Stock Car – Daniel Serra vence no Velopark e reassume liderança

domingo, 15 de setembro de 2013 às 11:44
Daniel Serra

Daniel Serra

Com uma atuação segura e beneficiado pelo acidente que praticamente alijou os donos da primeira fila logo na curva 1, Daniel Serra (Red Bull) venceu a etapa da Stock Car – a 9ª da temporada – disputada neste domingo no circuito gaúcho do Velopark. Para o filho do tricampeão Chico Serra, a corrida foi decidida com o toque entre o pole Cacá Bueno, seu companheiro de equipe, e Átila Abreu (AMG) logo após a largada. Átila abandonou, Cacá caiu para último, mas ainda somou sete pontos importantes com a 15ª colocação. Serrinha, no entanto, recuperou a ponta da tabela, agora com 154 pontos contra 144 do pentacampeão. Culminando o seu fim de semana complicado, Rubens Barrichello completou em 12º depois de partir em 19º, resultado que o elevou de 9º para 8º no campeonato.

Serrinha vem se mostrando um osso duro de roer na luta interna com Cacá. Mas, conhecendo a capacidade do parceiro, comemorou com moderação. “Foi legal ganhar pela terceira vez, mas o importante foi a reação da equipe. Começamos o primeiro treino em 20º, fui para 3º no qualifying e hoje ganhei com um carro muito rápido. A equipe conseguiu entregar o carro que preciso.” Sobre a folga de 10 pontos que leva do Velopark, foi ainda mais cauteloso. “O campeonato tem sido assim desde o início. O Cacá chegou aqui com oito de vantagem e saiu atrás. A verdade é que faltam quatro corridas, porque a última das três terá pontuação dobrada, e tudo só se resolverá na última etapa”, afirmou.

Como já está se tornando tradição no diminuto circuito da região metropolitana de Porto Alegre, a prova foi marcada por diversos acidentes, todos sem consequências sérias para os pilotos, e três entradas do safety car. O primeiro permitiu a Serrinha assumir a liderança, seguido por Max Wilson e Ricardo Maurício, ambos da RC. Maurício ultrapassou o parceiro e manteve a posição com folga e sem poder ensaiar uma aproximação a Serrinha, cujo ritmo parecia um tom acima. Depois de duas outras neutralizações, causadas por acidentes com Júlio Campos (Micos) e a seguir com Nonô Figueiredo (AMG) e Tuka Rocha (RZ), Marcos Gomes (Carlos Alves) cresceu e garantiu a última vaga ao pódio.

Barrichello deixou a impressão de que a má posição no grid poderia ser revertida. Aproveitou bem o enrosco inicial e completou a primeira passagem em 9º. Mas, quando parecia em condições de crescer ainda mais, acionou inadvertidamente o limitador de velocidade na entrada da reta. Com isso, despencou para 15º e precisou recomeçar a luta novamente. O diretor-técnico da Medley, Maurício Ferreira, admitiu que a equipe perdeu uma boa oportunidade de somar bons pontos. “As circunstâncias da prova ajudaram quem vinha atrás, mas infelizmente não conseguimos aproveitar. Tivemos dificuldades desde os treinos, porque a pista era desconhecida para o Barrichello. Embora pequena, ela tem pouca aderência e é muito manhosa. Não tínhamos o melhor carro e não fomos bem na classificação, apesar de que o potencialmente talvez pudéssemos sonhar comum 6º ou 5º lugar no grid”, observou.

O resultado da prova (sujeito às verificações técnica e desportiva):

1 – Daniel Serra – Red Bull Racing – Chevrolet – 38 voltas em 41min06s688
2 – Ricardo Mauricio – Eurofarma RC – Chevrolet – a 2s328
3 – Marcos Gomes – Carlos Alves Competições – Peugeot – a 3s702
4 – Valdeno Brito – Shell Racing – Peugeot – a 8s541
5 – Ricardo Zonta – BMC Racing – Chevrolet – a 8s930
6 – Max Wilson – Eurofarma RC – Chevrolet – a 10s616
7 – Diego Nunes – RC3 Bassani – Peugeot – a 11s992
8 – Thiago Camilo – Ipiranga-RCM – Chevrolet – a 12s135
9 – Sergio Jimenez – Voxx Racing Team – Peugeot – a 13s844
10 – Popó Bueno – Shell Racing – Peugeot – a 14s181
11 – Luciano Burti – Boettger Competições – Peugeot – a 14s524
12 – Rubens Barrichello – Medley Full Time Competições – Chevrolet – a 14s855
13 – Rodrigo Sperafico – Prati-Mico’s Racing – Peugeot – a 15s838
14 – Denis Navarro – Voxx Racing Team – Peugeot – a 16s119
15 – Cacá Bueno – Red Bull Racing – Chevrolet – a 16s145
16 – Rafa Matos – Hot Car Competições – Chevrolet – a 20s814
17 – Felipe Lapenna – Hanier Racing – Peugeot – a 23s033
18 – David Muffato – Carlos Alves Competições – Peugeot – a 23s654
19 – Fabio Fogaça – Vogel Motorsport – Chevrolet – a 23s870
20 – Gabriel Casagrande – RC3 Bassani – Peugeot – a 26s206
21 – Rodrigo Pimenta – Gramacho Competições – Peugeot – a 29s253
22 – Wellington Justino – Hot Car Competições – Chevrolet – a 29s751
23 – Galid Osman – Ipiranga-RCM – Chevrolet – a 2 voltas

Não completaram:

Beto Cavaleiro
Tuka Rocha
Nonô Figueiredo
Ricardo Sperafico
Vitor Genz
Julio Campos
Alceu Feldmann
Átila Abreu
Allam Khodair
Duda Pamplona
Lico Kaesemodel

Campeonato:

1 – Daniel SERRA – 154
2 – Cacá BUENO – 144
3 – Ricardo MAURÍCIO – 143
4 – Thiago CAMILO – 141
5 – Max WILSON – 117
6 – Valdeno BRITO – 108
7 – Marcos GOMES – 88
8 – Rubens BARRICHELLO – 73
9 – Sérgio JIMENEZ – 72
10 – Ricardo ZONTA – 70
11 – Júlio CAMPOS – 67
12 – Luciano BURTI – 66
13 – Tuka ROCHA – 64
14 – Raphael MATOS – 62
15 – Diego NUNES – 53
16 – Nonô FIGUEIREDO – 52
17 – Galid OSMAN – 47
18 – Rodrigo SPERAFICO – 43
19 – Denis NAVARRO e Popó BUENO – 41
21 – Duda PAMPLONA – 38
22 – Fábio FOGAÇA – 37
23 – Atila ABREU e Ricardo SPERAFICO – 36
25 – Allam KHODAIR – 35
26 – Alceu FELDMANN e David MUFFATO – 25
28 – Lico KAESEMODEL – 16
29 – Felipe LAPENNA – 15
30 – Vitor GENZ – 9
31 – Wellington JUSTINO – 8
32 – Gabriel CASAGRANDE – 4
33 – Rodrigo PIMENTA – 3
34 – Beto CAVALEIRO – 2

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.