Stock Car – Hero Motorsport anuncia encerramento das atividades

Lucas di Grassi

O nome da última etapa da Stock Car, no próximo domingo (9), em Interlagos, pode até ser lido com sentido duplo: Hero Super Final. Além de ser a corrida que decidirá o título, também será a última participação da equipe Hero Motorsport na categoria segundo a FS, detentora da marca Hero. A empresa anunciou nesta terça-feira (5) que interromperá as atividades do time que já conquistou 14 vitórias em três das mais tradicionais categorias do esporte a motor nacional: Stock Car (3 vitórias), Marcas (3) e Porsche Cup (8). A medida se deve a uma alteração na estratégia de mercado da FS para o biênio 2019/2020, e encerra uma vitoriosa e marcante campanha de dois anos no esporte a motor brasileiro.

Nas temporadas 2017 e 2018, a marca Hero ganhou o reconhecimento do público do automobilismo por suas iniciativas inovadoras e por uma atuação sempre pautada pela valorização do esporte. Desde o início a FS e sua equipe Hero Motorsport contaram com apoio da promotora Vicar, que organiza a Stock Car e o Brasileiro de Marcas, em uma aliança que gerou frutos inesquecíveis para os fãs. Já em sua primeira temporada na Stock, a marca inovou ao apoiar a implantação do Hero Push, votação inédita no esporte nacional pela qual os internautas interagem e elegem pilotos que poderão aplicar o botão de ultrapassagem uma vez a mais.

A marca da FS também patrocinou o Hero Pole na Stock Car, iniciativa que revitalizou um dos momentos mais nobres do esporte a motor: a briga pelo lugar de honra, na qual os pilotos aplicam todo o talento e habilidade para conseguir a volta mais veloz e perfeita. Outra iniciativa marcante foi a homenagem aos grandes campeões históricos da categoria, que rendeu reconhecimento à trajetória e façanhas de nomes como Ingo Hoffmann, Paulo Gomes, Chico Serra, Giuliano Losacco, Alencar Júnior, Zeca Giaffone e Marcos Gracia, apenas para citar alguns. Todos foram agraciados com credenciais vitalícias, frisando sua condição de verdadeiros patrimônios do esporte a motor brasileiro. Paulo Gomes, a propósito, atuou como embaixador da marca Hero nas duas temporadas.

A equipe Hero Motorsport foi responsável por trazer ao Brasil o piloto Lucas Di Grassi, competidor brasileiro de maior sucesso internacional na última década e, atualmente, grande exemplo para as novas gerações que sonham com carreiras no automobilismo, seja dentro ou fora do cockpit. O talento e a conhecida capacidade técnica de Di Grassi proporcionaram ao piloto a oportunidade de aproveitar ao máximo a estrutura profissional montada pela Hero Motorsport, fato que resultou em três vitórias até a penúltima das 12 etapas de 2018 – fazendo de Lucas o piloto que mais venceu em sua temporada de estreia entre os competidores atualmente em atividade, ao lado de Cacá Bueno.

Além de Di Grassi, pilotos de capacidade reconhecida mundialmente estiveram ao volante dos Stock Cars da equipe, casos do português Félix da Costa, do argentino Estebàn Guerrieri e dos brasileiros Diego Nunes e Augusto Farfus. A Hero Motorsport revelou para a Stock Car o talento do jovem Bruno Baptista, que se firmou como promessa de um futuro de grandes momentos para a categoria. Bruno venceu duas etapas da Porsche Cup pela Hero. Alguns nomes ofereceram importantes colaborações na implantação e consolidação da equipe. São os casos dos pilotos Betinho Valério, Diego Nunes e Nonô Figueiredo que, em 2017, deu à Hero o vice-campeonato brasileiro de Marcas em uma campanha que registrou ainda três vitórias.

Nonô também deu à Hero uma de suas mais sensacionais conquistas: a vitória nos 500 da Porsche Cup Endurance Series 2018, a prova mais importante do campeonato de resistência da marca alemã, que já havia sido vencida pela equipe no ano anterior. Figueiredo passou a atuar como dirigente do time a partir de 2018, assumindo o posto de diretor técnico e sendo um dos responsáveis pela arrancada dada na segunda temporada, na qual a equipe poderia já ter brigado pelo título se as condições permitissem. Completando o lineup na Stock, em 2018 a Hero contou com o charme e talento de Bia Figueiredo, exemplo de valentia e feminilidade neste esporte que ainda abre as portas para as mulheres.

Nas duas temporadas da Stock, a Hero Motorsport optou por esquemas técnicos distintos. Em 2017 a equipe teve como parceira a Full Time-Bassani, dos engenheiros Maurício Ferreira e Eduardo Bassani, com a qual teve um ano de crescimento e aprendizado. Na segunda temporada, a Hero firmou acordo com a RCM, time dirigido pelo consagrado Rosinei “Meinha” Campos e por seu filho Marcel Campos, um jovem engenheiro que nos surpreendeu pelo comprometimento, serenidade em todos os momentos e, claro, qualidade técnica. Com a RCM, a Hero Motorsports alcançou as três vitórias na Stock Car.

Essa trajetória de apenas dois anos, mas ainda assim repleta de tantos grandes nomes e realizações históricas, foi também marcada por inúmeras descobertas, novas amizades e respeito mútuo dentro e fora do paddock. Por competir de forma ética, trabalhar para a grandeza do esporte e enaltecer os heróis e companheiros de pista, a Hero Motorsport anuncia sua retirada da categoria com um sentimento de orgulho, a sensação de missão cumprida e satisfação de ter se enriquecido com inúmeros novos amigos no paddock e milhares de novos fãs em todo o Brasil.

Como última contribuição ao esporte que abraçou com tanto entusiasmo, além de patrocinar a etapa que decidirá o título da Stock Car, a Hero também concederá ao jovem Gaetano Di Mauro a oportunidade de fazer sua estreia na principal categoria brasileira. “É a nossa maneira de dizer que, apesar do fim deste ciclo, apostamos no futuro do automobilismo brasileiro. Essa estreia do Gaetano representa tudo isso”, resume o diretor técnico Nonô Figueiredo. “É uma forma de agradecer a todos que acompanharam e colaboraram em nossas campanhas em 2017 e 2018, frisando que a paixão pelo esporte permanece no nosso DNA. Justamente por isso, continuaremos a fomentar ações esportivas de uma forma geral – e o automobilismo em particular”, completa Figueiredo.

EB - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.