Stock Car – Pneus de 2020 darão tempero extra para a Corrida do Milhão

Stock Car

A Corrida do Milhão da Stock Car terá um ingrediente a mais neste final de semana: a Pirelli, principal apoiadora do automobilismo nacional como patrocinadora e fornecedora de pneus, irá disponibilizar para todos as equipes os pneus P Zero DM, mais macios e com mais performance que os atuais. Estes pneus foram desenvolvidos pela Pirelli, em conjunto com a Vicar, especialmente para o novo carro que será utilizado na temporada 2020 da categoria. Trata-se de um desenvolvimento que começou ainda em 2018, demonstrando mais uma vez toda a preocupação, importância e dedicação da Pirelli pela constante evolução do automobilismo nacional e mundial. Além disso, as mantas térmicas fornecidas pela Pirelli terão papel fundamental na disputa da corrida única do fim de semana.

Esses pneus serão produzidos na planta de Slatina, na Romênia, no mesmo local onde os pneus de Fórmula 1 são fabricados. Eles foram utilizados, ainda como parte do desenvolvimento, no Velopark, na primeira etapa do ano, mas como o clima não colaborou, com bastante chuva, os pilotos não puderam extrair o máximo deste novo composto, mais macio e aderente.

“A Pirelli não é só uma mera fornecedora de pneus para a Stock Car e também não se limita a ser somente um patrocinador do evento. A Pirelli é parceira técnica da categoria – bem como de todo o automobilismo nacional – e esse passo representa nossa crescente evolução no esporte, trazendo um pneu com ainda mais desempenho para a categoria a fim de tornar o espetáculo ainda melhor e mais emocionante para todos. O carro está evoluindo e os pneus também precisam evoluir da mesma forma, e para isso o automobilismo pode contar com todo o apoio e dedicação necessário da Pirelli”, disse Fabio Magliano, Gerente de Produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América Latina.

O traçado da pista de Interlagos possui 4.309 metros de extensão e 15 curvas, sendo cinco para direita e dez para esquerda. Em sentido anti-horário, o autódromo é reconhecidamente o melhor do País, sediando anualmente o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.

“Essa é uma pista na qual todos os pilotos possuem experiência e conhecem cada trecho, mas é preciso ficar atento a detalhes. Na parada obrigatória de pneus, nós recomendamos a troca de, pelo menos, o composto traseiro direito, que é o que mais sofre com desgastes na pista paulistana, devido tanto ao apoio constante do carro sobre o pneu quanto pela tração do eixo traseiro. Soma-se a isso o uso correto das mantas térmicas, a melhor estratégia fará a diferença na disputa por um milhão de reais”, finalizou Magliano.

A prova paulista marca a sétima etapa da temporada 2019 e acontecerá entre os dias 23 e 25 de agosto, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. A corrida será disputada em bateria única.

A transmissão começará às 11h30 deste domingo ao vivo pela Rede Globo. O classificatório do sábado será mostrado, também ao vivo, pelo Globoesporte.com, a partir das 11h50. Os treinos livres terão transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook oficial da categoria, a partir das 9h55, todos pelo horário de Brasília.

PNEU DISPONÍVEL

Pista seca: P Zero na medida 305/660-18

Pista molhada: Cinturato na medida 285/645-18

MANTA TÉRMICA:

Tempo de aquecimento dos pneus P Zero com cobertor térmico:

Mínimo:   1h @ 90°C

Ótimo:     1h30 @ 90°C

Máximo:  2h @ 90°C

 

CARACTERÍSTICAS DA PISTA (entre 1 e 5):        

Abrasividade da pista: (4)

Força lateral: (4)
Pneu mais exigido (traseiro direito)

 

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS P ZERO:

Cambagem recomendada dianteira: (-5,0°)

Cambagem recomendada traseira: (-3,0°)

Calibragem recomendada sem cobertor: 24 PSI a frio

Calibragem recomendada com cobertor: 27 PSI a frio

Calibragem recomendada a quente: 32 PSI

 

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS CINTURATO:

Cambagem recomendada dianteira: (-2,0°)

Cambagem recomendada traseira: (-0,0°)

Calibragem recomendada sem cobertor: 26 PSI a frio

Calibragem recomendada a quente: 32 PSI

ÚLTIMOS VENCEDORES DA CORRIDA DO MILHÃO

2008 – Valdeno Brito

2010 – Ricardo Maurício

2011 – Thiago Camilo

2012 – Thiago Camilo

2013 – Ricardo Zonta

2014 – Rubens Barrichello

2015 – Thiago Camilo

2016 – Felipe Fraga

2017 – Daniel Serra

2018 – Rubens Barrichello

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.