Stock Car – Comentários pós treinos – Curitiba 2013

sábado, 16 de março de 2013 às 17:42
Allam Khodair

Allam Khodair

Allam Khodair, 3º colocado: Para largar em primeiro lugar na Stock Car, sua volta precisa ser o máximo do máximo. Estou feliz pelo resultado. Claro que poderia ter sido melhor, mas é bom largar em terceiro aqui. Nosso carro foi constante ao longo de todos os treinos do dia, o que mostra que teremos um carro muito bom para a corrida de amanhã, com chances reais de buscar a vitória. Isto só mostra como é grande o equilíbrio dentro da categoria e o quanto é difícil estar sempre entre os primeiros. Hoje, minha volta acabou sendo um pouco ‘quadrada’ e isso me tirou a chance de pole. Para largar na frente, é preciso fazer uma volta perfeita.

Valdeno Brito, 6º colocado: Começamos com o pé direito nesta etapa, sendo o mais rápido no primeiro treino livre. Depois, não conseguimos evoluir tanto o ajuste do carro e alguns de nossos concorrentes conseguiram uma pequena melhora, mas mesmo assim estamos satisfeitos com um lugar na terceira fila. Com certeza vamos brigar por um lugar no pódio.

Ricardo Zonta, 7º colocado: A classificação foi bem competitiva, já que os tempos em Curitiba sempre são muito próximos, mas deu tudo certo. Esse sétimo lugar, principalmente, para a largada é muito importante já que a primeira curva é muito travada e largar mais para frente evita de nos envolvermos em acidente. A equipe toda fez um ótimo trabalho. Temos evoluido a cada treino e vamos buscar esse crescimento cada vez mais para brigarmos pela pole.

Átila Abreu, 8º colocado: Fizemos um tempo muito bom no treino e não mexemos em nada para a tomada. Mas o carro teve uma reação totalmente diferente no qualificatório. Foi o oposto do que aconteceu no treino e a verdade é que não temos ainda informações para saber o porquê. A chuva não atrapalhou nada. O problema realmente foi o equilíbrio do carro, que não permitiu extrair o máximo que poderia. A ideia era lutar por mais um pódio e isso permanece. E mesmo da posição em que estamos é possível disputar a vitória. A pista de Curitiba permite ultrapassagens e com certeza se tivermos um ritmo bom será possível avançar, ainda mais com pit-stop, que é uma variável que pode ajudar. Tem ainda a possibilidade de chuva, o que deixaria a prova bem interessante. Ninguém andou com o pneu novo na chuva e faz um bom tempo que a Stock não tem uma corrida no molhado. O que vier vai ser bem-vindo.

Rodrigo Sperafico, 12º colocado: Era esperado essa dificuldade, e ninguém teve folga. Se tivesse melhorado menos de um décimo, teria entrado no Q2. Mesmo assim, acho que estamos numa posição confortável para ter um bom desempenho na prova.

Fabio Fogaça, 13º colocado: A gente conseguiu evoluir bem hoje. O resultado do primeiro treino não foi bom, mas foi normal pelo fato de eu ainda ter muito o que aprender sobre este carro. Para o segundo treino, já conseguimos uma melhora significativa e, na tomada final, o resultado surpreendeu. Ao longo do ano tenho certeza que poderemos ir um pouco mais adiante. Na etapa de São Paulo tivemos nosso primeiro Top-10, e espero repetir o resultado neste domingo. Estou bem feliz com essa posição de largada, que mostra o quanto a gente evoluiu em pouco tempo. E saindo em 13o, com quatro usos de “push” a mais do que os dez melhores no treino de classificação equivale a largar em nono.

Júlio Campos, 15º colocado: Tenho sentido muita fraqueza, e este sintoma começou pouco depois da corrida de São Paulo. O resultado dos exames só sai na semana que vem, mas os dois médicos me disseram que existe uma grande chance de ser hepatite. Tenho descansado no intervalo dos treinos, mas pude colaborar pouco com a equipe no acerto do carro. Segui basicamente o acerto do Rodrigo, e prefiro que chova na corrida. Com a pista molhada, o cansaço e o efeito da temperatura no interior do carro são menores.

Tuka Rocha, 14º colocado: A expecativa é muito boa para a corrida. Temos um potencial muito bom para estarmos em todas as corridas entre os 10 e vamos buscar isso. A meta amanhã é somar o maior número de pontos possível.

