Tal Pai, tal filho…

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016 às 15:02
Keke e Nico Rosberg

Keke e Nico Rosberg

Colaboração: Ricardo Silva

Keke foi campeão em 1982 e se aposentou em 1986 quando era piloto da McLaren, que ganhou o titulo de pilotos com o Prost. Ele tinha o mesmo equipamento do piloto campeão de 1986 e decidiu se aposentar. O Piquet achou tão sem sentido a aposentadoria do Rosberg, que os mesmos motivos apresentados pelo finlandês para se aposentar foram usados pelo Piquet para justificar porque continuaria na Formula 1. O Brasileiro ganhou o Campeonato de pilotos no ano seguinte.

Nico Rosberg conquistou o titulo da Formula 1 e abriu mão do equipamento que podia lhe dar mais títulos. Imaginem o filho do Nico tentando uma vaga na Formula 1. Vão perguntar pra ele se ele sairia da categoria quando tivesse um titulo e um carro vencedor nas mãos.

Certa vez tive a oportunidade de acompanhar o trabalho de mecânicos da Cesario de durante um final de semana de semana em Jacarepaguá, os pilotos de Formula 3 eram Marcelo Ventre e Leonardo Nienkotter. De verificação de motor a distribuição de peso nas rodas ao final do dia eu pude acompanhar o que acontecia nos boxes. E quando tinha tempo batia um papo com os mecânicos, que pareciam ter o mesmo perfil, eram jovens solteiros com conhecimento de mecânica que se envolveram com corridas. Embora jovens eles comentavam que por vezes o calendário da Formula 3 Sul Americana ficava apertado com todas as viagens e por vezes eles ficavam algum tempo sem ir em casa.

Nos tempos do Keke eram 16 corridas por ano, nos tempos de Nico foram temporadas com por volta de 20 finais de semana. O aumento no numero de corridas tem seu preço, então pudemos ler no Autoracing que Rob Smedley estava em conversas na Williams para ocupar cargo que pudesse não estar associado a trabalho na pista. O aumento de corridas por ano pode não parece ser grande coisa, mas exige que o circo conviva mais vezes com o ambiente de alta performance e muita pressão nos finais de semana nos autódromos. Keke e Nico parecem um caso de tal pai tal filho… Mas a Formula 1 antes de aumentar o numero de corridas por temporada deve considerar o limite que os profissionais do circo estão dispostos a pagar. No momento com pilotos adolescentes e dirigentes novos a Formula 1 vai ficando para gente mais jovem. Onde não ha mais espaço para Franks, Rons, etc mas o Bernie continua la, ha ha ha… De repente ele começa a perceber que a turma dele esta saindo, quem da década de 80 ainda esta por ai?

Ricardo Silva
Katy – Texas – EUA

Quer ver todos os textos de colaboradores? Clique AQUI

Os artigos publicados de colaboradores não traduzem a opinião do Autoracing. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate sobre automobilismo e abrir um espaço para os fãs de esportes a motor compartilharem seus textos com milhares de outros fãs.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.