Sutil: “Adolescentes ainda são muito jovens para a F1”.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013 às 12:31

Adrian Sutil

Adrian Sutil, piloto da Force India, avisou que dar carros de F1 à adolescentes, sem o mínimo de experiência, pode ser perigoso para todos os outros pilotos.

Os dois jovens russos, Daniil Kvyat e Sergey Sirotkin, estão sendo preparados para estrear na categoria máxima do automobilismo mundial pela Toro Rosso e Sauber, respectivamente. Os dois ainda nem sequer completaram 20 anos, e estão pulando da GP3 direto para a F1, ignorando etapas cruciais como a GP2 ou F-Renault 3.5.

Sutil, que é um dos pilotos mais velhos do grid, com 30 anos, acredita que a contratação de pilotos que não passaram por uma base pode ser perigoso, não só para eles próprios, como para todos os outros.

“Não é fácil pilotar um carro como esse e, com 17 anos, o que você tem? Talvez um ano de GP3 e mais o que?” reclamou Sutil. “Então sim, eu acho que é muito perigoso para todos os envolvidos, porque estamos falando dos carros mais rápidos do mundo, e que não são fáceis de pilotar. Especialmente com esses novos pneus, que são muito técnicos e você precisa saber trabalhar com tudo isso. Às vezes, não temos aderência, e eles vão embora sem dar sinais prévios. Você precisa de uma certa maturidade e experiência para ser piloto de F1.”

Sutil disse que pular etapas na carreira pode ser prejudicial para os jovens, e que não adianta tentar fazer tudo de uma vez só.

“Sim, eu acho que é muito cedo. Eles ainda são adolescentes e você precisa ser um homem para pilotar um F1. É uma categoria complicada, e é uma pena, porque as vezes eles acabam se queimando, simplesmente por terem entrado cedo demais. Não vejo razões para buscar pilotos cada vez mais jovens mas, obviamente, teremos o Grande Prêmio da Rússia no próximo ano. Talvez eu esteja errado e eles se sairão até melhores do que eu. Mas com 17 e 19 anos, o risco é muito grande e desnecessário, especialmente em um ano com tantas mudanças no regulamento,” completou Sutil.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.