 44 Laps
26 GTE Pro #66 Ford Mucke, Pla, Johnson 340 + 45 Laps
27 LMP2 #29 Dallara Van Eerd, Van Der Garde, De Vries 340 + 1m57.322s
28 GTE Pro #94 Porsche Muller, Jaminet, Olsen 339 + 46 Laps
29 GTE Pro #63 Chevrolet Magnussen, Garcia, Rockenfeller 337 + 48 Laps
30 GTE Pro #92 Porsche Christensen, Estre, Vanthoor 337 + 1m57.103s
31 GTE Pro #82 BMW Farfus, Da Costa, Krohn 335 + 50 Laps
32 GTE Am #85 Ford Keating, Bleekemolen, Fraga 334 + 51 Laps
33 GTE Am #56 Porsche Bergmeister, Lindsey, Perfetti 334 + 44.943s
34 GTE Am #84 Ferrari Segal, Baptista, Lu 334 + 1m29.127s
35 GTE Am #62 Ferrari Macneil, Vilander, Smith 333 + 52 Laps
36 GTE Am #77 Porsche Campbell, Ried, Andlauer 332 + 53 Laps
37 GTE Am #57 Ferrari Kimura, Cozzolino, Ledogar 332 + 22.399s
38 GTE Am #78 Porsche Prette, Prette, Abril 332 + 2m49.697s
39 GTE Am #61 Ferrari Perez-Companc, Griffin, Cressoni 331 + 54 Laps
40 GTE Am #54 Ferrari Flohr, Castellacci, Fisichella 331 + 1.505s
41 GTE Am #86 Porsche Wainwright, Barker, Preining 331 + 1m05.858s
42 GTE Am #83 Ferrari Gostner, Frey, Gatting 330 + 55 Laps
43 GTE Pro #89 Ferrari Derani, Jarvis, Gounon 329 + 56 Laps
44 GTE Am #70 Ferrari Ishikawa, Beretta, Cheever 328 + 57 Laps
45 GTE Am #90 Aston Yoluc, Hankey, Eastwood 327 + 58 Laps
46 GTE Pro #97 Aston Martin, Lynn, Adam 325 + 60 Laps
47 LMP2 #34 Ligier Smiechowski, Winslow, Moore 325 + 1m29.998s
48 GTE Am #60 Ferrari Schiavoni, Pianezzola, Piccini 324 + 61 Laps
49 GTE Pro #81 BMW Catsburg, Tomczyk, Eng 309 + 76 Laps
50 LMP2 #43 Oreca Farano, Maini, Nato 295 + 90 Laps
51 LMP2 #31 Oreca Gonzalez, Maldonado, Davidson 245 + 140 Laps
52 LMP2 #37 Oreca Heinemeier-Hansson, King, Taylor 199 + 186 Laps
53 LMP1 #17 BR Sarrazin, Orudzhev, Sirotkin 163 + 222 Laps
54 LMP1 #4 Enso Dillmann, Webb, Ruberti 163 + 2h35m00.370s
55 LMP2 #49 Ligier Konopka, Enqvist, Tereschenko 160 + 225 Laps
56 GTE Pro #71 Ferrari Rigon, Bird, Molina 140 + 245 Laps
57 GTE Pro #95 Aston Thiim, Sorensen, Turner 132 + 253 Laps
58 GTE Am #98 Aston Dalla Lana, Lamy, Lauda 87 + 298 Laps
59 GTE Pro #64 Chevrolet Gavin, Milner, Fassler 82 + 303 Laps
60 GTE Am #88 Porsche Hoshino, Roda Jr, Cairoli 79 + 306 Laps
61 LMP1 #10 BR Hedman, Hanley, Van Der Zande 76 + 309 Laps

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.