Testes de pré-temporada da F1 começam amanhã ao vivo no Autoracing

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014 às 13:55
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Circuito de Jerez

Assim como tem sido nos últimos anos, a partir de amanhã cedo o Autoracing estará ao vivo nos testes de pré-temporada da F1. Você vai poder acompanhar minuto a minuto tudo o que acontecer em Jerez!

E para ir esquentando, entenda as diferenças dos testes deste ano para os dos anos passados:

As equipes de Fórmula 1 vão chegar no primeiro teste de pré-temporada para enfrentar um conjunto de desafios muito diferente dos últimos anos.

Graças aos motores congelados e regras relativamente estáveis dos últimos anos, as equipes se acostumaram a andar muito nestes testes de inverno (no hemisfério norte), completando quilometragem significativa todos os dias.

Vai ser uma história diferente neste ano, com o foco durante os testes de quatro dias em Jerez na compreensão dos novos motores.

Performance não será uma prioridade

O diretor técnico da Mercedes, Paddy Lowe, disse à revista Autosport: “Em Jerez estaremos focados no motor e funcionamento dos sistemas, e não muito em desempenho do chassi, aerodinâmica, dinâmica e pneus.”

“O que queremos fazer em Jerez é essencialmente entender como vai funcionar o pacote de unidade de força (motor + ERS + sistemas).”

“Então vamos fazer uma mistura de stints longos e curtos, e as verificações de sistemas para sabermos se existem quaisquer problemas fundamentais.”

Os testes desta semana em Jerez será a primeira vez que a Mercedes, Ferrari e Renault andarão com seus novos motores, que apresentam novos e mais poderosos sistemas de recuperação de energia (ERS) que podem entregar 160hp.

Os motores vêm sendo desenvolvidos há anos e completaram grande quilometragem no dinamômetro, mas dada a sua complexidade, haverá muito que aprender na Espanha.

“Será a primeira vez na pista com unidades de força completamente novas”, disse o diretor da Mercedes AMG High Performance Powertrains, Andy Cowell.

“Assim, o motor, a transmissão, o ERS, os sistemas de refrigeração e um monte de controles eletrônicos que vamos testar, são muito mais sofisticados do que o que estamos acostumados.”

“Por isso, se tudo for tão confiável como fomos no primeiro teste do ano passado, será uma grande surpresa.”

“Nós não estamos indo para lá com a intenção de ter problemas, mas a razão pela qual você faz testes de pré-temporada é para resolver essas questões antes de você começar a correr.”

Mais bandeiras vermelhas são esperadas

Nos últimos anos, os carros novos têm sido frequentemente capazes de registrar quilometragem significativa logo no primeiro dia, porque os motores V8 congelados de 2.4 litros já tinham confiabilidade comprovada.

Mas com uma grande proporção de muitas peças novas em todos os carros, incluindo as caixas de câmbio de oito marchas que foram projetados para lidar com motores com muito mais torque, o progresso será inevitavelmente mais lento nesta semana para todos.

“Haverá uma grande quantidade de bandeiras vermelhas na próxima semana, eu posso garantir isso”, disse Lowe.

“Estamos trabalhando tão duro quanto podemos e tão diligentemente quanto pudermos para ter certeza de que teremos menos bandeiras vermelhas do que as outras equipes.”

“Esperamos andar bastante ao longo dos quatro dias, mas inevitavelmente o progresso será mais lento nestes primeiros testes do que tem sido nos últimos anos.”

As equipes vêm fazendo um extenso trabalho de simulação sobre a melhor maneira de trabalhar com os novos motores, especialmente tendo em vista o limite de 100 kg de combustível por corrida, o que vai premiar a eficiência.

Mas, uma vez que a confiabilidade fundamental dos motores estiver provada, haverá muita coisa para aprender sobre a melhor forma de trabalhar com estes motores no mundo real.

Do simulador para a pista

O ERS apresenta duas formas de energia recuperada: a colhida na freada (como com o sistema KERS usado em 2009 e 2011-13) e também da energia do calor emitida pelo turbo.

A compreensão de como melhor usar esta energia, que será controlada a partir do pitwall e não pelos pilotos apertando botões no volante, será a chave para o sucesso nas corridas de 2014.

“Esta vai ser a coisa mais interessante, ou seja, ter o carro com todos os sistemas novos no mundo real na pista de corrida ao invés de simulação, o que nunca é exatamente a mesma coisa”, disse Cowell.

“Teremos que fazer um grande esforço para entender como trabalhar com todas estas novas tecnologias para atingir o máximo de eficiência. E temos simulações que acreditamos serem muito boas.”

“Mas elas mudam quando colocamos o piloto na equação e sem dúvida vão mudar e evoluir quando tudo estiver na pista.”

*Não se esqueça; amanhã de amanhã acompanhe os testes da F1 conosco ao vivo aqui no Autoracing!

 

AS - www.autoracing.com.br

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