Stock – Categoria não repete vencedor em Campo Grande desde 2006

segunda-feira, 30 de maio de 2011 às 19:52

stock-car-2011-campo-grandeAs últimas cinco provas da Stock Car em Campo Grande apresentaram ganhadores diferentes. Desde que o autódromo da capital do Mato Grosso do Sul entrou no calendário em 2002, apenas o paranaense David Muffato, nas duas etapas de 2003, e o carioca Cacá Bueno, em 2004 e 2006, chegaram ao alto do pódio mais de uma vez. Neste período, aberto com a vitória de Beto Giorgi na edição inaugural, a corrida só não foi realizada em 2005. É dentro desse quadro de equilíbrio que a categoria retorna à cidade neste final de semana para a quinta rodada da temporada.

O paulista Marcos Gomes passou perto de inscrever seu nome na galeria de vencedores em três ocasiões. Foi terceiro colocado em 2007 e segundo em 2009 e 2010. “Cansei de bater na trave. Está na hora de colocar a bola para dentro”, avisa o piloto de Ribeirão Preto, que entrou para a lista dos Top 10 com o 5º lugar no início do mês no Velopark (RS). “Tive uma chance enorme de ganhar no ano passado, mas perdemos tempo no pit stop. De qualquer forma, com exceção de 2009, quando saí de trás e bati na primeira volta, sempre me dei bem em Campo Grande.”

Gomes tem quatro vitórias na Stock Car, todas conquistadas em Interlagos. Campo Grande é o circuito onde tem se dado melhor depois do traçado paulistano. “Para dizer a verdade, nem é uma pista que eu goste muito, mas o importante é que os resultados têm sido bons”, observa. “É um circuito difícil, exige muito dos pneus. Junto com o do Rio de Janeiro, é aquele que mais preocupa em relação ao consumo de borracha. É uma corrida na qual o piloto tem de ser ao mesmo tempo rápido e cuidadoso na tocada, para não acabar com os pneus”, completa.

A Equipe Medley/Full Time deve usar os ensaios livres da sexta-feira para trabalhar no acerto para a prova, mas sem descuidar também dos preparativos para as tomadas classificatórias de sábado. Gomes, no entanto, reconhece que um dos antigos fantasmas do travado circuito da Região Centro-Oeste, de ultrapassagens sempre improváveis, parece ter ficado para trás. “A pole já foi muito mais determinante do que atualmente. Depois da introdução do push-to-pass, que aumenta a potência do motor consideravelmente em vários momentos, até nas provas de rua está dando para passar”, garante.

O bom resultado no interior gaúcho deu novo alento a Gomes na busca por uma vaga entre os 10 que decidirão o título nos playoffs das quatro etapas finais. Ele ocupa agora a 9ª colocação com 24 pontos. “Os resultados não estavam refletindo o potencial da equipe, especialmente o das duas primeiras etapas. Mesmo assim, se tudo der certo de agora em diante, acredito que ainda posso terminar a fase seletiva entre os três melhores.”

A programação oficial da Stock Car em Campo Grande será aberta na sexta-feira com a realização das duas sessões de treinos livres, divididas em dois grupos com limite de 18 voltas por carro em cada uma. O grid será conhecido após as tomadas classificatórias de sábado, enquanto a largada no domingo está marcada para as 10h40 locais (11h40 de Brasília).

Os vencedores em Campo Grande:

2002 – Beto Giorgi
2003 – David Muffato (duas etapas)
2004 – Cacá Bueno
2005 – não houve
2006 – Cacá Bueno
2007 – Tarso Marques
2008 – Ricardo Maurício
2009 – Thiago Camilo
2010 – Nonô Figueiredo

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.