Stock Car confirma Curitiba como segunda etapa da temporada 2018

domingo, 11 de março de 2018 às 16:19

Autódromo Internacional de Curitiba

O Autódromo Internacional de Curitiba, localizado na cidade de Pinhais, região metropolitana da capital paranaense, foi confirmado como palco da segunda etapa da temporada 2018 da Stock Car, no dia 8 de abril.

A data, que marca a primeira rodada dupla do campeonato após a Corrida de Duplas, que aconteceu neste sábado (10) no autódromo de Interlagos, em São Paulo, terá também as disputas da Stock Light e a abertura do Campeonato Brasileiro de Marcas.

Calendário Stock Car 2018:
10.03 – Corrida de Duplas (Interlagos)
08.04 – Curitiba
22.04 – Velopark
06.05 – Londrina
22.05 – Santa Cruz do Sul
05.08 – Corrida do Milhão
19.08 – A definir
09.09 – Cascavel
23.09 – Velocittà
21.10 – Tarumã
04.11 – A definir
09.12 – Interlagos

A Pirelli, que em 2018 celebra sua 35ª temporada como parceira da Stock Car, apresenta uma grande novidade para a disputa deste ano: uma manta térmica para pré-aquecimento dos pneus. O dispositivo, fornecido pela empresa italiana, será usado antes das corridas em todos os carros da principal categoria do automobilismo nacional e promete um novo nível de disputa nas pistas brasileiras.

Composta com diferentes tipos de materiais, incluindo poliéster e nylon, as mantas térmicas possuem resistências flexíveis siliconadas do tipo multiponto e são utilizadas para aquecer os pneus até no máximo 90ºC. Essa temperatura, que corresponde a janela ideal do funcionamento dos P Zero de competição da Stock Car, pode ser definida por meio de um controlador digital atrelado à manta, deixando a critério de cada equipe a regulagem da temperatura para o momento da largada. Serão fornecidas pela Pirelli todas as informações técnicas necessárias para que as equipes possam usufruir o máximo possível desta inovação.

Com os pneus mais equalizados e a pressão e a temperatura mais adequadas já no momento da largada, as equipes conseguirão extrair o máximo de desempenho dos pneus desde o início, evitando fadiga por rodar com pressão aquém da indicada. Além disso, como não haverá mais as voltas de aquecimento, o desgaste de outras partes dos carros também será evitado.

Como funciona 

A Pirelli cederá oito mantas por carro do grid e, também, um carrinho de apoio, com gerador de eletricidade e espaço para transporte correto do dispositivo e dos pneus. Toda a logística das mantas e dos carrinhos ficará à cargo da fabricante. Neste primeiro ano, elas só serão utilizadas antes das corridas. Além da responsabilidade logística, a Pirelli contará com suporte técnico especializado nas etapas para auxiliar as equipes na melhor utilização das mantas e dos carrinhos.

Sobre esta novidade, Fabio Magliano, Gerente de Produtos Car e Motorsport da Pirelli fala: “A Pirelli, com toda a sua tradição no automobilismo nacional e internacional, com seu forte direcionamento para a criação de valor como “High Value Company”, e em linha com a constante busca em proporcionar o máximo possível de performance e segurança, utilizando-se de tecnologia de ponta, irá introduzir, com exclusividade na Stock Car, uma das categorias mais competitivas do mundo, esta novidade tecnológica, buscando elevar o já alto nível da competição. Agora, os pilotos poderão usar os pneus de forma ainda mais adequada desde o início das corridas, o que deve garantir, além da maior segurança, ainda mais emoção para quem acompanha a Stock Car”.

Regulamento dos Pneus para 2018 também sofrerá alterações

Além das mantas térmicas, a temporada 2018 da Stock Car terá outras novidades relacionadas ao seu regulamento de pneus. As medidas continuam as mesmas, tanto para a pista seca, com o P Zero 305/660R18, quanto para a pista molhada, com o Cinturato 285/645R18. Porém, a quantidade de pneus disponíveis foi alterada.

Para a primeira etapa, estavam disponíveis 16 jogos de pneus slick para serem lacrados por carro. Em relação aos pneus usados de 2017, somente poderão ser usados nos treinos de pré-temporada e, também, na primeira etapa do campeonato de 2018. A partir da segunda etapa, serão permitidos mais oito jogos de pneus slicks e oito jogos de pneus usados de 2018.

Duas etapas em especial, a Corrida do Milhão e a Corrida Final da temporada, terão seus regulamentos relacionados aos pneus descritos de forma específica no Regulamento Particular da Prova. Em relação aos pneus de chuva, a quantidade para cada competidor durante o ano continua livre. Ao todo, durante o ano, cada carro terá disponível até 104 pneus para temporada 2018 da Stock Car, 20 a mais do que em 2017.

Pirelli e Stock Car: 35 temporadas de sucesso

Desde a criação da Stock Car, em 1979, a Pirelli sempre esteve presente não apenas como fornecedora de pneus da categoria, mas, também, como parceira fora das pistas, com exceção de um período entre 2008 e 2012. A fabricante italiana, líder no mercado brasileiro e Top of Mind há 15 anos, utiliza a principal competição do automobilismo nacional como um verdadeiro laboratório de desenvolvimento.

Sobre esta parceria de longa data, Fabio Magliano fala: “Para nós, da Pirelli, é um verdadeiro orgulho termos uma ligação tão próxima com a Stock Car e poder contribuir para sua história de grande sucesso, assim como o de todas as outras categorias. A Pirelli, demonstrando na prática seu posicionamento de “High Value Company”, têm como sinônimo o esporte a motor, não somente no Brasil como em todo o mundo. Nosso papel é garantir o melhor espetáculo possível, com o máximo de performance e segurança, e para isso não pouparemos esforços em sempre trazer para as pistas o ápice da tecnologia, como por exemplo a introdução das mantas térmicas”.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.