Stock Car – Largada em Curitiba deve ser menos dramática, prevê Camilo

sexta-feira, 15 de março de 2013 às 16:58
Thiago Camilo

Thiago Camilo

A proibição de uso do botão de ultrapassagem (push to pass) na primeira volta, vigente na temporada 2013 da Stock Car, deve mudar o panorama das largadas em todas as corridas, mas especialmente em Curitiba. Ano passado, as duas corridas da principal categoria do automobilismo nacional realizadas no autódromo de Pinhais, na Grande Curitiba, tiveram largadas muito complicadas, e Thiago Camilo acabou sendo envolvido em acidentes que tiraram suas chances de brigar pela vitória.

“Gosto muito dessa pista, tenho duas pole positions e duas vitórias aqui, e quero voltar a brigar pelo menos pelo pódio no domingo. Ano passado tivemos duas largadas tumultuadas e não tive sorte, vamos ver se o jogo vira agora, porque tenho certeza de que terei um carro competitivo”, diz Camilo. Na primeira corrida em Curitiba, em abril, o piloto da Ipiranga RCM tocou o carro de Ricardo Maurício, que fora espremido pelo pole position Allam Khodair, que ficou muito lento na largada em função de uma falha no botão de ultrapassagem. O air box do Sonic número 21 de Camilo fechou, o rendimento do carro caiu muito e a corrida já estava comprometida quando levou um toque de Luciano Burti e abandonou.

Na segunda corrida, em outubro, o piloto da Ipiranga RCM não passou da primeira curva, atingido por Ricardo Maurício. “Aqui em Curitiba os carros chegam numa velocidade alta na primeira curva e a chance de acidente é alta. Com o push, além da possibilidade de usar da maneira errada ou falhar, os carros chegam pelo menos 10km/h mais rápidos na curva, e isso, embora possa não parecer muito, pode comprometer o ponto de freada, já que é uma situação que não foi treinada. Com um monte de carros passando na curva ao mesmo tempo qualquer errinho vira acidente”, diz Camilo.

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