Marcos Gomes, 16º colocado: Não foi o esperado, tínhamos chance de largar entre os dez, mas acabamos não ajustando de forma correta o carro pra condição da pista que mudou bastante durante o dia e ficamos fora. Temos quatro acionamentos do push a mais em relação aos líderes, e em São Paulo tivemos um carro muito melhor na corrida do que no classificatório, por isso estou confiante que podemos ir bem amanhã. O fundamental será passar a primeira curva ileso, caso isso aconteça vamos pra cima em busca de pontos preciosos para a equipe e para nós.

Rafa Matos, 18º colocado: Nos perdemos um pouco no acerto, e numa categoria equilibrada como a Stock, não é preciso errar muito para pagar o preço. O carro saía muito de frente e não houve tempo para fazer os ajustes. Vamos trabalhar para o comportamento dele estar mais neutro durante a corrida e pensar em ganhar posições conservando os pneus e usando o push to pass na hora certa. Além de tudo há a possibilidade de chuva, o que pode modificar completamente a situação. Em Interlagos antecipamos nossa parada e foi uma das formas de ganharmos posições, aqui será mais complicado, mas sempre é possível ganhar ou perder alguma coisa, vamos estudar o que é melhor para recuperar terreno.

Denis Navarro, 19º colocado: O dia começou de maneira bem diferente, com a festa de aniversário no autódromo. Fiquei feliz de comemorar com a família em um lugar tão especial para mim, dentro de um box da minha equipe na Stock Car. A classificação foi difícil, mas tenho muita confiança na equipe. Em Interlagos, na primeira etapa, mostramos essa força, quando, em virtude de um bom acerto e uma boa estratégia, fomos para cima e ganhamos muitas posições. Espero que conseguir algo parecido aqui e lutar pelo top-10.

Sergio Jimenez, 20º colocado: Nos treinos livres, estivemos forte em alguns momentos, mas depois as coisas desandaram um pouco. Vamos trabalhar bastante para amanhã para tentar resolver os problemas do carro. A missão de domingo é largar bem, tentar ganhar posições, definir uma boa estratégia e terminar bem nos pontos, que é o objetivo.

Felipe Lapenna, 22º colocado: Se chover amanhã, vamos totalmente no escuro. Faz muito tempo que eu não ando no molhado com esse tipo de carro e vai ser uma loteria. Não da pra saber como vai ser e não depende da gente. O que vier, veio… E vamos acelerar. Vamos largar em 22º e espero chegar entre os 15 e marcar pontos.

David Muffato, 28º colocado: Sabíamos que seria difícil porque o acerto do carro nos trechos de alta não está o ideal. Quando estava na minha melhor volta fui totalmente atrapalhado no “esse” de alta e perdi a chance de conseguir uma posição mais de acordo com o nosso desempenho. Vamos pensar com calma para a corrida, discutir o acerto do carro e a estratégia acertada para somar a maior quantidade de pontos possível. De onde eu largo todos tem a mesma quantidade de push do que eu, então o mais complicado será a largada com a freada forte e como temos muitos carros no grid, será preciso tomar bastante cuidado. Se eu conseguir passar limpo temos chances de fazer uma grande prova.

Popó Bueno, 29º colocado: Eu e a equipe estamos bastante preocupados em busca de uma solução. Estamos perdendo um segundo por volta em todas as condições, com pneu usado ou novo. É uma situação muito complicada, mas vamos buscar mexer novamente no ajuste para conseguir ao menos marcar pontos amanhã.

Wellington Justino, 30º colocado: Nos treinos não consegui passar pneus novos e por conta disso não sabia a reação do carro. Para nós não resta muita opção, a não ser a superação. Quero focar para largar bem e fugir das confusões para tentar avançar algumas posições e terminar na zona de pontuação, que é nosso objetivo.

Beto Cavaleiro, 34º colocado: Chuva na corrida seria um enorme complicador. Estamos em franca evolução e o ideal é seguir nesse ritmo, em condições normais de corrida. Isso é exatamente 1s9 acima da pole. Em Interlagos há duas semanas, essa diferença foi de 3s8. E Curitiba é uma pista mais arrojada que São Paulo, então é um avanço expressivo. Com a referência dos outros carros, teremos mais chance ainda para melhorar.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.